7 de abril de 2010

Secretário de saúde de Tangará está preso em Cuiabá

O secretário municipal de saúde de Tangará da Serra, Mário Lemos de Almeida está preso na superintendência da Polícia Federal em Cuiabá.

O político foi detido às 6h, desta quarta-feira 07, em sua casa, em um dos bairros de classe média desta cidade pela Operação Hygeia desencadeada em Mato Grosso, noutros três estados e no Distrito Federal.

A prisão de Mário é temporária. Mas, não temos nenhuma noção do que significa esse período.

Tangará da Serra viveu um dia atípico nesta quarta-feira. A comunidade está bastante revoltada com o que viu acontecer no município nesta data.

A verticalização ainda é polêmica

Por Rubney Brito

Desde sua criação por lei da justiça federal, em 1997, a verticalização partidária exige que as siglas atuem em comunhão nas eleições presidenciais e estaduais, como é o caso das eleições majoritárias de 2010.

No entanto, a polêmica sobre as alianças nos Estados ainda é o centro das atrações nos possíveis palanques partidários armados para as eleições deste ano em todo o país.

Passada a fase para a escolha dos pré-candidatos ao governo de Mato Grosso, por exemplo, nos deparamos com as incertezas das indicações dos candidatos a vice-governador nas chapas majoritárias, ou seja, Silval Barbosa (PMDB), Wilson Santos (PSDB) e Mauro Mendes (PSB).

É sabido que, o vice para esses pretensos candidatos a governador deve ser indicado de partidos aliados, que também devem tomar cuidado com a regra da legislação eleitoral: a verticalização dos partidos.

O mais evidente no momento é o caso do PSB local. A agremiação ainda não afinou seu projeto de candidatura de Mauro Mendes com as diretrizes do PSB nacional, que deve seguir com o PSDB nacional, numa clara obediência à verticalização partidária.

Na verticalização, o eleitor vota no presidente da República, e, neste caso, ele é ainda obrigado a votar em um candidato do mesmo partido no governo do estado. Sem a verticalização, o eleitor pode, por exemplo, votar no PSDB e apoiar o PT de Dilma para presidente. Mas o PT não precisa, obrigatoriamente, apoiar o PSDB em Mato Grosso.

Por enquanto, o PMDB e o PSDB, ao que parece, ainda não estão mergulhados nesse conflito partidário. Correndo por fora, o PP tem à frente o deputado estadual José Riva e os federais, Pedro Henry e Eliene Lima. Os progressistas não têm candidatura própria nacional e nem estadual e fazem parte dos partidos aliados do PT e do PR aqui no estado.

Riva já adiantou na mídia que, apesar das resistências na articulação política, não veta ninguém e afirma que o PP está aberto para negociações com todos os pré-candidatos. Por outro lado, as iniciativas municipalistas de Riva credenciaram o PP junto ao PMDB de Silval Barbosa, PSDB e até o DEM na possibilidade de aglutinarem forças em direção ao Palácio Paiaguás.

Sem se preocupar com a verticalização, o PP pode fazer a diferença nas eleições deste ano. A liderança do deputado José Riva comprova qualquer projeção no atual contexto político. Sem dúvida que o PP será o fiel da balança em 2010.

O PRP, por sua vez, também vive uma situação tranquila estadual e nacionalmente. A sigla atua com o PT, PMDB e demais siglas em apoio ao governo federal que tem candidatura própria. As candidaturas do PRP são apenas para os cargos de deputado estadual e federal.

Portanto, é bom que as agremiações fiquem atentas às articulações de apoio aos pré-candidatos à majoritária estadual.

Rubney Brito é bacharel em Direito e presidente regional do PRP

07 de Abril de 2010 – DIA DO JORNALISTA

Neste 07 DE Abril, Dia do Jornalista brasileiro, tenho a satisfação de compartilhar com todos os profissionais de Comunicação de Mato Grosso a felicidade de ter vivido intensamente a experiência dessa profissão que se mantém acesa em mim.

Aproveito a data para reproduzir – a título de reflexão acerca de quando tudo começou para cada um de nós – o primeiro texto escrito como profissional por um jornalista baiano, para seu convite de formatura.

(...)

“Quatro anos. Esse foi o dead line do meu sonho. Quando começava um curso superior, repletos de dúvidas, chegava a prática jornalística exigindo – logo de cara – que eu soubesse “o quê?, quando?, onde?, como?, quando? e o por quê?” de tudo nesse mundo. Só que eu ainda não tinha certeza nem sobre mim mesmo.

Depois, aprendi a ordem dos textos. A pirâmide tem que ser invertida, mas era preciso reverter o nosso rumo e amadurecer de vez! Como nos critérios de “noticiabilidade” (Teorias do Jornalismo), descobri o que é realmente importante e que – se notícia velha não vende jornal, a vida também seleciona o tempo que as coisas devem durar.

