15 de março de 2010

RESTAURANTE POPULAR: A quem interessar possa

O município de Apodi, uma cidadezinha do interior do Rio Grande do Norte, ganha nesta segunda-feira (15) uma unidade do restaurante popular. Este é o 16º restaurante implantado pelo Governo do Estado. O equipamento foi instalado na rua João Nogueira, 103, Centro. A inauguração está marcada para as 18h30. O restaurante popular de Apodi vai oferecer 500 refeições diárias pelo preço simbólico de R$ 1,00.

Com o funcionamento dos 15 restaurantes, o Governo do Estado realiza um investimento anual de mais de R$ 14 milhões. Além do equipamento de Apodi, que receberá recursos na ordem de R$ 950 mil, mais seis unidades serão inauguradas nas cidades de Mossoró, Macau, João Câmara, Canguaretama, Ceará-Mirim e Santa Cruz, o que vai representar um incremento de quase R$ 9,3 milhões por ano, totalizando um investimento de mais de R$ 23,3 milhões em 2010.

O projeto social tem como finalidade fornecer alimentação saudável à população carente e simultaneamente realizar um trabalho de educação alimentar como propõe as Normas Sanitárias e Recomendações Nutricionais.

De acordo com a nutricionista e coordenadora do Movimento de Integração e Orientação Social (Meios), Vera Barbosa, os cardápios são repassados das empresas para o Meios mensalmente. Nesse tempo, os pratos são analisados para que,diariamente, estejam presentes as 1,5 mil calorias necessárias para alimentação balanceada de um trabalhador adulto.

Nas cidades em que são implantados os restaurantes populares, há um forte movimento na economia local, segundo explica o coordenador operacional de desenvolvimento social da Sethas, Tomaz Pereira de Araújo Neto. “Cada estabelecimento gera, em média, 16 empregos diretos, sendo os funcionários contratados na própria localidade”, disse. “Além disso, os produtos de gênero alimentício a serem oferecidos na composição das refeições, tais como carnes e legumes, são adquiridos na própria cidade”, completou o coordenador. De acordo com Tomaz Neto, a instalação dos novos restaurantes vai contabilizar a criação de 108 novos empregos diretos.

As cidades de Natal (nos bairros de Igapó, Alecrim e Centro Administrativo), Macaíba, Mossoró, Assú (Centro e Frutilândia), Currais Novos, Caicó, Nova Cruz, Parnamirim, São Paulo do Potengi, Pau dos Ferros, Parelhas e Extremoz já foram beneficiadas com a chegada dos Restaurantes Populares. Quando as 22 unidades estiverem funcionando, serão cerca de 21 mil refeições distribuídas por dia.

Restaurante Popular – O projeto Restaurante Popular tem como objetivo fornecer alimentação saudável à população de baixa renda, realizando trabalho permanente de educação alimentar pautado em Normas Sanitárias e Recomendações Nutricionais.

O Programa faz parte das ações da Política Estadual de Segurança e Suplementação Alimentar, que atende às necessidades nutricionais da sua clientela-alvo (comerciantes, trabalhadores das indústrias, ambulantes, desempregados e servidores públicos de baixa renda), somando-se a ações como a do Programa do Leite.

As refeições são elaboradas com valor calórico médio de 1.500 calorias, que atende cerca de 70% das necessidades nutricionais segundo recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).
OBS. Informações da assessoria.

NOTA DO BLOG: Meu Deus, o que os políticos de minha cidade estão fazendo que sequer dão atenção para algo tão importante para uma comunidade? Será necessário esperamos para depois de 2012? Estou dizendo: se vocês que hoje estão com o poder em mãos não lutar pela implantação do Restaurante Popular em Tangará da Serra, alguém certamente não deixará a coisa permanecer assim, depois de 1 de janeiro de 2013. ANOTE ISSO, POR FAVOR!

Mídia eletrônica e twitter nas eleições

A mídia eletrônica será bastante proveitosa para quem souber usá-la na campanha eleitoral. No Brasil, 68,5 milhões de pessoas têm acesso à internet.

