13 de agosto de 2009

Assim penso

"Teoria é quando se sabe tudo e nada funciona. Prática é quando tudo funciona e ninguém sabe o porquê. Cuidado para que em sua vida não se conjuguem teoria e prática: nada funciona e ninguém sabe por que."

Stanislaw Ponte Preta (Sérgio Porto)

Agente de turismo

A Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal aprovou ontem o projeto de lei que regulamenta a profissão de agente de turismo.

Falta ao trabalho

Proposta da deputada federal Sandra Rosado (PSB-RN) pode beneficiar pais que têm de faltar ao trabalho para cuidar de filhos doentes. A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 6243 de 2005 que prevê o benefício sem qualquer tipo de desconto salarial.

Pelo projeto, a falta pode ser de até 30 dias e a justificativa vale somente para os filhos doentes com até 12 anos de idade. "A ideia é que o pai ou a mãe tenha mais tempo para cuidar da criança doente e não fique preocupado com o desconto salarial no fim do mês e principalmente com o estado de saúde do filho em casa", justifica Sandra Rosado.

O PL 6243/2005 altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que já prevê falta sem desconto salarial para os casos de casamento (três dias), alistamento eleitoral (dois dias) ou falecimento de parente direto (dois dias), como cônjuge e filho.

Na Comissão do Trabalho, o projeto foi relatado pela deputada federal Maria Helena (PSB-RR) que apresentou parecer favorável. A matéria agora vai para apreciação da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania e se aprovado segue direto para o Senado Federal, sem votação em plenário.

Para ter direito ao benefício, Sandra Rosado diz que o funcionário tem de apresentar ao patrão o laudo médico que ateste a necessidade de assistência ao filho em horário compatível com o do trabalho. Da coluna de Cesimar de Oliveira

Jornal da Cultura

Neste sábado, dia 15, circula a Segunda Edição do JORNAL DA CULTURA. Os dois mil exemplares da edição de estreia não atenderam a todos que queriam. Vem aí mais dois mil números... de pura cultura.

Marina Silva

A ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, trabalha possível candidatura à presidência da República pelo Partido Verde. Mais centrada e muito menos gasguita do que a xiita Heloisa Helena, do Psol. Vai que é sua Marina...

Lina na pauta

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou requerimento que convida a ex-secretária da Receita Federal, Lina Vieira, a falar sobre a reunião que ela teria tido com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, no final de 2008.

Nesse encontro, segundo Lina, a ministra pediu para que fosse concluída rapidamente a auditoria que a Receita fazia nos negócios da família Sarney.

O depoimento está previsto para a próxima terça-feira. Lina é a bola da vez na imprensa nacional.

A quem interessar possa

"É prova de alta cultura dizer as coisas mais profundas do modo mais simples".

Anvisa alerta para o uso de Tamiflu por crianças e grávidas

A Anvisa divulgou dois alertas orientando os profissionais de saúde a monitorar as pacientes grávidas e crianças menores de um ano que estejam fazendo uso do medicamento fosfato de oseltamivir (Tamiflu), utilizado no tratamento dos casos da gripe causada pelo vírus A (H1N1).

A orientação foi adotada como forma de reforçar os cuidados com a segurança dos pacientes, pois ainda não existem dados suficientes sobre o uso deste medicamento que permitem uma avaliação definitiva quanto aos efeitos causados nesses dois tipos de pacientes.

Para os menores do um ano, a Anvisa recomenda que os médicos façam uma avaliação nas primeiras 48 horas e 30 dias após o uso da primeira dose.

As mulheres grávidas devem ser avaliadas neste mesmo intervalo e em até 30 dias após o parto.
É importante que os profissionais de saúde notifiquem todas as suspeitas de reações adversas ao fosfato de oseltamivir (ou a qualquer medicamento) por meio do sistema Notivisa.

Elogios ao I Festival Estudantil da escola 13 de Maio

Amigo jornalista,

Estive ontem em um evento na Escola estadual 13 de Maio, ao qual fui convidada para participar como jurada em categorias de dança, teatro, música e poesia.

Uma simples homenagem ao Dia do Estudante e dia Nacional das Artes em que, direção, coordenadores, professores, alunos e convidados participaram com euforia e deslumbre, e que merece ser mecionada pela grandiosidade e criatividade.

Fiquei realmente emocionada e feliz ao presenciar tamanha organização e participação dos estudantes daquela escola em todas as categorias.

O grupo teatral da escola coordenado por Lucas Alcides apresentou "Caos", a peça de cunho informativo que foi vencedora em Vàrzea Grande.

A mescla de talentos e apresentações deixou o público encantado.

PARABÉNS A ESCOLA 13 DE MAIO.

Rejane Tach

NOTA DO EDITOR: Verdade minha cara amiga Rejane. Também estive presente acompanhado de minha família e fiquei maravilhado com a arte daqueles meninos e meninas. Realmente, todos estão de parabéns.