30 de março de 2010

Reunião assegura a Brasnorte elevação de categoria no ZSEE

Da Assessoria

Parte do município de Brasnorte teve reconhecido na tarde desta terça-feira (30), na Assembleia Legislativa, seu potencial econômico e condições suficientes para desenvolver a economia local de forma sustentável. Esse status assegurou sua inclusão na Categoria 1 do Zoneamento Sócio-Econômico Ecológico de Mato Grosso.

A alteração foi possível em reunião promovida pelo deputado Wagner Ramos (PR) – entre representantes do setor produtivo e lideranças políticas com o presidente da Comissão do ZSEE, deputado Dilceu Dal’Bosco (DEM) – atendendo pedido do prefeito republicano Mauro Rui Heisler, daquele município.

Com a mudança, algumas regiões de Brasnorte deixam de ser consideradas “áreas que requerem readequações dos sistemas de manejo”, referentes à Categoria 2 – onde estavam enquadradas. Agora, elas integram o grupo das “áreas com estrutura produtiva consolidada ou a consolidar em área de predomínio agrícola”.

“Essa articulação dos representantes de Brasnorte foi fundamental porque conseguiu mostrar que as áreas remanejadas dentro do Zoneamento são potencialmente agricultáveis”, observou Wagner Ramos. No Ofício nº 113/GP/2010, em que pediu a reunião ao parlamentar, Heisler disse que – com a mudança – Brasnorte terá garantido seu desenvolvimento de forma ordenada e sem comprometer o futuro dos produtores que contribuem com o crescimento da região.

Segundo Dal’Bosco, pela Assembleia o projeto do Zoneamento está pronto para ser votado e só depende do governo.

Conhecendo a APAE

O blogueiro ladeado pelos principais líderes da APAE de Tangará da Serra

Atendendo convite da Diretoria, investi quase duas horas de meu restrito tempo, nesta segunda-feira (29), no conhecimento da APAE de Tangará da Serra.

Há seis anos morando nesta cidade, jamais imaginei que o trabalho desenvolvido por aquela entidade, fosse da grandeza que vi. Algo extraordinário.

Um trabalho digno de reconhecimento e apoio de todos os cidadãos e cidadãs que habitam nesta urbe amada por todos.

De parabéns, meus amigos, presidente Rubens Jolando e o diretor Henrique Pauletti, funcionários, e todas as pessoas que contribuem para a nobreza desse tão belo projeto social.

IDHEAS: projeto “caminhada para vida” melhora a vida dos participantes

Participantes do projeto na localidade da Grande Vila Esmeralda

Agência Centro Oeste

Com o objetivo de proporcionar melhor qualidade de vida à comunidade, o Instituto de Desenvolvimento Humano, Econômico e Ação Social (IDHEAS) vem desenvolvendo desde o dia 19 de fevereiro, o projeto social “Caminhada pela Vida”.

Atendendo atualmente aproximadamente 400 pessoas das 10 Unidades de Saúde da Família (USF), o projeto tem contribuído com informações, através de palestras e melhores condições de vida para os participantes.

A enfermeira Juliana Herrero, coordenadora das Unidades de Saúde da Família, disse que houve preocupações também com as condições que essas pessoas praticavam as caminhadas, a maioria delas, sem calçados.

“Além de ser perigoso andar nas ruas com os pés desprotegidos por causa dos pequenos acidentes que podem acontecer, a realização da atividade física sem o uso do calçado adequado (tênis) poderia provocar problemas na articulação e contusões” diz ainda Juliana Herrero.

Para solucionar o problema, o IDHEAS fez a doação de 350 pares de tênis e 500 camisetas para os inscritos no programa.

Quem ficou feliz com a doação o aposentando José Inácio, 69 anos de idade. ““Agora posso até tropeçar, que não vou machucar meu dedo que nem eu fiz no ano passado” relata sorrindo.

Os encontros desse grupo, especial para a saúde de Tangará da Serra, são realizados todas as sextas feiras, a partir das 7 horas, nas 10 USF’s localizadas nos diferentes bairros e setores da cidade.

De acordo os especialistas, as atividades físicas que vêm sendo praticadas por essas pessoas, maioria da terceira idade, ajudam a evitar hipertensão, controla o diabetes, diminui a obesidade, e ainda melhora a auto-estima.

Na sexta-feira, 26, aconteceu o encontro mensal do projeto “Caminhada para a Vida” onde reuniu centenas de pessoas na USF do bairro Vila Goiânia.

