7 de novembro de 2009

Novembro Negro premiará personalidades que dão destaque à cultura afro

Pessoas que contribuem para a valorização e enriquecimento da cultura afro serão homenageadas pela luta para o respeito às tradições afrodescendentes.

O Prêmio Macário será entregue no dia 19 de novembro a partir das 21h no Centro Cultural da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Ações realizadas por 45 personalidades de diferentes áreas de atuação serão homenageadas com a estatueta que simboliza o prêmio. A indicação dos premiados ficou a critério da Oscip Gaepac Pro-yby.

A cerimônia de entrega terá início com a exibição do curta que conta um trecho da história de luta do Quilombo Mata Cavalo, com relatos dos quilombolas que contam quem foi Macário. As 22h será a vez de Luciana Bonfim presentear o público com o show Tributo a Clara Nunes.

As 23h30 começa a festa Kizumba (uma palavra que nasceu da expressão Kizomba, que era também a festa do povo negro que resistiu bravamente à escravidão).

Uma Maneira Simples de Voar

O Grupo de Teatro Atores em Metamorfose de Tangará da Serra apresentou agora a pouco, a peça, Uma Maneira Simples de Voar, nas dependências do Centro Cultural Pedro Alberto Tayano Filho. Foi um verdadeiro show de arte para uma plateia animada e atenta, tudo sob a direção da professora Joeli Siqueira Melhorança.

Dia do Radialista

O dia foi bastante corrido. Tive inúmeros afazeres e por pouco não deixei passar o 7 de Novembro, sem homenagear meus colegas radialistas de todo Brasil.

Pois é, como você sabe.

No Brasil inteiro, comemora-se neste 7 de novembro o Dia do Radialista, data consagrada aos integrantes dessa valorosa classe.

A data de 21 de setembro foi trocada por 7 de novembro para homenagear o mais famoso radialista do Brasil, Ary Barroso, que nasceu nesse dia.

A significativa efeméride dedicada a essa classe que tantos serviços tem prestado à população sugere a lembrança e a promoção de merecidas homenagens a quem, diariamente, nos anima, nos diverte e orienta através dos seus programas e nos transmite as mais recentes notícias da cidade e do Brasil.

Ao meus colegas, nossos parabéns, em nome da Associação Tangaraense de Imprensa - ATI.

Obrigado, José Pereira Filho

Um pouquinho atrasado, mas ai vai o meu agradecimento ao presidente da Câmara de Vereadores de Tangará da Serra, vereador José Pereira Filho (PT), pela lei de sua autoria e já em vigor, que proibe o uso de cigarros em locais fechados nesta urbe amada por todos nós.

É bom que se diga que nem todos os locais ainda estão obedecendo a lei. Todavia, sei que os empresários têm até final deste ano para adaptar seus estabelecimentos para atender também aos fumantes.

Meu obrigado a José Pereira é do tamanho do benefício que milhares de tangaraenses terão doravante por não ser mais obrigados a compartilhar a indesejável fumaça de cigarros, charutos e porcarias da mesma linha com os que apreciam.

Valeu mesmo estimado vereador!

Turismo quase parado

Estou ansioso para ver algo concreto sendo feito pelo turismo tangaraense. A morosidade na realização de alguma coisa grandiosa nesse rico setor, sei, tem incomodado muita gente também.

Colégio Ideal realiza amostra cultural

O Colégio Ideal de Tangará da Serra realizou ontem, à noite, grande Amostra Sócio-Cultural para uma plateia de mais de 300 pessoas no anfiteatro do Centro Cultural Pedro Alberto Tayano Filho. Estive presente como convidado e adorei tudo o que foi apresentado pelos alunos desta tão bem conceituada escola tangaraense.

Para refletir

"Se os grandes homens nunca tivessem cometido erros, não sabíamos que eles haviam existido", já dizia Louis Scutenaire.

Reforma ortográfica pode ser revista

O Congresso Nacional poderá autorizar o governo brasileiro a rever o acordo ortográfico firmado com os demais países de língua portuguesa.

A sugestão foi apresentada esta semana pela senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), após ouvir diversas críticas feitas ao acordo durante audiência pública sobre o tema realizada pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).

O Brasil foi o único país a adotar oficialmente o acordo, assinado em 1990. Segundo o texto, a implantação das mudanças na língua estará concluída em 2013.

O presidente de honra da Academia Brasileira de Filologia, Leodegário Amarante de Azevedo Filho, observou que há grande resistência à adoção da reforma ortográfica estabelecida pelo acordo, principalmente entre escritores portugueses.

Ele apontou a existência de problemas como a extinção do trema, que indica a pronúncia de determinadas palavras, e a manutenção de consoantes mudas, como o "c" na palavra "actor".

Médicos pedindo demissão em Tangará da Serra

Não estou entendendo essa de médicos da Unidade Mista de Saúde de Tangará da Serra pedirem demissão agora, após o ataque de um vírus, a mais de 400 crianças de nossa urbe amada.

Gostaria muito que algum médico que acompanha nossa escrita diariamente, nos explicasse o que de fato está ocorrendo.

De uma coisa já tenho certeza: os médicos não têm culpa alguma pela situação negativa que vem atingindo centenas de famílias desta cidade.

Então? O que está acontecendo? Por que médicos estão deixando de trabalhar para o Município?

No aguardo.