22 de setembro de 2009

Vídeo - Os nervosinhos

O ex jogador Romário se filia ao PSB

DA FOLHA ONLINE

O PSB divulgou nota informando que o ex-jogador Romário se filia amanhã ao partido.

A reportagem da Folha Online não conseguiu confirmar a informação com a assessoria de Romário.

De acordo com o PSB, a filiação será oficializada às 14h de amanhã num hotel no centro do Rio.

O PSB não informou para qual cargo Romário pretende se candidatar nas eleições de 2010.

Nota do Blog: Eis uma notícia que vai dá muito que falar nos próximos dias.

Hino Nacional passa a ser obrigatório nas escolas do ensino fundamental

DA AGÊNCIA BRASIL

A partir de amanhã, as escolas públicas e particulares de ensino fundamental terão que executar o Hino Nacional pelo menos uma vez por semana.

A lei com a obrigação foi sancionada hoje pelo presidente em exercício, José Alencar, o guerreiro que resiste bravamente ao câncer.

A autoria da proposta é do deputado federal Lincoln Portela (PR-MG).

Em 2009, a letra do hino, escrita por Joaquim Osório Duque Estrada, completou 100 anos.

Nota do Blog: Seria esta mais uma lei para ser desobecida!???

Câmaras dizem que não darão posse a novos vereadores

O aumento imediato do número de vereadores, possibilidade prevista na Proposta de Emenda Constitucional (PEC336/2009), em tramitação no Congresso, encontra barreiras nas Casas que deverão abrigar os novos legisladores.

Há uma rebelião que procura obstaculizar eventual direito à posse de suplentes, ainda com vistas à atual legislatura.

Em reportagem especial hoje, a Folha de São Paulo aborda o assunto, ouvindo vereadores das capitais ao interior do país. Saiba mais AQUI.

Assim penso

"Honrado é o homem que subordina o direito ao dever."


Henri Lacordaire

Blogueiro na lona

Na Semana Nacional do Trânsito, este blogueiro foi vítima de acidente motociclístico no trânsito tangaraense. É bem verdade que cai sozinho quando tentei frear bruscamente minha moto 250 cilindradas em uma movimentada rua da cidade. Por pouco não quebrei o pé esquerdo, que recebeu escoriações fortes. Estou impossibilitado de andar e com atestado médico por sete dias. Pode uma coisa dessas? É o fim da picada...

Concurso público

A Receita Federal vai contratar 450 auditores fiscais para preencher vagas nas unidades descentralizadas de todo o país, com salários a partir R$ 13 mil. O edital do concurso público foi publicado ontem no Diário Oficial da União (DOU). A inscrição será realizada entre os dias 28 deste mês e 13 de outubro, com taxa de R$ 130,00.

Só em 2012

Os presidentes de Câmaras Municipais já avisaram que não vão dar posse a suplentes de vereador, mesmo depois de a PEC ser aprovada em definitivo na Câmara dos Deputados. De acordo com o texto, entendem, a proposta estabelece apenas o limite e não o número de vagas. Gostaria de saber se esse raciocínio é o mesmo de José Pereira Filho (PT), presidente da Legislativo tangaraense.

A quem interessar possa

"O sonho às vezes nos dá o que a realidade nos nega."

O indicado de Lula

Indicado pelo presidente Lula para o STF, José Antônio Dias Toffoli foi condenado pela Justiça do Amapá no último dia 8, juntamente com outras três pessoas, a devolver 420 mil ao Estado sob a acusação de ter ganhado licitação supostamente ilegal em 2001 para prestar serviços advocatícios ao governo estadual. Se atualizado, o valor chega a 700 mil. Que beleza! Aliás, este será o sétimo indicado de Lula num colegiado de 11 ministros. É Supremo Tribunal Federal.

Para 2012

É justíssima a luta pela ampliação das cadeiras no Legislativo. Mas essa luta dos suplentes de quererem assumir após o jogo encerrado, com as regras tendo sido definidas com antecedência do pleito, parece ser inglória. Está mais do que claro que esse movimento vai render resultados na eleição de 2012, quando as vagas serão ampliadas e todos jogarão o jogo sabendo das regras estabelecidas previamente. Por enquanto, o que vemos é o desejo dos suplentes de virarem o jogo e o jogo de cena dos deputados (sem trocadilhos), evitando desgastes com estes.

Dia do Radialista

Na realidade, o 21 de setembro em épocas recentes era a data dedicada ao radialista que, no entanto, foi modificada pelo presidente Lula para o dia 7 de novembro em homenagem à memória de Ary Barroso.

Lembrando o professor Albert Einstein

Há cem anos, no dia 21 de setembro de 1909, o jovem Albert Einstein apresentou pela primeira vez em público, em Salzburgo (oeste da Áustria), sua revolucionária teoria da relatividade, que havia sido publicada em 1905. Seu estudo, que inaugurou uma nova era nas ciências exatas, foi recebido friamente por seus colegas na época. Naquele tempo, o jovem cientista trabalhava em um escritório de patentes em Berna, capital suíça, onde acabara de ser nomeado professor.

Frutas e hortaliças já!

O consumo de frutas e hortaliças no Brasil é apenas um terço do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que seria de 400 gramas por dia.


Além disso, avaliação feita pelo Ministério da Saúde em 14 mil crianças entre dois e cinco anos atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em 2008, aponta que apenas 25,2% delas consomem frutas entre cinco e sete vezes por semana. Por outro lado, o consumo diário de bebidas adicionadas de mel, açúcar, rapadura corresponde a 47,9% nessa faixa etária.


A situação é ainda mais grave no caso de crianças entre cinco e dez anos, quando elas começam a decidir o que gostariam de comer. De um total de 15 mil crianças entrevistadas nessa faixa etária, 38,3% informaram consumir frutas diariamente.


Enquanto que 26,6% afirmaram que balas, biscoitos recheados, chocolates e outros doces fazem parte das suas dietas entre cinco e sete vezes na semana.


Segundo a OMS, o consumo insuficiente de frutas e hortaliças contribui, anualmente, p ara 2,7 milhões de mortes e por 31% das doenças isquêmicas do coração, 11% das doenças cérebro-vasculares e 19% dos cânceres gastrointestinais ocorridos em todo o mundo.

Com avaliações péssimas, Univag e Unic podem ficar sem recursos do ProUni

Por Jonas Jozino

Duas universidades de Mato Grosso poderão ter seus cursos cortados do ProUni (Programa Universidade para Todos), que dá incentivos fiscais em troca de bolsas de estudo, por conta da má qualidade da educação que oferecem. São o Centro Universitário de Várzea Grande – a conhecida Univag – e a Universidade de Cuiabá – Unic -. Elas estão entre as 23 piores faculdades do país segundo a avaliação que o MEC – Ministério da Educação -, avalia pelo IGC (Índice Geral de Cursos), que leva em conta o Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), a opinião dos alunos, a estrutura das instituições e os docentes.