Governo vai implantar controle de pesagem em quatro MTs e uma BR

Da Assessoria

Pelo menos cinco rodovias que cortam Mato Grosso – as MTs 246, 343, 358, e 170, e a BR 364, que cobrem o percurso de Jangada até Castanheira – serão alvo de estudos, pelo governo, para implantação de controle de pesagem de veículos.

A garantia foi dada ao deputado Wagner Ramos (PR) pelo secretário de Estado de Infraestrutura, Vilceu Marcheti, em resposta a pedido para tratamento sem distinção no trânsito de produtos da capital e do interior. Há poucas semanas, o parlamentar disse ao governador Blairo Maggi e a Marcheti considerar “injusto e desleal” o modelo de pesagem que existe no posto próximo ao trevo Cuiabá/Jangada, 82 km da capital, pela rodovia BR-163/364.

Naquele posto é controlado o peso dos veículos que trafegam apenas do médio norte rumo à capital. Na ocasião, o parlamentar pediu a instalação de uma segunda balança no local para controle e fiscalização dos veículos que partem de Cuiabá para aquela região. “O governo já tem projeto de alargamento de plataforma para permitir a pesagem de caminhões que trafegam nos dois sentidos, naquele posto”, disse o titular da Sinfra.

Ele também informou a Wagner Ramos que, ainda durante 2010, o governo vai incluir no contrato de restauração o pedido feito pelo parlamentar. “Nosso propósito é que todos possam ser tratados com igualdade e que os mercados trabalhem com uma concorrência leal, de igual pra igual.

A atual discrepância é gritante e prejudica muito os empresários e o mercado do médio norte mato-grossense”, comemorou o vice-líder do PR na Assembleia Legislativa.

Sem comentários

A Globo escolheu o padre Fábio de Melo como melhor cantor do Brasil em 2009, e classificou como melhor música “Você não vale nada, mas em gosto de você”. Sem comentários.

Dilma Rousseff

Dilma Rousseff vai deixar a Casa Civil da Presidência da República. Mas, o seu PT vai compensar a perda salarial lhe pagando todos os meses 17 mil e 800 reais.

Além disso, o PT lhe proporcionará uma equipe de cinco assessores, cada um deles recebendo mensalmente 11 mil reais.

Mais: o PT ainda vai alugar um táxi aéreo para ficar à disposição de Dilma às 24 horas de cada dia.

Armando Nogueira

O jornalismo brasileiro ficou mais pobre na manhã de ontem com a morte do grande Armando Nogueira. Dono de um dos mais belos textos do jornalismo brasileiro, Armando Nogueira tinha 60 anos de uma brilhante carreira. Durante muitos anos comandou o jornalismo da Rede Globo de Televisão. Apaixonado por esportes, em especial o futebol, Armando é autor de diversos livros sobre o assunto. Há dois anos lutava contra um câncer no cérebro.

CERVEJA

O mercado brasileiro de cerveja cresceu 5,24% em 2009 e superou a Alemanha no ranking mundial. Depois de grandes dificuldades enfrentadas em 2008, ano em que a crise pressionou vários setores da economia brasileira, incluindo o setor cervejeiro, as empresas conseguiram superar as dificuldades rumo à retomada de crescimento do setor.

Fatores como o verão de altas temperaturas e aumento da renda imediata no bolso do consumidor brasileiro alavancaram o setor. O atual volume coloca o Brasil em quarto lugar no ranking mundial, passando a Alemanha e ficando atrás apenas de China, Estados Unidos e Rússia.

Prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes

De olho na projeção internacional do Brasil e no crescimento do turismo deste ano, o ministro do Turismo (Mtur), Luiz Eduardo Pereira Barretto Filho, e o reitor da Universidade de Brasília (UNB), José Geraldo de Souza Júnior, apresentam ontem as metas e investimentos para o Projeto Nacional de Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo de 2010.

O objetivo é impulsionar o Projeto, com novas ações a serem adotadas em todo o Brasil, além de aumentar o número de parceiros e formar mais multiplicadores a partir de 2010.

Há ainda ações a serem elaboradas de olho na realização de dois grandes eventos mundiais: Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016, os quais o Brasil será a sede.

A estimativa é de que com esses dois eventos haja um aumento de cerca de 600 mil turistas no Brasil, o que exige uma mobilização de muitos setores do governo federal e da sociedade.

De acordo com a Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), há mais de dois milhões de meninas e meninos vítimas de redes de exploração sexual, entranhadas na cadeia produtiva do turismo em todo o mundo.

No Brasil, a situação é considerada crítica em muitas capitais litorâneas, onde essas redes criminosas atuam impunemente.