22 de março de 2010

Empresário tangaraense ministrará palestra em vários estados

O empresário tangaraense Antônio Carlos Cabral Amaral viaja na manhã desta terça-feira (23), para São Paulo, onde ministrará palestra sobre biodiesel e a rota do lixo. De lá, segue para Belo Horizonte, Paraná, retornando novamente para Sampa, onde ministrará mais palestras. Êita homem que trabalhar. Parabéns Cabral!

Rotarianos passam final de semana na cachoeira Salto das Núves

Imagem: Ag. Centro Oeste de Notícias
Um final de semana de muita alegria e descontração para nós que fazamos parte do Rotary Internacional Cidade Alta - Tangará da Serra. Desde sábado, ficamos em completa sintonia no mais belo símbolo turístico do município - Cachoeira Salto das Nuves. Neste domingo levamos nossas famílias para um super almoço naquela simpática Casa.

Clique para a família Franchini

Imagem: Ag. Centro Oeste de Notícias
Um clique especial para esta simpática família: empresário Airto Franchini, sua esposa Marli e os dois filhões. Imagem captada neste domingo (21) na Cachoeira Salto das Nuvens - Tangará da Serra.

INICIATIVA PIONEIRA

O Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI) é considerado em termos de Brasil uma iniciativa inédita no enfrentamento à criminalidade. O projeto articula políticas de segurança com ações sociais.

Outro ponto importante do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania é que ele prioriza, acima de tudo, a prevenção e busca atingir exatamente as causas que levam à violência, sem abrir mão das estratégias de ordenamento social e da segurança pública.

Até o momento, o Pronasci chegou a atingir 150 municípios brasileiros e ao Distrito Federal e a 22 Estados: Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Ótimo mesmo.

Algumas ações previstas no Pronasci são frutos de parcerias com ministérios e secretarias. O Pronasci pretende agir em conjunto com o Programa de Aceleração do Crescimento nas regiões em que houver obras de urbanização para recuperação de espaços urbanos e melhoria da infraestrutura nas comunidades.

O Pronasci também está unido em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, de responsabilidade da Presidência da República. Que o programa obtenha êxito então.

FEDERALIZAÇÃO

Não há dúvidas que a campanha eleitoral deste ano será federalizada. E, em cima deste aspecto importante, haverá um grande movimento favorável aos candidatos, seja lá para qual cargo for, ligados à base do presidente.

A quem interessar possa

"Quem não se faz visto não se faz lembrado"!

Data propõe reflexão sobre utilização deste bem tão precioso

Imagem captada do site Olhar Cristão

Todos concordam que a água é um elemento vital para nossa sobrevivência. Porém, apesar de sua importância, este recurso natural tão precioso está sendo ameaçado pelo desperdício e pela poluição de rios e lagos.

Se a situação continuar nessa proporção desenfreada, a escassez de água poderá se tornar um problema real, de proporções globais.

Para oportunizar um momento de reflexão sobre este bem tão valioso, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou no dia 22 de março de 1992 o Dia Mundial da Água. A data propõe à sociedade uma maior discussão acerca de diversos temas relacionados a este importante bem natural.

De acordo com dados da ONU, apesar de dois terços do planeta Terra serem recobertos por este precioso líquido, apenas 0,008 % do total da água existente em todo o mundo é potável, própria para consumo.

Embora seja abundante, a quantidade de água no planeta permanece constante, enquanto seu consumo aumenta gradativamente, o que poderá resultar em sua escassez num futuro próximo.
A situação é preocupante, principalmente devido ao consumo inconsciente e aos atos prejudiciais às fontes de água. Conforme dados da ONU, cada brasileiro gasta, em média, 200 litros de água por dia, um volume cinco vezes maior que o recomendado pela Organização.

O problema ainda tem outro agravante: boa parte das fontes desta água, como rios, lagos e represas, esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem.

Diante da atual situação de tratamento deste bem vital, este Dia Mundial da Água surgi como uma oportunidade de criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.

Mesmo não tendo força o suficiente para solucionar o problema em todo o mundo, cada cidadão pode tomar atitudes no dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural.

