7 de agosto de 2009

Charge do Dia

Autor: A Gazeta (ES)

Pré-inscrição para cursos de formação de professores do MEC termina domingo

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou até o dia 9 de agosto as pré-inscrições para os cursos de formação de professores da educação básica.

A princípio, elas terminavam nesta sexta-feira (31), mas a Plataforma Freire –site onde são feitos os registros– apresentou lentidão. Secretarias estaduais também pediram o adiamento.

Os cursos, que são oferecidos dentro do Plano Nacional de Formação de Professores, pretendem formar até 2011 docentes que dão aula na educação básica e não possuem graduação, professores que dão aula em uma área diferente da para qual foram formados e aqueles que lecionam em suas áreas, mas não possuem licenciatura.

O ministério estima que esses grupos representem quase 32% do 1,9 milhão de professores do país e quer colocar em universidades federais e estaduais e em outros institutos da União que oferecem graduação 331,4 mil docentes –52% deles em cursos presenciais.G1

Abertas as inscrições para oficinas de teatro e dança em Campo Novo do Parecis

O Departamento de Cultura de Campo Novo do Parecis(MT) está com inscrições abertas para as oficinas de: violão, balé, dança do ventre, fanfarra, dança de rua, axé, teatro e banda de sopro. As vagas são limitadas. O interessados em participar das oficinas, devem se dirigir ao Departamento de Cultura, no horário das 8h às 11h e das 13h às 17h, munidos de documentos de identificação.

Governo entrega duas viaturas para polícias de Tangará da Serra

Na manhã desta sexta-feira (07), as Polícias Militar e Cívil de Tangará da Serra receberam do governo do Estado duas viaturas. Ainda é pouco. Mas já ajuda no combate à criminalidade, principalmente, na zona rural, rota da bandidagem para chegar até à cidade.

Inauguração com o retorno de Ladeia

Foto Cedida

Logo no primeiro dia do retorno de Júlio César Ladeia à Prefeitura de Tangará da Serra, uma importante obra foi inaugurada na cidade, um prédio contendo quatro salas de aula na Unemat. As salas serão destinadas ao curso de enfermagem e de contabilidade.

Tangará tem prefeito e vice

Tangará da Serra tem prefeito e vice-prefeito mais uma vez. Júlio César Ladeia (PR) e José Jaconias da Silva (PT), respetivamente, prefeito e vice, estão despachando normalmente nesta sexta-feira. Que haja tranquilidade em nossa cidade, a partir de agora.

Direito à moradia

Nós continuamos a viver em discordância com o que apregoa a nossa Constituição. A carta maior prevê moradia digna para todos. Mas, hoje em dia o déficit habitacional no Brasil é de quase 8 milhões de moradias.

Bancários

Bancários estão conscientes de que não vão encontrar moleza na sua negociação com o patronato. Ancorados na crise internacional, estes vão fazer de tudo para lhes negar os pleitos apresentados.

A quem interessar possa

"Até que os leões tenham suas histórias, os contos de caça glorificarão sempre o caçador."

Gripe se espalha

Enquanto o Senado discute o sexo dos anjos, a gripe suína se espalha pelo país, assim como se multiplicam outros problemas graves de ordem nacional, que deveriam estar sendo vistos por essas autoridades. Fazer o quê?

Pior foi a gripe espanhola

É bem verdade que as autoridades médicas dizem que o surto da gripe suína ainda não encerrou o seu ciclo e vai contaminar ainda mais e mais pessoas até o ano de 2010.

Mas, o que nos parece, enquanto leigos, é que está se fazendo com esse surto gripal um bicho maior do que ele na verdade o é. Minha gente, eu estou lendo aqui que muito pior se deu há 90 anos.

Entre 1918 e 1919 a gripe espanhola, cujo vírus é o avô do atual, matou mais de 50 milhões de pessoas. Só no Rio de Janeiro em três meses ela ceifou mais de 25 mil vidas.

Os familiares desesperados jogavam os cadáveres das vítimas dessa gripe no meio da rua com medo de contrair a doença.

Claro, a cautela e a prevenção são fortes aliadas da medicina, mas, convenhamos que no presente caso da gripe suína a nossa mídia anda exagerando alguma coisa.

Ora, a gripe suína ainda tem um índice de mortalidade menor do que a gripe comum. Vamos, então, adotar nossas precauções, mas não esqueçamos do exagero midiático.

A unanimidade muito inteligente

Ao assistir os arranca-rabos nas sessões plenárias do Senado da República, chego à triste constatação que, se houver um plebiscito nacional, a população votará unanimimente pelo fechamento da principal Casa Legislativa do Brasil. E olhe, benévolo leitor e gentil leitora, que neste caso a unanimidade não será burra.