24 de junho de 2009

Charge do Dia



Autor: Mariano

MInha homenagem à Marçonaria

Todo meu carinho, respeito e admiração pelas Lojas Maçônicas de Tangará da Serra e Brasil.

Quase ninguém ousa louvar o trabalho que os maçons realizam, sempre e sempre, sem chamar a atenção de ninguém.

Mas preciso registrar minha admiração pelos maçons.

Quisera que todo homem desta cidade levantasse a bandeira social, cultural, fraternal e política de nossas valorosas Lojas.

E o que seria da sociedade sem os relevantes serviços recebidos das mãos dos maçons...

Assim penso...

"Ser livre é um bem que a maioria não conhece. Acostumou-se a viver com os joelhos encardidos, servindo a seus algozes em permanente louvação e na expectativa de ganhar alguma sobra do bem-bom".

Jornalista Carlos Santos

Cinco anos da passagem de Brizola

O quinto aniversário da morte do ex-governador e ex-deputado Leonel Brizola (PDT) passou inteiramente em branco em Tangará da Serra.

O Partido está bem estruturado na cidade.

No governo municipal tem um secretário e no Legislativo um vereador, que no momento, presidente interinamente esse Poder.

A quem interessar possa

"É nos momentos de decisão que seu destino é decidido."

Muitas conversas

No momento em que começam a se afunilarem as conversas no compasso político para as eleições do próximo ano, se iniciam com mais ênfase as especulações em todos os sentidos. O que é importante é que a partir de então não há só fumaça, mas muito fogo também. Fogo amigo, inclusive.

Prestígio de Sarney em queda livre

O prestígio e respeito do povo brasileiro pelo senador e ex-presidente José Sarney está em queda livre, em ritmo acelerado.

É grave a crise que se instalou no Senado da República. Se forem apuradas todas as denúncias, tornando-as públicas, fecha-se o Senado Federal.

Parece que a única saída, caso a grande imprensa brasileira não encontre outro escândalo maior e mais urgentemente, será a renúncia do presidente do Senado, José Sarney. Eita.

Mestrado profissional

O Ministério da Educação (MEC) quer incentivar as instituições que já oferecem especializações a criar cursos e ampliar vagas na modalidade profissional.

De acordo com portaria, publicada ontem no Diário Oficial da União, as instituições terão que apresentar propostas de mestrado profissional seguindo alguns critérios.

A norma assinada pelo ministro Fernando Haddad diz que o título de mestre obtido nos cursos de mestrado profissional terá validade nacional e garantirá "ao seu detentor os mesmos direitos concedidos aos portadores da titulação nos cursos de mestrado acadêmico".

A regulamentação ficará sob responsabilidade da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Pólo aeronáutico volta ser discutido nesta quarta feira

Depois de passar praticamente uma semana em Brasília, fazendo contatos e buscando mais recursos para Tangará da Serra, o prefeito José Pereira Filho (PT), retornou a capital brasileira na madrugada desta quarta-feira, 24.

O objetivo da viagem foi a audiência agendada através do deputado Valtenir Pereira (PSB), com o Brigadeiro Godinho, para tratar de assuntos ligados ao pólo aeronáutico do Município. A reunião está marcada para acontecer ainda hoje no gabinete da senadora Serys Marli (PT).

Tangará vacina mais de 5 mil crianças

Imagem cedida
Criança recebendo as gotinhas

Aproveitando o momento "caipira" próprio das festas juninas, equipes da Saúde da Família e Posto Central de Tangará da Serra, se vestiram a caráter e realizaram com sucesso, no último sábado, o Arraiá do Zé Gotinha. Trabalho bem feito que rendeu a imunização de mais cinco mil crianças de 0 a 4 anos contra a poliomielite. Parabéns.

Código Ambiental prevê compensação para municípios e produtores que preservam

Além de substituir o atual Código Florestal (Lei 4.771/65) o projeto do novo Código Ambiental Brasileiro, de autoria do deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), com a colaboração de mais 46 parlamentares co-autores, consolida a legislação ambiental, além de incluir o conceito da remuneração por serviços ambientais e a previsão de compensações para os municípios que preservam a natureza.


A proposta determina a compensação financeira de proprietários de áreas ambientalmente importantes ou no caso de limitação de exploração econômica do local. Esses proprietários contarão com créditos especiais, recursos, deduções, isenções parciais de impostos, tarifas diferenciadas, prêmios e financiamentos, entre outros benefícios custeados recursos provenientes do Orçamento e do Fundo Nacional do Meio Ambiente.


Segundo Colatto, atualmente, o Brasil não tem uma política de valorização por serviços florestais prestados por produtores. O deputado diz que enquanto o Código Florestal vigente pune os produtores que não recuperarem áreas utilizadas muito tempo antes de a legislação ambiental existir no Brasil, nos Estados Unidos, os programas de apoio à conservação ambiental representam parcela significativa da renda dos produtores norte-americanos. Além da compensação pela perda de renda com a terra que não pode ser utilizada pela agricultura, os produtores são ressarcidos pelo custo da implantação de cobertura vegetal para proteger áreas sensíveis.


O bioma amazônico, a área de reserva legal deve é de 80% da propriedade e, no Cerrado 35%), representa uma antipolítica ambiental. "Quando se estabelece reservas a partir da propriedade rural, criam-se ilhas de vegetação que não favorecem a conservação do meio ambiente. Seria mais produtivo levar em consideração a micro-bacia hidrográfica, incentivando a recuperação de corredores de florestas preferencialmente as margens de rios e áreas úmidas.


Dessa forma, onde existem reservas, públicas ou privadas, que superem os limites estabelecidos para o bioma, o zoneamento econômico ecológico poderia compensar esses percentuais, possibilitando a sobrevivência da agricultura familiar que está ameaçada em muitas regiões do país. Esse é o nosso conceito de sustentabilidade, porque, onde há miséria, não há condição de proteção dos recursos naturais", defende.

Vem ai o lançamento de mais um livro de Rejane Tach

Olá Dorjival, pra você e sua familia, seus amigos, enfim quem você quiser.

Conto com você hein!!!


Beijos.


Rejane Tach


Claro, minha amiga Rejane. Estarei no lançamento de seu livro com minha família e amigos.


Sucesso.


O Editor.