18 de junho de 2009

Deu no Estadão: "Escola é dominada por preconceitos, revela pesquisa"

Por Simone Iwasso e Fábio Mazzitelli

O preconceito e a discriminação estão fortemente presentes entre estudantes, pais, professores, diretores e funcionários das escolas brasileiras.

As que mais sofrem com esse tipo de manifestação são as pessoas com deficiência, principalmente mental, seguidas de negros e pardos.

Além disso, pela primeira vez, foi comprovada uma correlação entre atitudes preconceituosas e o desempenho na Prova Brasil, mostrando que as notas são mais baixas onde há maior hostilidade ao corpo docente da escola.

Comentário

Quem tem acesso a esse trabalho, especialmente aos questionários apresentados?

À primeira vista, as conclusões são absurdas.

Segundo o infográfico, publicado no jornal impresso:

1. 99,3% tem algum tipo de preconceito.

Qual o significado desse dado? Para mim é problema da formulação da pergunta. A conclusão é que toda pessoa tem alguma forma de resistência em relação a terceiros. Se é um dado geral, não pode ser medida de manifestação de preconceito.

2. Diz que 96,5% tem preconceito contra portadores de deficiência física, 94,5% têm preconceito de raça, 93,5% contra homossexuais e 91% contra os mais idosos. Não bate.

Qual o percentual de alunos negros, mulatos ou de outras etnias no sistema escolar? Para que 94,2% tivessem preconceito racial, signgificaria que o preconceito é das maiorias e das minorias.

Ora, petecas!, se esse dado fosse real, esse país seria um caldeirão racial prestes a explodir. Ou esta pesquisa promoverá uma revolução no modo de enxergar o brasileiro, ou incorreu em problemas metodológicos radicais. Luiz Nassif

Charge do Dia

Autor: Néo Correia

Pimenta é o novo chefe de Fiscalização de Tangará da Serra

Administrador de Empresas, especialista em Gestão Pública, ex-vereador e ex-secretário municipal de Administração, o cearence José Júnior Pimenta (PT) assumiu no início desta semana, a chefia do setor de Fiscalização da prefeitura de Tangará da Serra.

Servidor concursado do Município, Pimenta ocupava até semana passada, a chefia da Superintedência de Controle Interno da Prefeitura.

É um dos homens mais respeitáveis e confiáveis deste Município. Portanto, é preciso que se afirme: o prefeito José Pereira Filho (PT), nomeou a pessoa certa para o lugar certo.

Prefeitura realiza licitação para compra de aproximadamente 10 milhões em medicamentos

Advogado Érico Suares

Encerra-se nesta sexta-feira (19), um dos maiores pregões para compra de medicamentos a serem usados no Município de Tangará da Serra.

De acordo com o secretário municipal de Administração e Controle Interno, advogado Érico Suares (foto), o investimento será da ordem de R$ 10 milhões.

27 empresas de vários estados brasileiros marcam presença no processo de negociação. O Município comprará de quem oferecer produtos de qualidade com os preços mais baixos do mercado.

O material médico-hospitalar, odontológico e laboratorial, que está sendo comprado, atenderá todas as unidades de saúde, inclusive, a Unidade Mista, Unitan e Laboratório Municipal.

Imagens da inauguração da Loja Pingo Veículos de Tangará da Serra

Rubens Sturm e a esposa Lúria no momento inaugural da empresa

O empresário paranaense Rubens Sturm, inaugurou sua nova loja denominada "Pingo Veículos".

A empresa está localizada na esquina da Avenida Brasil com a Rua Celso Rosa Lima, na área central de Tangará da Serra.

E tem o carro que você procura. Veja outras imagens AQUI (informe publicitário)

Conselho de Cultura divulga primeiros projetos aprovados pelo Proac

Dois editais de seleção do Programa de Apoio á Cultura (PROAC), já tem seus resultados disponíveis aos proponentes.

Os projetos foram analisados pelo Conselho estadual de Cultura, que desde o dia 29 de maio vem realizando reuniões para avaliação das propostas.

Os primeiros resultados são dos editais de Cultura Popular, Folclore e Artesanato e artes integradas que foram avaliados nos dias 29 de maio e 09 de junho, respectivamente.

As reuniões do Conselho foram presididas por Johnny Everson, que reunirá novamente os conselheiros para avaliar os próximos projetos. Mais informações sobre as análises podem ser obtidas pelo telefone: 3613-9238.

Confira a lista dos projetos aprovados em http://www.cultura.mt.gov.br/TNX/conteudo.php?sid=54&cid=2698

Popozuda pelada admirando Lula gera polêmica

O ensaio da cantora de funk carioca Valesca Popozuda feito na favelas da Rocinha e do Complexo do Alemão (RJ) está na revista Playboy que só vai às bancas a amanhã (19), mas já causa polêmica. Tudo por causa da fotografia acima em que a Popozuda peladona admira bem de pertinho uma foto de Lula. Ela diz ser uma lembrança de um encontro que teve com Lula quando "o homem" esteve no Complexo do Alemão. "Ele me recebeu muito bem, fiquei muito feliz com esse gesto de carinho com a comunidade. E a Marisa [mulher de Lula] pode ficar tranquila, pois tenho um enorme respeito pela figura do presidente", despistou Valesca. Se a intenção era chamar atenção, ela conseguiu além das fronteiras: o ensaio já foi até tema de matéria do jornal chileno “La Nacion” ontem (17).

Você, webleitor e webleitora, deve, como eu, estar pensando...

... será que a primeira-dama, cujo ciúme já virou folclore nacional, ficará mesmo tranquila como sugeriu a funkeira?

... o que será que "o homem" vai ficar imaginando ao folhear a Playboy com a foto da Popozuda peladona olhando a foto dele, heim?!

Cartilha ajuda vereador a fiscalizar Executivo

Atenção senhores vereadores!

Ei, aqui, prestem atenção, por favor.A Controladoria Geral da União (CGU) lançou a cartilha “O vereador e a Fiscalização dos Recursos Públicos Municipais”. Uma preciosidade.

Esse manual serve também a outros segmentos da sociedade como jornalistas, líderes comunitários, advogados, o cidadão como um todo que queira participar do cotidiano de sua comuna, zelando o que é seu.

A cartilha ainda é distribuída de forma muito acanhada, mas pode ser acessada através do site da CGU (AQUI). Ela possui 48 páginas.

Assinala, por exemplo, que o trabalho de “fiscal” do vereador (para quem quer trabalhar, lógico) contempla pontos como estes: Gestão financeira, gestão orçamentária, gestão operacional, gestão de recursos humanos, gestão nas contratações, gestão patrimonial e controle de gestão.

Sugere outros sites para pesquisas e acompanhamentos, além de cursos para maior preparação dos vereadores.

Aproveite. Entre em contato com a CGU.

A quem interessar possa

"Cabrito que é bom não berra"

Pronunciamento de Sarney

O presidente do Senado, José Sarney, resolveu sair da toca e fez um pronunciamento firme sobre a crise no Senado Federal. Mostrou literalmente que está vivo e continua sendo a raposa política que sempre foi.

Sucateamento dos Correios

Há quem esteja desconfiando que esses atrasos sistemáticos na entrega das correspondências pelos Correios tem por trás um só objetivo deliberado: o de sucatear a máquina e depois passá-la adiante a preço de bolo.

Armas de fogo

Colômbia, El Salvador e Brasil. Este é o ranking dos países da America Latina com maiores taxas de mortalidade por armas de fogo, segundo dados da Unesco. A Venezuela vem em quarto lugar.

Carla Cristina: sucesso para seu evento

Informe publicitário (Clique na Imagem)