17 de setembro de 2009

Celebro 9 anos de moradia em Mato Grosso

Por pouco, quase esqueci de informar ao nobre webleitor e a benevóla webleitora que no dia 10 de setembro passado, este humilde escriba celebrou nove anos de residência fixa no Estado de Mato Grosso.

Troquei o meu estado de origem, o Rio Grande do Norte, onde residem meus pais e irmãos, por esta tão grata e acolhedora terra.

Não me arrependi da troca. Faria o mesmo quantas vezes fossem necessárias. Embora, ainda continue amando minha terra natal. Tanto é que, todos os dias tenho a mania de primeiro, visitar (on-line), pelos menos dez informativos daquele Estado. E penso que assim ainda o farei por longo tempo.

Mas, o Mato Grosso virou meu estado de “Coração”. E pelo que o povo deste imenso torrão fez por este escriba e continua fazendo, penso que trabalharei o restante da vida para tentar retribuir tantos benefícios recebidos. Não será fácil.

Tenho muitos motivos para comemorar meus nove anos de residência neste acolhedor e espetacular Estado.

Em Mato Grosso, tive a felicidade de encontrar a mulher com quem formaria minha tão abençoada e próspera família. Franciele Caroline, natural de Rondonopólis, aceitou minha ternura por ela e disse “Sim” para uma eterna e saudável vida a dois, perante um Juiz, um ano depois de ter chegado ao Estado.

Para completar minha grande satisfação, no dia 14 de janeiro do ano de 2005, ela me deu uma filha de presente. Sofia Katarine Silva, nasceu em Tangará da Serra, onde estuda os primeiros saberes no colégio Ayrton Senna.

Tangará da Serra abriu braços e coração para minha pessoa. E continua me auxiliando na excução de meus projetos.

Cursei uma segunda faculdade nesta cidade e me pós-graduei. Minha esposa também conclue sua faculdade, neste final de semestre letivo na Universidade do Estado de Mato Grosso.

Profissionais de comunicação da cidade, me elegeram presidente da Associação Tangaraense de Imprensa – ATI. Entidades e agentes culturais do município também me elegeram presidente do Conselho Municipal de Cultura.

Em 2008, os pais dos alunos da rede municipal de ensino me elegeram em assembléia no Centro Cultural da cidade, conselheiro titular da Educação, onde atuei ate final daquele ano.

Os conterrâneos nordestinos, me elegeram vice-presidente do Centro de Tradições Nordestinas – CTN Gonzagão.

O Partido Verde me elegeu seu primeiro-secretário geral em 2005. Por razões pessoais deixei a sigla e me filie ao Partido Republicano Progressista (PRP/44), sigla que elevou meu nome em março deste ano, à presidente do diretório municipal.

Tão pouco tempo e já posso dizer que tenho um batalhão de amigos nesta cidade. É bem verdade que tenho feito quase nada pelo município. Minha atuação tem sido dirijidas às áreas da Educação, Cultura, Imprensa e Política.

Mas, quero fazer muito mais por esta cidade até que chegue a hora de meu descanço eterno. Obrigado Mato Grosso por tão grandioso carinho com este humilde escriba de província.

Dorjival Silva, Franciele Caroline e Sofia Katarine Silva.

Blogueiro citado em sessão da Câmara de Vereadores

O presidente do Legislativo de Tangará da Serra, José Pereira Filho (PT), citou meu nome e o deste blog em seu discurso na sessão ordinária da última segunda-feira. Fiquei feliz pelo fato de um texto publicado nesta página, ter auxiliado o parlamentar no seu projeto de Lei que visa a proibição total do uso de tabaco em recintos fechados de nossa cidade. O projeto é bom e tem meu irrestrito apoio. Valeu presidente. Toca pra adiante!

Assim penso

"Tem dias que eu fico pensando na vida/E sinceramente não vejo saída/Como é, por exemplo, que dá pra entender/A gente mal nasce e começa a morrer..."

