8 de março de 2010

Começa vacinação contra gripe suína

Os profissionais da Saúde e indígenas começaram a ser vacinados, nesta segunda-feira (08), contra a Influenza Pandêmica (H1N1), popularmente conhecida como gripe suína. Esse é o primeiro grupo a receber a imunização, que pode reduzir o risco de uma nova pandemia. O calendário nacional foi divulgado pelo Ministério da Saúde, que definiu cinco períodos para a vacinação. A primeira etapa vai até o dia 19 de março.

Em Vitória, a vacina para os profissionais da saúde, que atuam diretamente no enfrentamento da doença, está disponível em 26 unidades de saúde, de 8h às 17h, de segunda à sexta-feira. Os indígenas que vivem em aldeias, como na região de Aracruz, receberão a visita de técnicos municipais. Em todo o Espírito Santo, cerca de 500 postos de vacinação estarão em funcionamento.

Já a segunda etapa vai de 22 de março até 2 de abril em que gestantes, pessoas menores de 59 anos com problemas crônicos, crianças de seis meses a dois anos de idade e a população com faixa etária entre 20 e 30 anos, poderão tomar a vacina.

A terceira etapa acontece de 5 a 23 de abril, para adultos saudáveis de 20 a 29 anos. A quarta etapa vai de 24 a 27 de maio para idosos com problemas crônicos. E na quinta e última etapa, que vai de 10 a 21 de maio, os adultos saudáveis de 30 a 39 anos serão vacinados.

A quinta etapa vai coincidir com a campanha anual de vacinação contra a gripe comum. Nesse período, os idosos serão imunizados para a influenza sazonal, como todos os anos, mas se tiverem doenças crônicas, receberão também a vacina contra a Influenza Pandêmica.

Para receber a vacina, basta procurar a unidade de saúde mais próxima portando um documento de identidade. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), espera que 1,6 milhão de pessoas sejam imunizadas em todo o Espírito Santo. No ano passado, a doença atingiu 132 pessoas no Estado.

Doentes crônicos

Segundo o calendário de vacinação, só ficam de fora da campanha nacional as pessoas com idade entre 40 e 59 anos que não apresentem doenças crônicas. Contudo, a Secretaria de Saúde não definiu a obrigatoriedade de apresentação de laudo médico que comprove a existência da doença. Em tese, isso pode facilitar o acesso à vacina por parte de pessoas não estão classificadas como prioritárias.

A Secretaria de Estado da Saúde afirmou que se ao fim da campanha houver sobra de doses da vacina contra a Influenza Pandêmica, caberá aos municípios definir novas estratégias de vacinação. Nesse caso, o grupo de pessoas que a princípio não é considerado prioritário poderá ser incluído no calendário das unidades de saúde.

Confira o calendário de vacinação:
08/03 a 19/03
- Trabalhadores da área de saúde e profissionais envolvidos na resposta à pandemia;
- Indígenas
22/03 a 02/04
- Gestantes;
- Doentes crônicos;
- Crianças de seis meses a dois anos;
05/04 a 23/04
- População de 20 a 29 anos
24/04 a 07/05
- Idosos com mais de 60 anos (durante a Campanha Nacional de Vacinação ao Idoso);
- Idosos com doenças crônicas;
10/05 a 21/05
- População de 30 a 39 anos.
FONTE: Gazeta On Line.

Projeto prevê prioridade para idosos em processos administrativos

Da Assessoria

O vice-líder do Partido Republicano na Assembleia Legislativa, deputado Wagner Ramos, propôs priorização na tramitação dos processos administrativos em que figurem – como parte ou interveniente – as pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.

Ele alertou que a administração pública continua sofrendo com o volume de processos parados e as partes tendo que suportar desgastes materiais e morais.

Além do benefício, projeto de lei de autoria do parlamentar garante sua extensão em favor do cônjuge, companheiro ou companheira também maior de 60 anos – em caso de falecimento.

“Nosso objetivo é levar aos procedimentos administrativos a tutela já defendida pelo Estatuto do Idoso, inclusive com a criação – pelos entes administrativos públicos – de departamentos exclusivos para tal finalidade.

O idoso é merecedor de tratamento especial para ter sua demanda resolvida por conta de sua perspectiva de vida comparada à tão temida morosidade processual”, observou Wagner Ramos.

A medida traz para o âmbito da administração pública estadual norma estabelecida pela Lei Federal nº 12.008, de 29 de julho de 2009.

Ela regula os processos administrativos estendendo a prioridade na tramitação de processos judiciais e administrativos às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, ou portadora de doença grave.

A lei federal foi publicada no dia 30 de julho de 2009, no Diário Oficial da União. Ela serviu para adequar o Código de Processo Civil (CPC) ao Estatuto do Idoso, de novembro de 2003. (informe publicitário)

Às mulheres

Traz em ti algo soberbo, divino
A beleza que carrega
Suplanta nossas tristezas
E nos faz sempre meninos
Que, a qualquer tropeço
Corremos a seus meigos braços
E os tomamos como nosso berço.

Só vocês, Mulheres são capazes
De nos fazer entender
Que a vida, o mundo e nós mesmos
Sem as suas antinomias,
Tudo uma desgraça seria.

