14 de dezembro de 2009

Quatro assassinatos em 10 dias

Num espaço de apenas 10 dias, quatro pessoas sofreram tentativa de homicídio e outras quatro foram assassinadas em Tangará da Serra. Essa onda de crime, tem nos assustado.

O último assassinato ocorreu neste domingo 13, por pura banalidade. Rodrigo Fernandes de Oliveira, 29 anos, foi morto em um bar, próximo a uma Universidade. Veja detalhes AQUI

Assim penso

"Quando um estúpido faz algo de que se envergonha, diz sempre que esse é o seu dever."

George Bernard Shaw

Unemat vai lançar novo edital para 9 vagas do mestrado em Ciências Ambientais

A Universidade do Estado de Mato Grosso vai lançar novo edital de seleção para nove vagas que não foram preenchidas no processo seletivo para ingresso no curso de Mestrado em Ciências Ambientais, em 2010. O documento será divulgado a partir de 9 de fevereiro e os critérios de seleção serão os mesmos daqueles definidos no edital 002/2009/PPGCA. Para conhecer acesse http://www.unemat.br/.

Candidatos interessados já podem ir se preparando. O processo de seleção inclui análise de pré-projeto de pesquisa (eliminatória), prova de conhecimento específico (eliminatória), prova de proficiência (classificatória), análise do currículo (classificatória) e entrevista (classificatória). No novo edital, a bibliografia exigida na prova de conhecimentos específicos poderá sofrer alterações.

Neste ano, 36 candidatos concorreram a 15 vagas abertas a portadores de diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento. Entretanto, somente seis pessoas se classificaram para a entrevista. A lista dos aprovados será divulgada nesta sexta-feira (18 de dezembro).

O curso, desenvolvido em Cáceres, possui área de concentração em Meio Ambiente e Sustentabilidade, e está dividido em duas linhas de pesquisa: Gestão Ambiental e Educação Ambiental.

LENTIDÃO

Apesar de o Brasil ser reconhecido em todo o mundo como supostamente o último país a entrar na crise e o primeiro a sair, o desempenho econômico brasileiro se recupera da crise em ritmo mais lento do que se imaginava. De acordo o diário “Folha de S.Paulo”, com a expansão de 1,3% no 3º trimestre, bem abaixo das expectativas, o PIB ameaça fechar 2009 com a primeira queda anual desde o governo Collor.

A quem interessar possa

"Os erros são as margens do descobrimento."

Representantes de sete veículos de comunicação comparecem à Estância Amazonas

Profissionais de sete veículos de comunicação de Tangará da Serra estiveram na Estância Amazonas neste sábado, dia 12.

Foi um dia de descanso e completa tranquilidade para os colegas de imprensa que alí compareceram.

O lugar, um dos mais belos do município, ofereceu o que nós esperávamos. Sombra, água fresca e um bom banho às margens do famoso Rio Sepotuba.

Creio que os colegas representantes da Band, Rádio Pioneira, Jornal de Domingo, Jornal da Cultura, Diário de Tangará e Diário da Serra, O Jornal TGA, além da Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores que ali compareceram, gostaram sobremaneira.

Por falta de recursos financeiros, esse encontro foi realizado com muitas dificuldade. Para início, todos que quisessem comparecer tinham que bancar suas próprias despesas.

Optamos por isso, ao invés de sair pedindo um real aqui e acolá, e, explorar a classe política da cidade. Não solicitamos ajuda financeira de ninguém, exceto, que os comunicadores bancassem suas próprias despesas, como dito.

Nossa postura e modalidade de trabalho à frente da diretoria da ATI será sempre assim: evento dos profissionais de imprensa de Tangará da Serra, será bancado por nós mesmos. Mesmo que isso gere descontentamento em alguém.

Para refletir

"A nossa vida é quase toda um sonho, e sonhamos acordados mais vezes do que dormindo", já dizia Apparicio Torelly.

CIGARROS

Ao acender um cigarro até 30 minutos depois de acordar, o fumante corre mais riscos de desenvolver câncer de pulmão do que aqueles que esperam um pouco mais para dar a primeira tragada. Isso, independentemente da quantidade de cigarros consumidos ao longo do dia.

A conclusão é de um estudo publicado pela Associação Norte-Americana para Pesquisas, conduzido pela Faculdade de Medicina de Penn State, na Filadélfia. A culpa é de uma substância chamada cotinina, produzida quando a nicotina é quebrada pelo organismo e intimamente ligada ao desenvolvimento do tumor pulmonar.

A pesquisa, liderada pelo professor de Saúde Pública Joshua E. Muscat, mostrou que quanto mais cedo se acende o cigarro, mais cotinina é lançada no sangue.

Outra constatação da pesquisa, aqueles que fumam até meia hora depois de acordar chegam a consumir até 70 unidades/dia. Já os que esperam passar 30 minutos, na média, fumam menos de 20 cigarros por dia.

O percentual de fumantes que acende o primeiro cigarro antes de 30 minutos após acordar é bastante alto no Brasil.