Tom Jobim

Reforço para o PRP de Tangará da Serra

O Partido Republicano Progressista (PRP/44) de Tangará da Serra recebeu nas duas últimas semanas várias filiações de pessoas influentes e formadoras de opinião da sociedade local. Professora Flaviana Braz, bióloga, graduada pela UNEMAT; Professora Patrícia Guilherme, Bacharel em Química, formada pela UFMT; professora Sílvia Adriana, licenciada em Letras pela UNEMAT, professores Nivaldo Jesus Elias, Geraldo Miranda da Costa e Gloria Custódio Marcos - pedagogos formados pela ITEC; Alexsandro Lima da Silva, formando de Pedagogia; Vanessa Pereira Vilela, comerciante; e Rosa Maria da Silva, servidora pública. A esses novos soldados do PRP, nossa saudação de boas-vindas!

Incentivos culturais

Nas primeiras quatro edições do JORNAL DA CULTURA, já se pode registrar o apoio recebido da sociedade e das instituições locais. Até agora, temos recebido incentivos da Universidade de Cuiabá (UNIC), Faculdade de Educação de Tangará da Serra (ITEC) Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), Câmara de Vereadores, Serviço Autônomo Municipal de Águas e Esgotos (SAMAE) e IPES, um dos mais conceituados colégios deste Município. A estes amigos, nossa gratidão.

Conselho Municipal de Cultura reforça convite para artistas participarem do censo cultural

Conselho de Cultura preocupado com baixa quantidade de cadastro

O Conselho Municipal de Cultura (CMC) de Tangará da Serra, lembra à classe artística da cidade que o prazo para finalização do Censo Cultural, que teve início na primeira semana de agosto, se encerra no dia 7 de outubro. Até está data, todas as entidades, grupos ou pessoas que atuam direta ou indiretamente na cultura e nas artes, deverão ir ao Departamento de Cultura, anexo à Secretaria Municipal de Educação, para o preenchimento de um cadastro nominal.

Na última reunião ordinária do CMC, realizada na primeira quarta-feira deste mês, a coordenadora de Cultura do município, Luciene Ferreira, apresentou para os conselheiros um balando do número de cadastros preenchidos. “Uma quantidade preocupante” na visão do presidente do Conselho, professor Dorjival Silva. Até aquela data, apenas 38 cadastros haviam sido preenchidos.

“Em face desse reduzido número de artistas que atendeu ao chamamento da Cultura, o CMC vem mais uma vez reforçar o convite à classe para que não deixe passar essa oportunidade sem que o censo seja realizado” pontuou Silva.

Alguns conselheiros chegaram a comentar que nesta reta final do censo, a grande maioria dos artistas há de comparecer ao Departamento de Cultura para o efetuo do cadastro. “O brasileiro deixa tudo para a última hora”, disse um conselheiro presente à última reunião.

Isso mesmo. O censo cultural dará uma visão macro da quantidade de artistas, quem são, e o que fazem no dia a dia tangaraense, não só para a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, mas para toda a sociedade. O censo será também uma base para que se pense na realização em 2010, possivelmente na última semana de março, do I Fórum Municipal de Cultura. FONTE: JORNAL DA CULTURA

A quem interessar possa

"As dificuldades são como as montanhas. Elas só se aplainam quando avançamos sobre elas."

Partido Verde em alta

O Partido Verde (PV) de todo Brasil está em fase crescente. Especialmente, após a filiação da ex-petista, senadora Marina Silva.

Em Tangará da Serra, pela primeira vez, a sigla passa a compor o governo municipal, ocupando a récem-criada Secretária Municipal de Meio Ambiente.

Muito bom. É pra frente que se anda.

Restaurante popular de Tangará da Serra

Não podermos mais tarde a instalação de um restaurante popular em Tangará da Serra. Falo em nome de todas as pessoas que trabalham no centro da cidade, das pessoas menos favorecidas que não têm onde fazer suas refeições, dos visitantes de classe social semelhante que diariamente vêm à nossa cidade para resolver assuntos nos bancos, Previdência Social, etc., e dos nossos estudantes universitários. Chega de demora! Vamos instalar o restaurante na cidade... sou favorável ao assunto em todos os sentidos.