É claro que ninguém será eleito apenas com o voto dos webleitores, mas estes podem fazer a diferença, sobretudo difundindo no mundo real o discurso que o candidato ou seu assessor fez na seara virtual.

Twitter – Alguns marqueteiros políticos já começaram a apontar as regras que devem ser seguidas pelos políticos quando do uso do Twitter.

Para eles, a nova ferramenta deve ser usada sobretudo para interação com os usuários.

BANCOS

Vale a pena rever o desabafo da jornalista Salete Lemos em desfavor dos bancos e do governo Lula. Tal desabafo acarretou sua demissão da TV Cultura, há dois anos. Ela foi forte, dura, mas falou a verdade, aquilo que todo brasileiro quer dizer.


VOTO

Diante da fragilidade dos mecanismos de fiscalização e punição existentes no Brasil, cabe ao eleitor votar naqueles candidatos que se apresentarem como os mais propensos a resistir à tentação do ganho fácil. Naqueles que demonstrem interesse em usar o mandato em prol da coletividade. Sei que é difícil encontrar alguém com este perfil, mas não custa nada tentar.

PARA REFLETIR

A DOENÇA MAIS CONTAGIOSA DO MUNDO

Há uma história sobre um fazendeiro que ansiosamente cumprimentava cada novo dia com um ressonante: - Bom dia, bela manhã! Ele morava perto de uma mulher, cuja saudação matutina era sempre igual. - Mais um dia de luta dura. Um era exatamente o contrário do outro. Ele via o positivo, ela o negativo.

O que o deixava satisfeito, à ela deixava descontente. Uma luminosa manhã e ele exclamou: - Olhe que bonito céu! Você viu que amanhecer glorioso? - Ora, ela respondeu. Ficará tão quente que queimará toda a colheita! Durante uma tarde chuvosa, ele comentou: - Isto não é maravilhoso?

Hoje a mãe natureza está dando o que beber ao milho! - E se não parar logo, veio a resposta azeda, vamos nos arrepender por não ter feito seguro contra inundação nas colheitas! Convencido que ele poderia melhorar um pouco aquela atitude endurecida, ele comprou um cachorro notável. Não um vira-lata qualquer, mas o cachorro mais caro, altamente treinado.

O animal era primoroso! Assim ele a convidou a assistir as ações de seu cachorro. - Vá buscar! Ele comandou lançando uma vara em um lago e a vara flutuou. O cachorro, esperto, aguardou que a vara se aproximasse da margem, caminhou pela água e recuperou a vara. - Viu que cão esperto?

O que você acha disto? Ele perguntou entusiasmado e sorrindo. - Hummm, ela carranqueou. Ele não sabe nadar, não é? O pensamento negativo é a doença mais contagiosa do mundo.

JUVENTUDE

Muitos prefeitos justificam que o carnaval, por exemplo, é para atender a juventude. Mentira. O jovem precisa e quer escola, uma profissão e um município organizado que lhe permita sonhar com emprego e viver decentemente.

MÃOS NA CABEÇA

A primeira cota do FPM de março levou à loucura os prefeitos de cidades de menor porte. Muitos deles, pagando precatórios dos devaneios de administrações passadas, viram o cofre seguir vazio. Não entrou um tostão.

Fiquem atentos nos próximos dias!

Não abram nenhuma mensagem e/ou arquivo que fale mal do Lula com o nome " BRASILEIRO IDIOTA", Independente de quem a enviou.

É um vírus que 'abre' uma tocha olímpica que 'queima' todo o Disco rígido do computador. Este vírus virá de uma pessoa conhecida que tem seu nome em sua Lista de endereços.

É preferível receber tantas vezes a mesma mensagem, do que receber o vírus e abrí-lo.

Se receber a mensagem chamada 'BRASILEIRO IDIOTA não a abra e apague do seu computador imediatamente!]

É o pior vírus Anunciado pela CNN e classificado pela Microsoft Como o mais destrutivo que já existiu . Ele foi descoberto ontem à tarde pela McKafee e não existe Anti-vírus para ele.

O vírus destrói o Sector Zero do Disco Rígido, onde as informaões Vitais de seu funcionamento são guardadas.