Obrigado!

Robério Barreto

PARA REFLETIR

A PORTA NEGRA

Há algumas gerações atrás, durante uma das mais turbulentas guerras no Oriente Médio, um general persa capturou um espião e o condenou à morte.

O general, um homem de grande inteligência e compaixão havia adotado um estranho costume em tais casos. Ele permitia ao condenado que escolhesse.

O prisioneiro podia enfrentar um pelotão de fuzilamento, ou podia atravessar a "Porta Negra". Um pouco antes da execução, o general ordenava que trouxessem o espião à sua presença para uma breve e final entrevista, sendo seu principal objetivo saber qual seria sua resposta: o pelotão de fuzilamento ou a "Porta Negra".

Esta não era uma decisão fácil e o prisioneiro vacilava e preferia invariavelmente o pelotão ao DESCONHECIDO e aos espantosos horrores que poderiam estar por detrás da tenebrosa e misteriosa "Porta Negra".

Momentos após se escutava o rajar das balas que davam cumprimento à sentença. O general da nossa história, com os olhos fixos em suas bem polidas botas, voltava-se para o seu ajudante de ordens e dizia: "Eis ali o que é o homem, prefere o mal conhecido ao desconhecido.

É uma característica dos humanos temer o incerto. Você vê, eu disse a ele para escolher". - Afinal, o que existe atrás da "Porta Negra"? - perguntou seu ajudante de ordens.

"LIBERDADE" ,respondeu o general, "e poucos têm sido os homens que tiveram o valor de decidir-se por ela...."

Charge do Dia


Autor Néo Correia

Bolsa-Família e eleição (Editorial)

Deu em O Estado de S. Paulo:

Todo incentivo adicional para a criança de família de baixa renda estudar e procurar melhorar seu aprendizado é uma boa ideia, mesmo quando proposto por adversários, admitiu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao avaliar favoravelmente o projeto de lei de iniciativa da oposição que cria um novo benefício, no programa Bolsa-Família, para os alunos de 6 a 17 anos que tiverem bom desempenho escolar. Leia mais AQUI

OAB cancela provas do Exame de Ordem

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) anunciou neste domingo (7) o cancelamento das provas da segunda fase do exame de Ordem, que habilita bacharéis de direito a exercerem a advocacia.

A correção das provas havia sido suspensa na última terça (2) devido a suspeitas de vazamento de gabarito.

O novo exame será realizado no dia 11 de abril. Segundo as denúncias, um candidato teria tido acesso à prova antes de sua aplicação, no dia 28 de fevereiro passado.

O vazamento teria sido da prova prática de Direito Penal. O exame foi aplicado de forma unificada em todo o país.

No total, 18,7 mil candidatos fizeram as provas em 155 locais. Em Osasco, cidade onde teria sido detectada a suposta fraude, 152 bacharéis foram aprovados para a segunda fase do exame.

Saiba mais AQUI.

Ainda bem

Como a vacina contra a gripe suína não será para todos, o governo decidiu facilitar a compra do “Tamiflu” (fosfato de oseltamivir) que serve para prevenir a doença. O medicamento fará parte da lista do Programa Farmácia Popular do Brasil, que contempla os mais carentes com preços acessíveis.

Passagem proibida

Apartir de 3 de julho, nenhum candidato às eleições deste ano poderá participar de inaugurações de obras públicas. O calendário oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgado ano passado estipulava a proibição apenas para candidatos a presidente da República e governador, além dos vices. A extensão da regra a todos os concorrentes - incluindo candidatos ao Senado, a deputados federal e estadual - atende às mudanças estabelecidas na minirreforma eleitoral, aprovada pelo Congresso. Até 3 de julho, porém, a farra de inaugurações vai continuar. Leia mais AQUI

Contribuição para o Dia Internacional da Mulher

Por Marinês Rosa

É sempre oportuno lembrar que o Dia Internacional da Mulher tem origem, é esse mesmo o verbo adequado, ou seja, nasce, no contexto de mulheres operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque, que em 1857 entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas.

Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas.

Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher". De então para cá o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma pelo resto do mundo.


Portanto, para além do enfoque comercial da data vale lembrar que muitas mulheres continuam engajadas em prol de melhores dias.

Em muitos estados, movimentos em defesa dos direitos humanos, movimentos de luta por terra, movimentos diversos de mulheres do campo e da cidade, diversas expressões do feminismo se juntarão enfrentando os conservadores e representantes do sistema de dominação que oprime e explora tais como, as transnacionais beneficiadas com os grandes projetos de desenvolvimento, os latifundiários, expressão mais antiga do patriarcado no país, os fundamentalistas dentre outras formas de opressão dos seres humanos para além do vies de gênero.

Para lembrar um pouco da construção desta data segue um vídeo que apresenta "mulheres que se fazem presentes na história":

http://vimeo.com/5872434.

Um grande abraço ao amigo e em especial a sua esposa e filhinha,

Atenciosamente,

Marinês da Rosa.
(Socióloga/Profa Unemat/Campus de Tangará da Serra).