24 de setembro de 2009

Notinhas da tarde

- FUMO - A Câmara de Vereadores aprovou a lei antifumo. Esperamos que o prefeito Júlio César não demore em sancioná-la.

- LAN HOUSES - Ainda estou vendo crianças frequentando as lan houses de Tangará da Serra. Cadê a fiscalização?

- RODOVIA DA MORTE - A péssima situação da rodovia que dá acesso à UNEMAT continua fazendo vítimas fatais. Nesta semana uma estudante perdeu a vida.

- CULTURA - O Conselho Municipal de Cultura tem reunião dia 7 de outubro. Conselheiros são convidados.

- VIOLÊNCIA - Aumenta o numero de policiais, chegam novas viaturas, mas a violência não dar tregua em Tangará da Serra

- ENCONTRO - O PRP terá uma reunião com o prefeito Ladeia de Tangará da Serra. A data será agendada ainda nesta semana.

-FRIO - O Frio parece ter ido embora em Tangará da Serra. Que bom!

JORNAL DA CULTURA

O número cinco do JORNAL DA CULTURA circulará no dia 1º de outubro.

Há espaços para divulgação de anúncios.

Interessados devem fazer reserva pelo e-mail jornaldaculturatga@gmail.com

A Direção

A quem interessar possa

"Somos todos gênios, só que alguns optam viver toda a vida dentro da lâmpada."

Em tempo

De acordo com o caminhar do andor, levando em conta que o presidente Lula não será candidato nas próximas eleições, muito difícil José Serra não emplacará dessa vez.

Veja o índice de rejeição dos prováveis candidatos: Com 40%, Dilma e Heloísa empatam em rejeição.

A ministra Dilma Rousseff (PT) e a senadora Marina Silva (PV) lideram os índices de rejeição em relação aos prováveis nomes que devem ir à disputa, sendo que o governador José Serra é o candidato que conta com a menor rejeição.

30% dos entrevistados não votariam em Serra de jeito nenhum para presidente, 33% não votariam em Ciro Gomes, 40% não votariam em Dilma Rousseff, 40% não votariam em Heloísa Helena, 37% não votariam em Aécio Neves e 37% não votariam em Marina Silva.

IBOPE na pauta

E não tem jeito mesmo, a última cotação do Ibope foi a seguinte, pesquisa "lida por dentro", como bem diz o grande César Maia:

1. Heloísa Helena teve 8%.

Com sua saída, Serra ganhou 1 ponto,

Marina 2 pontos,

Dilma 1 ponto

Ciro 3 pontos.

1 foi para não-voto.

2. Serra 35%.

Ciro 17%.

Dilma 15%.

Marina Silva 8%.

3. Entre 29/05 e 01/06.

Serra 38%,

Dilma 18%,

Ciro 12%.

Heloísa Helena 7%.

Suposta candidatura de Dilma embicou

Depois que a suposta candidatura da ministra Dilma Roussef embicou, o presidente Lula tenta mudar estratégia à procura de um Plano B quanto a um candidato a sua sucessão. Certamente por isso está massacrando os prefeitos até ter tempo para amarrar determinados compromissos. E por aí vai.

TSE antecipa o seu posicionamento

O Tribunal Superior Eleitoral, por intermédio do ministro Carlos Ayres Brito, antecipou que a sua posição será pela inconstitucionalidade da posse imediata dos novos vereadores. Mas mesmo assim há quem afirme que os vereadores assumirão seus mandatos, mesmo com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade.

Posse de vereadores ainda é dúvida

Mesmo com o texto da Proposta de Emenda à Constituição estabelecendo a posse imediata dos suplentes, ainda não existe nada de concreto e definido com relação ao assunto. Tanto o TRE quanto o TSE pretendem se pronunciar após a promulgação da PEC, fato que deverá acontecer dentro dos próximos dias.

Venda de terras para estrangeiros na Amazônia

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados adiou para a próxima semana a votação do Projeto de Lei 4.440, que limita a venda de terras para estrangeiros na Amazônia. Pela proposta, estrangeiros poderão ser donos de terras de até 15 módulos fiscais.

O proprietário deverá também ser residente, domiciliado ou instalado no país há pelo menos dez anos. Estrangeiros não poderão ter imóveis rurais nas divisas da Amazônia Legal. A relatoria do projeto de lei na CCJ da Câmara é do deputado federal José Genoino (PT-SP).

Projeto para reaproveitar óleo iniciado em Lucas ganha projeção nacional

O projeto “de olho no óleo” criado em Lucas do Rio Verde com o objetivo de transformar o óleo usado na cozinha usado em biodiesel começa a ganhar projeção nacional.

O diretor do SAAE (Serviço de Água e Esgoto), Daltro Figur, confirmou que recebeu convite para proferir uma palestra sobre o projeto, na cidade de Salvador (BA) nos dias 14 e 15 de outubro.

O projeto que nasceu de uma parceria entre a Fiagril, SAAE e Sicredi já recolheu aproximadamente 25 mil litros de óleo usados em residências, restaurantes e lanchonetes que seriam descartados no solo, poluindo o meio ambiente.

A cada seis litros de óleo usados a dona de casa recebe um litro de óleo novo. Para os comerciantes, cada 50 litros recolhidos valem um kit limpeza. “A cada litro de óleo jogado fora, um milhão de litros de água são contaminados”, lembrou Figur. Fonte: Só Notícias/Altair Andarli, de Lucas R.Verde