Confira algumas dicas para economizar água

Procure não tomar banhos demorados - Cinco minutos no chuveiro são suficientes para um bom banho.

Escove os dentes com a torneira fechada - Abra-a apenas para enxaguar. O mesmo vale para o momento de fazer a barba.

Não use a privada como lixeira ou cinzeiro e nunca acione a descarga à toa - Ela gasta muita água. Uma bacia sanitária com válvula com o tempo de acionamento de 6 segundos gasta 10 litros de água.

Ao lavar a louça, primeiro limpe os restos de comida dos pratos e panelas com esponja e sabão - Só depois abra a torneira para molhá-los. Ensaboe tudo que tem que ser lavado e então abra a torneira novamente para novo enxágue.

Junte bastante roupa suja antes de ligar a máquina ou usar o tanque - Não lave uma peça por vez.

Caso use lavadora de roupa, procure utilizá-la cheia e ligá-la no máximo três vezes por semana -. A lavadora de roupas com capacidade de 5 quilos gasta 135 litros. O ideal é usá-la somente com a capacidade total.

Se na sua casa as roupas são lavadas no tanque, deixe as roupas de molho e use a mesma água para esfregar e ensaboar - Use água nova apenas no enxágüe. E aproveite esta última água para lavar o quintal ou a área de serviço.

Use um regador para molhar as plantas ao invés de utilizar a mangueira - Ao molhar as plantas durante 10 minutos o consumo de água pode chegar a 186 litros.

DIREITO

Entre os dias 1º de abril e 31 de maio estarão abertas as inscrições para a IV edição do concurso, promovido pelo Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (Cesa), com o tema "Ensino Jurídico no Brasil: Críticas e Sugestões".

O concurso é aberto a estudantes, a partir do 2º ano, que cursam Direito em faculdades reconhecidas pelo MEC.

Os interessados devem enviar a monografia impressa e em versão eletrônica para a sede do Cesa (rua Boa Vista, 254, 4º andar. CEP: 01014-907). Mais informações no www.cesa.org.br .

VACINAÇÃO...

Começando hoje a segunda etapa de vacinação contra a gripe H1N1. Gestantes, crianças de seis meses a menores de dois anos e doentes crônicos (exceto idosos) serão imunizados até dia 2 de abril.

O público esperado é de cerca de 20,3 milhões de pessoas. A meta é imunizar pelo menos 80% dessas pessoas. Os estados, em parceria com os municípios, são responsáveis por divulgar os locais e os horários de vacinação. Em todo o país, são mais de 36 mil salas de imunização.

As crianças receberão uma dose dividida em duas vezes. A segunda meia dose será administrada 30 dias após a primeira. Se a criança completar seis meses depois do dia 2 de abril, também poderá ser vacinada normalmente.

TESAURO

Desenvolvido para padronizar as informações tratadas nos diversos bancos de dados, um novo serviço já está disponível no site do Supremo Tribunal Federal (www.stf.jus.br), mais precisamente na consulta de jurisprudência, veio para facilitar a pesquisa de julgamentos da Corte.

O "Tesauro" permite a padronização dos termos de pesquisa, relacionando temas afins, tornando assim mais completa a busca de decisões tomadas pelo STF.

O "Tesauro" não é um dicionário, muito menos uma lista de sinônimos. Ele é uma lista de palavras com significados semelhantes, dentro de um domínio específico do conhecimento, sendo restrito a um determinado usuário que domine essa linguagem.

O "Tesauro" funciona como um dicionário de ideias onde o objetivo é justamente mostrar as diferenças mínimas entre as palavras e ajudar o escritor a escolher a palavra exata.

Por exemplo: se alguém procura decisões que falem de "crime", todas as expressões que envolvam esta palavra serão apresentadas ao usuário durante a consulta.

Se, na verdade, ele procurava pelo tema "autoria de crime", a expressão será apresentada ao pesquisador, dentre outras expressões técnicas possíveis, como: crime doloso, crime culposo, crime tentado, etc.