5 de outubro de 2009

Autoridades atendem apelo do blogueiro

Este blogueiro agradece aos poderes executivo, legislativo e judiciário por atenderem com presteza nosso apelo em favor da duplicação do trecho – Cristo/Unemat – da MT 358.

Depois da morte de uma bela acadêmica concluinte do curso de Ciências Biológicas, através desta página, fui o primeiro profissional de imprensa do Estado a cobrar providências para o problema.

Embora não creia saia tão cedo a duplicação, aguardo com expectativas pelo menos melhorias nessa rodovia.
Veja o que escrevi naquela ocasião AQUI e AQUI

Para os jornalistas, é a melhor

A senadora Marina Silva (PV-AC) foi eleita pelos jornalistas que cobrem o Congresso Nacional como a melhor durante o ano de 2009. Na Câmara foi eleito o deputado Chico Carlos (Psol-RJ).

Essa é a primeira etapa da consulta promovida pelo site Congresso em Foco com o Sindicato dos Jornalistas do Distito Federal. 27 deputados federais foram votados e 11 senadores.

A partir de hoje os dois, Marina e Chico Alencar, se submeterão a segunda e última fase da votação, concorrendo com os demais, quando serão votados pelos internautas, até o dia 19 de outubro, quando o “pleito” se encerra.

Faculdade de Educação em uma página do JORNAL DA CULTURA

A Faculdade de Educação de Tangará da Serra, do meu amigo, advogado Wilson Dalto, publicou em uma página inteira do JORNAL DA CULTURA, seu histórico. Vale a pena ser lido. Graduado e pós-graduado nessa instituição de ensino superior, até fiquei mais orgulhoso de ter por elas. Uma história linda, a dos 21 anos de fundação e serviço da nossa estima e conhecida ITEC.

Uma, sozinha, já manda

Reunidas num partido politíco, só delas, imagine! É que o Tribunal Superior Eleitoral – TSE – recebeu pedido de criação do PMB – Partido das Mulheres Brasileiras – . É sério.

As mulheres brasileiras, as mais bonitas do mundo, querem ter um partido político só pra elas.

Um especie de clube do Bolinha, pelo avêsso. A agremiação se apresenta como ” um instrumento político legal para propor com abrangência uma discussão da causa do papel da mulher junto à sociedade brasileira…”

Pela Lei Eleitoral, se quizerem concorrer às eleições, os partidos precisam estar registrados até um ano antes do pleito, como o pedido do PMB ainda será julgado e não há data marcada para isto ocorrer, a legenda já ingressou com uma liminar ao Tribunal pedindo garantia de que poderá lançar candidatos em 2010.

Já começou quente e quem conhece e gosta ( o número tá diminuindo…) de mulher sabe que a brasileira ferve. E como!

O voto pelo dinheiro

Cerca 17 milhões de brasileiros admitem já ter vendido o voto. O Instituto Datafolha publicou ontem (04) pesquisa que constata a vergonhosa comercialização do voto. 12% dos entrevistados, que ainda não venderam o seu voto, admitem que poderão vir a vende-lo.

Quer mais? 33% acham que não é possível se fazer política sem "um pouco de dinheiro” e 92% acreditam que existe corrupção no Congresso Nacional.

O candidato a deputado estadual, federal e vereador sabe de quantos votos precisa para eleger-se, aí, se tiver dinheiro compra, pois , como visto na pesquisa, quem não vendeu ainda, pretende faze-lo.

Em relação ao Congresso Nacional, 92% achando que lá é um antro de corrupção, não há nem o que comentar. Pelo amor de Deus!

Ainda tem gente querendo eleger algumas coisas ruins por aí afora...Cruz Credo!

Constituição chega à maioridade (21) sendo massacrada pela classe política

O VALOR, ONLINE

Símbolo da democracia e da busca pelo fim das desigualdades sociais, a Constituição brasileira completa hoje 21 anos.

Criada como uma carta rígida e de princípios sólidos, já foi alterada 58 vezes nesse período.

A última ocorreu em 23 de setembro deste ano, quando foi promulgada a emenda que aumentou o número de vereadores nas câmaras municipais.

Outras 934 propostas de emendas à Constituição tramitam na Câmara e aguardam votação.

A Constituição chega a maioridade sendo massacrada pela classe política.

Para Refletir

"Só as pessoas inteligentes procuram, para auxiliá-las, pessoas mais inteligentes do que elas".

Baltasar Gracián

Somos poetas

Por Rejane Tach

Somos escrevedores
Frágeis bestiais rondando palavras
Até juntá-las a significar...

Significar o quê?

O amor? A morte? A Vida quem sabe...
Eu não sei,
Nunca saberei
Apenas transcrevo um grito que guardei
Sem reservas.

Mas ainda,

Somos anonimato, palavras incontidas,
Fugas nas letras, bêbados loucos,
Viciados sem cura...

Somos poetas!

4 de Outubro. Dia do Poeta

Liberdade sindical

Na prática, os empregados da administração pública passam a ter direito à liberdade sindical e ao estabelecimento de normas para negociação coletiva. Outro avanço trazido pelo projeto é o reconhecimento da mediação, conciliação e arbitragem como instrumentos válidos para a solução de conflitos trabalhistas. Quer dizer, greve pode.

Greve pode

A Câmara dos Deputados aprovou no dia 1º de outubro, o Projeto de Decreto Legislativo 795/08, que garante aos servidores públicos, entre outras coisas, o direito à greve. A proposta ratifica a Convenção 151 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), de 1978, e estende ao funcionalismo os mesmos direitos assegurados aos trabalhadores da iniciativa privada.

A quem interessar possa

"Quem não pode atacar o argumento ataca o argumentador".

Paul Valéry

Adevair assume a Cultura hoje e aproxima pedetistas de Wilson

O vereador licenciado Adevair Cabral (PDT) tomou posse hoje, às 9h, como o novo secretário de Cultura de Cuiabá. Ele ocupa o lugar de Mário Olímpio, que deve disputar pelo PV no ano que vem uma vaga de deputado na Assembleia Legislativa. Boa sorte, companheiro!

Índios tentarão uma vitória inédita nas urnas em 2010

Divididos em 220 etnias, falando 180 línguas, os índios brasileiros estão se organizando para aumentar a representação política nas eleições de 2010. Eles somam mais de 700 mil, dos quais 150 mil eleitores, e querem mais protagonismo nas decisões do país para defender as suas bandeiras sem depender unicamente da tutela da Fundação Nacional do Índio (Funai) ou das bênçãos de igrejas. A ideia é eleger ao menos cinco deputados federais no país e uma bancada forte nas Assembleias Legislativas de 19 Estados onde estão mais organizados. Vannildo Mendes