8 de outubro de 2009

Tangará da Serra realiza o Tanfest em novembro

O Departamento de Cultura de Tangará da Serra vai realizar mais uma edição do TANFEST. É oficial. A verba para a realização do evento foi aprovada pelo PROAC - Secretaria de Estado de Cultura. A oportunidade para os artista da cidade e da região mostrarem suas músicas inéditas deverá acontecer na primeira semana de novembro. Que ótimo!

Conselho de Cultura homenageia conselheiro in memorian

O Conselho Municipal de Cultura de Tangará da Serra entregou, ontem, à noite, à viúva do conselheiro Edimilson Rodrigues, uma plaça de reconhecimento pelos serviços que ele prestou ao Conselho em dois mandatos seguintes. Foi um momento de muita emoção.

Festival de Músicas Inéditas

A Unemat regional realiza neste final de semana a última etapa do seu Festival de Músicas Inéditas com os vencedores das etapas realizadas nos 11 campus da instituição. Vamos conferir.

Para refletir

"A política foi primeiro a arte de impedir as pessoas de se intrometerem naquilo que lhes diz respeito. Em época posterior, acrescentaram-lhe a arte de forçar as pessoas a decidir sobre o que não entendem."

Paul Valéry

C.T.N “GONZAGÃO” parabeniza comunidade nordestina de Tangará da Serra

O Nordestino é antes de tudo um Forte” já dizia Euclides da Cunha no clássico (Os Sertões).

Foi com esse entusiasmo que o Centro de Tradições Nordestinas “CTN Gonzagão” de Tangará da Serra comemorou no último dia 08, quinta feira, o “Dia do Nordestino”.

A data comemorativa já esta oficializada através de leis municipais e estaduais em muitos estados da federação.

Segundo o presidente do C.T.N Gonzagão, Junior Pimenta, o nordestino faz parte da bonita história de Tangará da Serra, desde a sua colonização, como desbravador, na vida política administrativa, empresarial, enfim, pode-se dizer que Tangará da Serra em cada canto tem a representatividade do nordestino.

E para celebrar esse dia, a entidade realizará uma Noite Cultural no dia 31 deste mês de outubro, sábado, a partir das 19h30min, na sede da Entidade, “O objetivo do evento é reunir a comunidade Nordestina de Tangará e Região, como também todos os simpatizantes da cultura nordestina, para comemorarmos o Dia do Nordestino.

Faremos uma noite de apresentações culturais, amostras, danças, cantigas e versos que relembram a tradição e os costumes do nosso Nordeste; e como não pode faltar, fecharemos o evento com um Forró Pé de Serra que irá varar a noite” destacou Junior.

A toda comunidade nordestina o nosso fraterno abraço, e o nosso reconhecimento. Parabéns!!!(Assessoria de Comunicação/ C.T.N Gonzagão)

MPF pede a suspensão do concurso da PRF

O Ministério Público Federal pediu a suspensão imediata do concurso que oferece 750 vagas na Polícia Rodoviária Federal.

A alegação é de que teriam sido identificadas graves irregularidades durante o processo de seleção.

Segundo o MPF, o edital de abertura do concurso permitia que um candidato concorresse em vários estados com uma única prova, o que aumentaria as chances de aprovação.

Na recomendação, o Procurador da República Edson Abdon indica que a Funrio, organizadora do concurso, pode ter feito isso com a única intenção de lucrar mais com os candidatos que se inscreveram várias vezes.

E ainda questiona a maneira como a empresa foi contratada, dizendo haver uma dispensa imotivada de licitação.

Inscrições para curso de Mestrado na Unemat permanecem abertas

Clique nas imagens para melhor visualização.

Começa nesta sexta-feira a Olimpíadas da Unemat

A Unemat acaba de informar ao blog que iniciam-se neta sexta-feira 9, sua Olímpiadas e a final do Festival de Músicas Inéditas...

Leia programação:

"Alô blogueiro:

As Olimpíadas da UNEMAT e a final do Festival de Músicas inéditas serão realizadas em Tangará da Serra, no período de 09 a 12 de outubro.

Desfile das Delegações – Dia 09/10 - 18 hs – Vila Olímpica

Baile de Abertura – Dia 09/10 – 23 hs – Clube Campestre – Convites 10,00 na Cantina Universitária e Pontos de Venda. (Banda e Djs)

Festival de Músicas Inéditas – Dia 11/10 – 20 hs – Entrada Gratuita. (Banda)

Competições 09 a 12 de outubro – Vila Olímpica, Módulo Esportivo e Clube Campestre

Saúdo o promotor Antonio Moreira

Saúdo o novo promotor de Justiça de Tangará da Serra, Dr. Antonio Moreira, com quem já dialoguei algumas vezes. Seu trabalho em nossa comarca já merece aplausos. Tem a simpatia deste blogueiro.

Vem aí a I Caminhada do Progresso

O turismólogo Guilherme informa ao blog que no dia 25 deste mês, acontecerá a I Caminhada do Progresso. O evento ocorrerá a partir das 8h, com saída da igreja católica do Distrito. Os participantes percorrerão um trecho de 10 km. As secretarias de Turismo e Esportes estarão à frente da programação. Sem dúvidas um grande evento a ser realizada nessa urbe amada por todos nós.

