13 de fevereiro de 2010

Figurinhas repetidas

O jornalista, analista político e diretor de documentação do Diap Antônio Augusto de Queiroz faz uma previsão pessimista quanto à renovação no Congresso Nacional em 2010. Ele acha que ficará abaixo da média histórica, apesar da decepção e da desilusão de parcela do eleitorado com os deputados e senadores acusados diariamente de prática de corrupção.

Três pontos justificam o pessimismo do jornalista:

1 - quanto maior o índice de candidatos à reeleição, menor é o índice de renovação;

2 - o índice médio de reeleição é superior a 50%; e

3 - o índice médio de recandidatura é da ordem de 80%. Observando esses pontos, é possível entender a escassez de novos nomes na política brasileira. Quem concorre à reeleição, as vantagens são consideráveis. Queiroz cita que os deputados que concorrem à reeleição possuem pelos menos oito grandes vantagens comparativas em relação aos que disputam fora do mandato:

1 - nome e número conhecidos;

2 - serviços prestados;

3 - bases eleitorais consolidadas;

4 - cabos eleitorais fidelizados;

5 - dobradinhas amarradas;

6 - financiadores de campanha certos;

7 - acesso fácil aos veículos de comunicação;

8 - estrutura de campanha, com gabinete e pessoal à disposição em Brasília (DF) e no Estado. O analista acrescenta que, além dos fatores acima citados, “são poucos os nomes que estão fora da política que se dispõem a concorrer a mandato eletivo particularmente para a Câmara. Os custos de campanha e, principalmente, de imagem são enormes.”

Outro ponto observado é que “as vagas não preenchidas por reeleição, em sua maioria, são ocupadas por ex-parlamentares que retornam à Câmara ou por políticos que estavam exercendo outros mandatos, como ex-governador, ex-prefeito, ex-senador, ex-deputado estadual ou ex-vereador, ou por ocupantes de cargos políticos, como ex-ministro, ex-secretário, ex-presidente de estatal etc.”

A análise está perfeita. Realmente, não é possível acreditar que as eleições de 2010 ofereçam “sangue novo”, podendo ser dito, inclusive, que a política brasileira continuará com os seus personagens, devidamente respaldados pelo eleitor. Infelizmente.

Punindo a mídia

O presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, da coalizão de esquerda Frente Ampla, decidiu punir 36 rádios e TVs que desobedeceram à ordem oficial para transmitir, em cadeia nacional, uma propaganda pela revogação da Lei de Anistia.

Venda de mulheres

Quem anda pelos aeroportos do Brasil vai encontrar nos próximos dias uma campanha contra o tráfico. Não o de drogas. O de mulheres. O objetivo é alertar contra um crime tão grave quanto o tráfico de drogas, mas que o público ainda não percebe como um crime grave e muito lucrativo.

Exigência do diploma

Começam as polêmicas sobre exigência ou não do diploma de jornalismo. Na Universidade Federal do Paraná foi aberto concurso para jornalistas.

O edital exigia a apresentação do diploma. O candidato aprovado em primeiro lugar não tinha diploma e recorreu à Justiça.

O pedido de liminar foi negado pela Justiça Federal sob a justificativa de que é opção da UFPR incluir em seus quadros jornalistas com ou sem curso superior, desde que o critério conste no edital.

PARA REFLETIR

"Com as lágrimas do tempo e a cal do meu dia eu fiz o cimento da minha poesia", já dizia Vinícius de Moraes.

USE CAMISINHA

A campanha de prevenção à Aids do Carnaval 2010 lançada pelo Governo Federal é prioritariamente voltada a meninas e jovens gays. Os números mais recentes da Aids no Brasil mostram que, na faixa etária de 13 a 19 anos, a incidência é maior entre as meninas. Já entre os homens, jovens se infectam mais em relações homossexuais.

1ª noite de carnaval atrai centenas de foliões em Tangará da Serra

Imagens da Agência Centro Oeste de Notícias
Bloco da Imprensa participando do "carnaval folia e paz na terra dos tangarás" - Lucélia, Diego, Pâmela e Val
Empresário Zied Coutinho, proprietário do sbt/Tangará e esposa prestigiando o carnaval tangaraense
Prefeito José Jaconias ao lado do secretário de Turismo João Negão, fazem abertura da festa de momo
Blocos fizeram a festa no novo local onde se realiza o carnaval
Centenas de foliões comparecem à primeira noite de carnaval em Tangará da Serra
Banda "Olho d'água" está animando com sucesso carnaval de Tangará da Serra
Vocalista Adriana Seixas da banda "Olho d'água"
Folião em clima de muita animação
A galera fez a festa

Prefeito Jaconias da Silva ladeado pelos blogueiros Dorjival Silva e Diego Soares