O senado e as alterações eleitorais

Finalmente o Projeto de Lei Complementar 141/09 que altera a Lei Eleitoral teve votação concluída no Senado. Como houve alterações no texto votado anteriormente na Câmara dos Deputados, terá que ser reexaminado pelos deputados. Para que as alterações tenham validade nas eleições do próximo ano, terão que ser sancionadas pelo presidente da República antes do dia 3 de outubro, que corresponde a um ano antes das eleições de 2010.

Para que isso possa acontecer, o Senado votou, aprovando ou rejeitando, cerca de 80 destaques para votação em separado que propunham mudanças no texto que saiu das Comissões do Senado. O aspecto mais importante da votação foi que os senadores liberaram totalmente a internet nas eleições.

O segundo ponto de maior destaque do PLC diz respeito à substituição de governadores e prefeitos cassados, assim como seus vices. Ainda dependendo de confirmação pela Câmara dos Deputados, toda vez que governadores ou prefeitos e seus vices forem cassados, serão convocadas novas eleições.

Há pontos que precisam ser mais discutidos, como, por exemplo, no caso da cassação ocorrer faltando poucos meses para o final do mandato. A Constituição prevê eleição indireta para presidente da República caso ele e seu vice sejam cassados após o segundo ano do mandato, o mesmo acontecendo nas Constituições de vários estados em relação aos governadores. A analogia poderá ser aplicada para os prefeitos em situações semelhantes.

A internet teve grande influência no resultado eleitoral dos Estados Unidos, na eleição do presidente Barack Obama. No Brasil, a internet foi usada nas últimas eleições, mas de maneira discreta, sob regulamentação da Justiça Eleitoral. Para as do próximo ano a única restrição aprovada diz respeito à utilização dos blogs, permitida apenas para os candidatos a presidente da República e vedada a candidatos a governador, prefeito, senador, deputado ou vereador.

Incrível como alguns senadores reagiram à modernização da propaganda eleitoral, com alguns deles defendendo a volta dos outdoors, rejeitada em votação apertada. Nas ruas a propaganda ficará restrita a bens particulares, em faixas e cartazes não-colantes que não excedam a quatro metros.

Para os debates entre os candidatos o texto também foi melhorado. Agora a exigência é que pelo menos dois terços deles participem. Está assegurada a participação de candidatos de partidos com mais de dez representantes na Câmara dos Deputados. As doações para a campanha eleitoral poderão ser feitas por meio da internet e as entidades esportivas estão proibidas de fazer doações, tendo em vista que recebem recursos públicos.

No caso de cassação de registro ou de diploma de candidato a governador e prefeito será marcada nova eleição no prazo de 90 dias. Uma novidade é que os partidos serão obrigados a preencherem 30% de candidaturas com mulheres, e não apenas oferecer os 30% de vagas, o que é muito interessante. LR

Famintos no mundo passam de 1 bilhão

O Programa Mundial de Alimentos (PMA) informou ontem que, pela primeira vez, o número de pessoas com fome no mundo passou de um bilhão. Em entrevista coletiva em Londres, a diretora do PMA, Josette Sheeran, disse que o planeta atualmente tem 1,020 bilhão de famintos.

Já o fluxo da ajuda humanitária é o menor da história. Essa situação, destacou a funcionária, além de ser uma "receita para o desastre", é "crítica para a paz, a segurança e a estabilidade em muitos lugares do mundo".

A diretora do PMA aproveitou a ocasião para fazer um "apelo urgente" ao G8 (os sete países mais industrializados e a Rússia) e ao G20 (os países mais ricos e as principais nações emergentes) para que ajudem a resolver um problema que requer mais que "soluções de longo prazo". Ainda foi anunciado que o Programa Mundial de Alimentos enfrenta "um grave déficit fiscal".

Este ano, o PMA só recebeu US$ 2,6 bilhões dos US$ 6,7 bilhões necessários para distribuir alimentos a 108 milhões de pessoas em 74 países.

A funcionária também disse que, com "menos de 1%" das injeções feitas pelos Governos para salvar o sistema financeiro internacional, seria possível acabar com a fome de milhões de pessoas.