20 de novembro de 2009

Assim penso...

"A História tem demonstrado que os mais notáveis vencedores normalmente encontraram obstáculos dolorosos antes de triunfarem. Eles venceram porque se recusaram a se tornarem desencorajados por suas derrotas."

Bryan Forbes

E ainda se discute a exigência do diploma

A comunicação deixou de ser um monopólio do jornalista, isso é fato.

Enquanto existe uma discussão desfocalizada sobre exigência ou não de diploma, além do caduco prélio debate sobre capital x trabalho, a realidade (virtual ou não) é outra.

O "furo" jornalístico perdeu aquele peso lendário; as principais fontes de notícia irradiam de forma autônoma suas "verdades"; a tecnologia não para de obrigar a mídia (e o jornalista) convencional a se adaptar - além de termos em formação uma nova ordem de empregabilidade e renda.

Sucessão estadual

O clima de sucessão estadual ainda não se instalou em Tangará da Serra.

Eleições 2010

A (in) segurança vai ser o grande tema da campanha política de 2010. Anote.

A quem interessar possa

"O sabor da vida depende de quem a tempera."

Lavagem de dinheiro

A cidade de Salvador (BA) vai contar com mais um Laboratório de Tecnologia contra a Lavagem de Dinheiro (LAB-LD). O novo laboratório ficará no Ministério Público da Bahia (MP/BA), mas com a função de atender aos estados de Sergipe, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte.

O Termo de Cooperação para a instalação do laboratório foi assinado pelos procuradores-gerais de justiça das federações envolvidas em solenidade na última quarta-feira. A iniciativa faz parte da agenda da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro para 2010.

A atividade de um LAB-LD é realizada por meio de um conjunto de equipamentos e programas de última geração que, a partir de cruzamento de informações obtidas por investigações e dados fornecidos por fontes parceiras (como polícias, instituições financeiras e os próprios ministérios públicos), possibilitam cruzamentos de dados em tempo recorde para a localização de organizações criminosas.

Consumo de bebida alcoólica

Uma pesquisa realizada na Espanha indica que o consumo diário de bebida alcoólica reduz em mais de um terço o risco de doenças cardíacas em homens. O mesmo estudo também concluiu que as mulheres não têm o mesmo benefício ao consumir bebidas.

Desnutrição x obesidade

O acesso à alimentação está aumentando a estatura das crianças brasileiras. O déficit de altura nas meninas menores de cinco anos, um dos principais indicadores de desnutrição, caiu 85% de 1974 a 2007. Entre os meninos, a redução foi de 77% no mesmo período. Pesquisa inédita Saúde Brasil 2008, do Ministério da Saúde, avaliou o crescimento da população e verificou que, caso o Brasil mantenha o ritmo, a desnutrição será praticamente nula entre 10 e 15 anos.


Porém, isso não significa que, necessariamente, a população está se alimentando de maneira saudável. O mesmo estudo mostrou que o risco de obesidade vem aumentando no país, principalmente entre os jovens do sexo masculino.


Os dados apontam exatamente a mudança no perfil nutricional do brasileiro, de um estado de desnutrição para o sobrepeso. O aumento do risco de obesidade entre os adolescentes alerta para o padrão de alimentação dos jovens, que estão preferindo alimentos mais gordurosos e abandonando as atividades físicas.