14 de setembro de 2009

PTB aposta "tudo" em Jaime ou Wilson para chegar ao poder em MT

O PTB de Mato Grosso já definiu o rumo a ser tomado nas eleições do próximo ano: irá apoiar o candidato a governador a ser escolhido pelo PSDB ou DEM. A confirmação foi feita na tarde de hoje pelo senador Osvaldo Sobrinho (PTB).

Os petebistas têm uma explicação pela preferência de compor com os democratas e tucanos. Caso o senador Jaime Campos (DEM) seja candidato a governador e eleito, Osvaldo Sobrinho assumirá em definitivo a condição de senador.

Já, caso o prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB), renuncie ao mandato para a disputa do palácio Paiaguás, o vice-prefeito e secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Chico Galindo (PTB), será o prefeito da capital de Mato Grosso.

Lan Houses

Ainda estou vendo muitas crianças frequentando as Lan houses de Tangará da Serra. Pior: desacompanhadas dos pais ou pessoas responsáveis. Sugiro uma bliz policial para que se verifique o que comento.

Deu na Folha: MEC suspende 10 vestibulares de pedagogia

De Fábio Takahashi:

O Ministério da Educação vai suspender os vestibulares de dez cursos de pedagogia do país que tiveram notas baixas nas duas avaliações da área (2005 e 2008). A decisão será publicada hoje no "Diário Oficial".

A intenção, diz a gestão Lula, é evitar que estudantes entrem em cursos com problemas. O governo afirma ainda que a redução de alunos ajuda a melhorar a qualidade do ensino.
As dez escolas, todas privadas, ofereceram cerca de 2.000 vagas no último vestibular (no total, foram 173 mil no país todo, segundo o último censo).

A área de pedagogia forma professores para lecionar no ensino infantil e nas primeiras séries do fundamental (antigo primário), além de gestores escolares. A capacitação dos educadores é apontada como um dos pilares para a melhoria da qualidade do ensino no país.

Levantamento da reportagem aponta que, das 49 escolas fiscalizadas pela pasta, mal avaliadas na prova de 2005, apenas nove atingiram o patamar adequado no exame de novembro de 2008 -cujos resultados foram divulgados neste mês.

A base de avaliação é o Enade, exame federal aplicado aos universitários. Recentemente, a análise passou a considerar também itens como número de professores com doutorado. São considerados inadequados cursos com notas 1 e 2, numa escala que vai até 5.

Dos 49, 23 cursos repetiram os índices insatisfatórios no conceito Enade. Os dez que terão vestibular suspenso integram esse grupo e têm como agravante o fato de terem sido mal avaliados também no CPC (Conceito Preliminar de Curso), indicador que considera ainda fatores como avaliação da infraestrutura e perfil do corpo docente.

Outras 17 escolas não tiveram nota final em 2008 (fecharam ou têm poucos alunos). Assinante do jornal leia mais em: MEC suspende 10 vestibulares de pedagogia

Transparência

Leio em um dos portais do Governo Federal que o Brasil é referência mundial em medidas de transparência que reduzem corrupção a partir de medidas adotadas pelo governo brasileiro de prevenção e combate à corrupção. "Sem esperar por ações do Judiciário, o País tem conseguido promover clareza na divulgação das contas públicas e aplicar punições administrativas aos culpados". Piada. Ou não?

JORNAL DA CULTURA

Circulando na próxima quarta-feira 16, mais uma edição do JORNAL DA CULTURA. Grandes reportagens, excelentes entrevistas. É esperar pra ver.

Jayme Campos "costura" apoios em Tangará da Serra

O senador democratas Jayme Campos esteve em Tangará da Serra neste final de semana, onde teve encontro com os graduados de sua sigla e do PSDB. É dada como certa a aliança entre DEM, PSDB, PP, PPS, PTB e outras, na composição que poderá fazer de Campos governador de Mato Grosso nas eleições de 2010. Aguardemos, pois.

PRP no esquecimento

Apesar de fazer parte da "Base Aliada" do prefeito Júlio César Ladeia (PR), o Partido Republicano Progressista (PRP) de Tangará da Serra, sequer recebeu um telefonema do chefe do Executivo para saber como anda. Aguardemos para ver o que poderá acontecer nos próximos dias.

José Pereira Filho para prefeito em 2012

Sem dá muita importância para 2010, o presidente da Câmara de Vereadores de Tangará da Serra, José Pereira Filho (PT) reúne munição para disputar a prefeitura em 2012. Posição correta.

Delegacia do Idoso

Sou favorável à criação da Delegacia do Idoso em Mato Grosso. Nossos idosos precisam ser mais respeitados em seus direitos.

Renato Gama deverá ser candidato a estadual

O médico e suplente de Vereador Renato Gama, será o candidato a deputado pelo Partido Socialista Basileiro (PSB), em Tangará da Serra. A informação procede de uma figurão da alta cúpula do partido na cidade. Aguardemos, pois.

A quem interessar possa

Quem trabalha por dinheiro, morrerá pobre, pois tornar-se-á uma pessoa mesquinha, egoísta e quase sempre sem amigos e família. Ao contrário, quem trabalha por oportunidade ganhará muitas riquezas intangíveis e, na maioria das vezes, muito dinheiro. E o mais importante, a verdadeira prosperidade.

Assim penso

"Se parares cada vez que ouvires o latir de um cão, nunca chegarás ao fim do caminho."

Provérbio Chinês