3 de julho de 2009

Torres tenta permanecer na Prefeitura, mas Justiça nega

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) negou a ação cautelar interposta pelo empresário Antônio Ribeiro Torres (PSB), segundo colocado nas urnas em Barão de Melgaço (MT), e que teve que deixar a administração municipal, depois da Justiça cassar o mandato do prefeito, Marcelo Ribeiro (PP), e determinar o retorno ao cargo.

O empresário recebeu 1.607 votos e quer continuar na Prefeitura da cidade, distante 121 quilômetros de Cuiabá.

O advogado Ronan de Oliveira Souza alega que, apesar de Marcelo Ribeiro ter saído vitorioso no processo em que é acusado por compra de votos, abuso de poder econômico e político, ele teria tomado posse na Prefeitura antes de ser cumprida as formalidades.

Oliveira afirma que não havia determinação judicial expressa para que o prefeito cassado retornasse ao cargo.Kelly Martins


Justiça Eleitoral faz fila de prefeitos cassados

Está só aumentando a fila de prefeitos eleitos no Mato Grosso, nas eleições de 2008, mas que terminaram com mandato cassado.

Não fica por aí o pente-fino.

Ah, ia esquecendo: todos pelo mesmo motivo: denúncia de compra de votos.

Casamento comunitário em Tangará da Serra

A Secretaria de Assistência Social Tangará da Serra realiza no dia 10 de outubro, mais um casamento comunitário.

Diante disso, solicita a todas as pessoas inscritas para oficializar a união que compareçam com máxima urgência, no dia 06 de julho, segunda-feira, à Secretaria portando o restante da documentação.

Charge do Dia

Autor: João Bosco (O Liberal - PA).

Registro de preços para compra de medicamentos deve encerrar no dia 07 de julho

Iniciou no dia 17 de junho e está previsto para encerrar em 07 de julho, o processo de licitação, pregão presencial, de registro de preços para compra de aproximadamente 10 milhões em medicamentos para Tangará da Serra.

Produtos que irão atender todas as Unidades de Saúde do Município por cerca de 12 meses.

No total, estão participando do certame 27 empresas de todo o País e que estão concorrendo a 777 itens que poderão ser comprados pelo Município para atender a saúde da cidade.

Assim penso

"Você faz suas escolhas, e suas escolhas fazem você".


Sandra Carey

Classe média brasileira parou de crescer

O portal G1 mostrou nesta quinta-feira, 2, ontem, que a classe média brasileira parou de crescer em 2008, por coincidência quando estourou o "crash" financeiro mundial.

O fim do crescimento foi detectado por uma pesquisa realizada pela Cetelem, financeira do grupo BNP Paribas, e pelo Instituto Ipsos.

Entrevistando 1,5 mil pessoas em setenta cidades brasileiras, em dezembro do ano passado, a pesquisa mostrou que, entre 2007 e 2008 a chamada "classe C" se manteve praticamente estável, passando de 46% para 45% da população brasileira.

Entre 2006 e 2007, essa faixa da população havia crescido de 36% para 46% da população. Já as classes D e E tiveram uma leve alta, de 39% para 40% da população, entre 2007 e 2008. As classes A e B se mantiveram estáveis em 15%.

Os antecedentes imediatos servem para balizar o freio.

Desde 2006, a mesma pesquisa vinha apontando migração de pessoas das classes D e E, que concentravam a maior parcela da população, para a classe C.

Em 2007 houve a "virada", quando a maior parte da população passou a pertencer à classe C. A nova realidade deve servir de base para tomadas de decisões.

Eles são iguais

O presidente Lula decidiu: não aceita a queda do companheiro José Sarney (PMDB) da presidência do Senado. Eles dois, Lula e Sarney, são farinha do mesmo saco. Em postura política e moral. Aliás, Lula apenas brincou quando chamou Sarney de ladrão. E Sarney entendeu a brincadeira. Coisa de amigos que se entendem muito bem.

De olho em 2010

O calendário eleitoral de 2010 será aberto no dia 3 de outubro deste ano. Nessa data, todos os partidos políticos que pretendam participar das eleições devem ter obtido o registro de seus estatutos no TSE. Um ano antes do próximo pleito.

Desmatamento

Para pensar: O Brasil é campeão mundial de desmatamento. Em segundo lugar está a Indonésia: 18,7 km² por ano e, em terceiro, segue o Sudão, com 5,9 km². As principais causas pelo desmatamento na Amazônia são a retirada de madeira, o cultivo de soja e gado.

União entre pessoas do mesmo sexo

A procuradora-geral da República, Deborah Duprat, ingressou ontem no Supremo Tribunal Federal (STF) com uma ação a favor do reconhecimento da união entre pessoas do mesmo sexo em todo o país e que sejam dados aos homossexuais os mesmos direitos e deveres dos companheiros em uniões estáveis.

Bom exemplo

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), bem que podia ser imitado NESSA. Ele instalou uma corregedoria, vinculada à Casa Civil, com poderes extraordinários para rastrear e combater desvios, corrupção, improbidade e enriquecimento na administração pública.

O balanço do TSE

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Carlos Ayres Britto, apresentou na última quarta-feira um balanço dos processos julgados nos primeiros seis meses de 2009. Foram 4.499 decisões, sendo 3.555 monocráticas ou liminares e 944 colegiadas.

Esse número supera em 120,86% o volume de processos julgados no mesmo período de 2007, quando houve 2.037 decisões, sendo 1.403 monocráticas ou liminares e 634 em plenário.

Remanescentes de 2008, apenas 38 processos de registro de candidatura das eleições municipais ficaram para serem julgados em 2009.

Os ministros ficarão de recesso até o dia 3 de agosto, quando ocorrerá a sessão de abertura do segundo semestre.

Durante o mês de julho, os prazos processuais estarão suspensos e o protocolo vai funcionar das 13h às 18h. Um ministro atuará em regime de plantão para exame de processos urgentes.

A quem interessar possa

"Ser você mesmo em um mundo que está constantemente tentando fazer de você outra coisa é a maior realização".