Casamento comunitário em Tangará da Serra

Chegando informações à página dando conta que neste sábado, dia 10, estarão se unindo matrimonialmente 95 casais nesta urbe amada por todos nós. A solenidade dar-se-á na quadra poliesportiva do Centro Municipal de Educação, Prof. José Nodari. Êita festão!

Artesãos expõem seus trabalhos na Unemat

A artesã Conceição informa ao blog que todos os artesãos de Tangará da Serra e região médio norte de Mato Grosso estarão expondo seus produtos no período de 9 à 12 deste mês, nas dependências da Universidade do Estado de Mato Grosso, campus local. Ok Ceição, boa sorte prá você e todos seus colegas artistas!

Colabore com o JORNAL DA CULTURA!

Mas afinal, qual é a cultura principal do município de Tangará da Serra? Se você, intelectual, sabe de algo neste sentido, encaminhe e-mail, nos auxiliando na composição de uma matéria jornalística a ser publicada na próxima edição do JORNAL DA CULTURA. Suas informações serão muito bem-vindas, e divulgadas, claro!

PMDB "fecha" com Dilma

O PMDB bateu o martelo: apoiará a candidatura da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), à presidência da República. A informação foi passada pelo líder do PMDB na Câmara Federal, deputado Henrique Eduardo Alves. O objetivo é apressar as decisões, já que, se houvesse demora, o partido corria o risco de perder o laço afetivo com o PT.

CTN celebra Dia do Nordestino

Para celebrar o transcurso do Dia do Nordestino, que ocorre neste 8 de Outubro, o Centro de Tradições Nordestina – CTN Gonzagão de Tangará da Serra, promoverá grande festividade no dia 17 próximo. Palavra do presidente da entidade, meu amigo, José Júnior Pimenta. Ainda hoje divulgarei a programação prevista desse evento cultural a se realizar na cidade.

Fórum Municipal de Cultura

Tangará da Serra realiza no dia 31 deste mês, um grande fórum regional de cultura. Mais detalhes ainda nesta manhã.

SAMAE na I Assembleia da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento

Conversei agora a pouco com o diretor-geral do Serviço Autônomo Municipal de Águas e Esgotos - SAMAE de Tangará da Serra, engenheiro Jeferson Luiz da Silva, momento em que me informou que sua autarquia estará particiando nos dias 15 e 16 deste mês, no auditório da AMM em Cuiabá, da I Assembleia da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento - ASSAMAE, regionais do Centro-Oeste. Valeu amigo!

Crise sobrou para as prefeituras

A crise acabou. O Brasil saiu ileso. Sim, para o Governo Federal, é uma afirmação totalmente procedente. Para os governos municipais e estaduais, a história é outra. O arrocho econômico vindo de fora pairou no lado mais fraco, atingindo em cheio Prefeituras e Estados.

Professor Nadir filia-se ao PP

Encontro meu colega professor Nadir José Baviera (ex-candidato à vice-prefeito pelo PMDB nas eleições passadas) e ele me informa que filiou-se em data anterior ao dia 3, deste mês, ao Partido Progressista (PP) de Tangará da Serra.

A página havia informado extra-oficialmente que ele se filiaria ao PTB. Nadir me disse que não houve com esta sigla o acerto que pretendia.

Agora é pepista, agremiação presidida pela ex-prefeita Ana Monteiro de Andrade.

Restaurante popular de Tangará da Serra

O secretário-geral da Câmara de Vereadores de Tangará da Serra, vereador petebista Luiz Henrique, me informa que tem novidades relacionadas à instalação de um RESTAURANTE POPULAR em Tangará da Serra. Que ótimo! Estou querendo saber quais são...

A quem interessar possa

"A única coisa chata do planejamento é que as coisas nunca ocorrem como foram planejadas."

Fidelidade partidária

Ainda parece confuso o tal instituto da fidelidade partidária com tanta brecha que estão encontrando. Afinal, o mandato é ou não do partido?

Pacificação do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou, por meio da Súmula 397, a pacificação do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

As notificações de lançamento do imposto serão entregues aos contribuintes pelos Correios - em forma de carnê de pagamento.

A decisão foi estabelecida em 23 de setembro deste ano. De acordo com o texto que colhi na CMN, a súmula foi editada após várias outras decisões do STJ.

Em razão deste instrumento, o município fiscaliza e calcula o tributo, e emite a notificação para pagamento baseado em prévia apuração do valor de mercado do imóvel.

Após o recebimento da notificação ou do carnê de pagamento, o contribuinte deverá pagar a taxa do imposto no prazo estipulado.

Caso a Prefeitura verifique que o contribuinte não pagou o valor devido ao IPTU, deverá adotar os procedimentos fiscais e efetivar o lançamento do débito.

Para constituir o crédito tributário, a Prefeitura não precisará notificar outra vez o contribuinte; caso ele entenda como indevido o procedimento, a responsabilidade de provar o não recebimento dos carnês de cobrança do imposto é dele.

Se liguem, então!