3 de outubro de 2009

Professor Nadir no PTB

Uma fonte informa ao blog que o professor Nadir José Baviera confirmou sua filiação no PTB, e não, no PSB, como muitos chegaram a comentar. Êis um bom nome para as fileiras do partido do empresário Hermam, do engenheiro Chico Clemente e do vereador Luiz Henrique.

Dia do Dentista

Para refletir: "A sombra da inveja"

Conta uma antiga fábula que, depois de muito fugir de uma cruel serpente, o vaga-lume se rendeu, pedindo apenas para que ela lhe respondesse três perguntas, antes de devorá-lo.

Um pouco relutante, mas satisfeita por mostrar sua superioridade diante da presa, a serpente aceitou a proposta.

Para começar, o inseto quis saber se fazia parte da cadeia alimentar de sua perseguidora. Rapidamente, ela respondeu que não. Percebendo que não se tratava de uma questão alimentar, o vaga-lume tentou puxar pela memória algo pessoal.

No entanto, não se recordou de nenhum conflito entre eles. Questionou, então, se já havia feito algum mal à cobra. Ela balançou a cabeça negativamente.

Confuso e sem entender o que se passava, ele perguntou, por fim, o que fazia a serpente caçá-lo com tanta insistência e ódio. A resposta foi objetiva. "É que não suporto vê-lo brilhar", disse.

Essa simples história retrata com clareza um sentimento conhecido por todos nós: a inveja. Afinal, quem é que nunca se sentiu incomodado com o sucesso alheio, desejou estar no lugar de outra pessoa ou possuir algo que não era seu?

E mais que isso, qual de nós nunca notou (e temeu!) olhos invejosos diante de um momento feliz que estava vivenciando? A inveja faz parte da natureza humana.

E, por mais que as pessoas a evitem e sintam vergonha de admiti-la, é preciso reconhecer sua ação em nossas vidas e, assim, encontrar uma forma de trabalhá-la.

Perda do Fundeb

Dez bilhões de reais. Esta é a conta do tamanho do prejuízo do Fundeb com a queda das receitas dos municípios brasileiros em 2009. A conta foi apresentada ao presidente da Confederação Nacional dos Municípios e aos presidentes de Federações Estaduais de Municípios. A informação foi passada pelo presidente da Femurn, prefeito Benes Leocádio.

Quebrou dentro I

Agora entortou de vez.

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal(STF), concedeu liminar suspendendo a posse de vereadores beneficiados pela PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que cria mais de 7.000 vagas no país.

A decisão da ministra é uma reposta à Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) ajuizada pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, questionando a emenda.

A informação, postada ontem à noite na Uol, joga um balde de água fria no caso.

Quebrou dentro II

EM TEMPO:

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) havia protocolado, na quinta-feira, no Supremo Tribunal Federal (STF) uma ação questionando a aplicação da PEC dos Vereadores.

A proposta, já aprovada pelo Congresso, aumentaria em mais de sete mil o número de vereadores em todo o país.

A interpretação dada por algumas câmaras municipais é que a matéria já está em vigor.

Por isso, diversos suplentes de vereadores já haviam tomado posse, inclusive.

A quem interessar possa

"A maior arma contra o estresse é nossa habilidade de escolher um pensamento ao invés de outro."

Rotary Club

Uma importante pessoa do Rotary Club de Tangará da Serra me convidou, pessoalmente, neste sábado, para começar a frequentar as reuniões desta entidade, geralmente, às quintas-feiras, a partir das 20h.

De pronto aceitei o convite que poderá ser o primeiro passo para meu ingresso nesta mais que respeitada entidade social.

Aos rotaryanos de Tangará da Serra e de Mato Grosso, o abraço deste humilde escrevinhador de província.

Reunido com professores do estado e do Município

Estive em reunião na manhã deste sábado, com mais de 40 professores da rede municipal de ensino.

O encontro aconteceu no Centro Municipal de Educação Prof. José Nodari. Abraços para os meus colegas.

Agora, à tarde, estarei em reunião com professores do Estado, na escola estadual "13 de Maio".

Direito à greve

A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de decreto legislativo 795/08, que garante aos servidores públicos, entre outras coisas, o direito à greve.


A proposta ratifica a convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), de 1978, e estende ao funcionalismo os mesmos direitos assegurados aos trabalhadores da iniciativa privada.


Na prática, os empregados da administração pública passam a ter direito à liberdade sindical e ao estabelecimento de normas para negociação coletiva.


Outro avanço trazido pelo projeto é o reconhecimento da mediação, conciliação e arbitragem como instrumentos válidos para a solução de conflitos trabalhistas.

Crise das prefeituras

É bem verdade que a crise financeira mundial está passando. Ou melhor, os efeitos dela. Isso, voltando-se ao mercado externo e interno. Nas Prefeituras a situação é outra. O Governo Federal passou obrigações em excesso para os municípios, garantindo assim coro aos que defendem o municipalismo. Contudo, esqueceu de estender a outra mão com os recursos. Foi o contrário: afagou com uma e com a outra puxou o tapete, reduzindo verbas essenciais para muitas Prefeituras, como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Rio 2006

Depois do anúncio feito pelo COI que o Rio de Janeiro sediará as Olimpíadas 2016, bombou no twitter a frase "Yes, we créu", uma adaptação verde e amarela da famosa frase usada pelo presidente dos EUA, Barack Obama (yes, we can), que resumiu muito bem o que muitos brasileiros estavam sentindo ontem.

Calendário eleitoral

Hoje, 3 de outubro, um ano antes das eleições gerais de 2010, os candidatos ao pleito precisam ter domicílio eleitoral na circunscrição na qual irão concorrer e estar com a filiação aprovada no partido no qual disputarão uma vaga.

Número de mães doadoras de leite sobe 83%

As mães brasileiras colaboram cada vez mais com os bancos de leite do país. O número de doadoras aumentou 83% em cinco anos. Em 2008, 110.648 mulheres foram aos postos de coleta contra 60.441, em 2003.

Os dados são do Ministério da Saúde, que lançou nesta quinta-feira, 1º de outubro, a Campanha Nacional de Doação de Leite Humano.

O objetivo é incentivar as mães a doarem leite e sensibilizar a população sobre a importância do alimento para as crianças.

A expectativa para 2009 é aumentar em 10% o volume de leite materno coletado nos postos distribuídos no país e a quantidade de crianças atendidas pelos bancos de leite nacionais. Até junho deste ano, 48.444 mulheres fizeram a doação.

A escolhida para ser a madrinha da campanha nacional de doação de leite materno este ano foi a atriz Samara Felippo. Ela e a sua filha Alícia, hoje com três meses, ilustram os 40.154 cartazes e um milhão de folderes que trazem o slogan "Para você é leite, para a criança é vida. Doe leite, a vida agradece".

Juiz afasta deputado José Riva da presidência da Assembléia Legislativa

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP), foi afastado das funções administrativas e financeiras do cargo de presidente nesta sexta-feira por determinação do juiz da Vara Especializada em Ação Civil Pública e Ação Popular, Luiz Aparecido Bertolucci, em ação de improbidade administrativa. O magistrado determinou o ressarcimento aos cofres públicos de R$ 2,6 milhões. Em nota, Riva contesta a decisão e sustenta a nulidade absoluta da sentença.