Como na melhor das entrevistas ping-pong, fui preenchendo meus espaços vazios com respostas que um novo "arcabouço teórico" nos dava. Decidi criar e moldar meu próprio perfil para deixar, pouco a pouco, de ser aquilo que sonharam para mim e me tornar o que quero realmente ser.

Minha vida ganhou novas manchetes e, ao mesmo tempo, críticas severas. Mas, há outra forma de crescer? Finalmente, entendi a importância de ouvir os dois lados da história, de ser ético e objetivo, e de buscar o mito da imparcialidade. Percebi que um texto – assim como a vida – é feito de detalhes: uma virgula fora do lugar pode fazer toda a diferença, mas que tudo só termina quando for colocado o ponto final na última sentença.
(...)

Parabéns a você e a todos
os jornalistas do nosso querido Mato Grosso ! ! !

Deputado Wagner Ramos (Vice-líder do PR na AL-MT)



Charge do Dia

Autor: Néo Correia

Assim penso...

"A sabedoria não se transmite, é preciso que nós a descubramos fazendo uma caminhada que ninguém pode fazer em nosso lugar e que ninguém nos pode evitar, porque a sabedoria é uma maneira de ver as coisas."

Marcel Proust

Transparência obrigatória começa a vigora em maio

Os municípios devem divulgar informações da execução orçamentária e financeira em tempo real, em meios eletrônicos de acesso público.

A medida foi estabelecida pela Lei Complementar 131/2009, conhecida como Lei da Transparência, que acrescentou este dispositivo à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) 101/2000. A determinação se aplica a todos os entes da federação – União, Estados, Distrito Federal e Municípios – e entrou em vigor dia 28 de maio de 2009.

De acordo com o texto da lei, os prazos para o cumprimento da determinação será: um ano para a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios com mais de 100 mil habitantes; dois anos para os Municípios que tenham entre 50 mil e 100 mil habitantes e quatro anos para os Municípios que tenham até 50 mil habitantes.

Para os Municípios com mais de 100 mil habitantes, o prazo encerra agora em maio, alerta a Confederação Nacional de Municípios (CNM).

A CNM relembra que as 273 prefeituras devem atender às normas dentro do prazo para evitar sanções como, por exemplo, serem impedidos de receber as transferências voluntárias de recursos públicos.

Além disso, com base no artigo 23 da LRF, o Município pode ser impedido de contratar operações de crédito, ressalvadas as destinadas ao refinanciamento da dívida mobiliária e as que visem à redução das despesas com pessoal, como determina a Lei. Com informações da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Sejamos educados

Atenção transgressores das regras da boa convivência e do respeito: quando se depararem com estacionamento exclusivo para idosos e cadeirantes tenham bom senso, sejam educados e civilizados e obedeçam, não fiquem a ocupar as vagas que não lhes pertencem.

NADA CONSTA

É igualzinho àquele "nada consta" que o cidadão paga no Detran. Ele paga para o órgão lhe fornecer uma certidão de que ele não deve nada ou que tenha qualquer multa a pagar. Pode?

BANCOS

Está cada dia mais difícil a gente entender os extratos bancários. Agora os insaciáveis estabelecimentos começaram a debitar na conta dos seus clientes uma taxa porque estes não obtiveram no decorrer de todo o período de um mês qualquer débito em sua conta. Débito por que não teve débito.

Avatar brasileiro

"Chico Xavier - O Filme" já está sendo chamado de "O Avatar brasileiro". Sabem por quê? Ele se tornou recordista nacional de público no primeiro fim de semana alcançando a casa dos 600 mil espectadores. Ele começou sendo exibido em 373 salas de cinema em todo o Brasil.

EMPREENDEDORISMO

O Brasil ficou em sexto lugar no mundo em empreendedorismo em 2009, com 15,3% da população, o equivalente a 18,8 milhões de pessoas, fazendo parte da Taxa de Empreendedores em Estágio Inicial (TEA) - negócios com menos de 42 meses de existência.

A taxa registrada ficou acima da média histórica do país que é de 13%. Em 2008, a TEA ficou em 12%.

Os dados constam da décima edição da pesquisa Global Entreperneuship Monitor - GEM, que mede o nível de empreendedorismo em diversos países, realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP).

No ranking dos países, o primeiro colocado é a Colômbia, com 22%, seguido do Peru, que tem 21%. O terceiro país mais empreendedor é a China, que obteve o índice de 19% em 2009. A pesquisa foi divulgada ontem em São Paulo. (Informações da Agência Brasil)

Governo vai priorizar laboratório de informática em escola de Tangará

“A Informática na escola vai gerar benefícios e também contribuir para as inclusões social e profissional dos estudantes”, disse Wagner Ramos

Um projeto para implantação de laboratório de Informática na Escola Estadual Marechal Cândido Rondon, em Tangará da Serra, foi incluído pelo governo na “lista de prioridades” da Secretaria de Estado de Educação. O pedido foi feito pelo vice-líder do PR na Assembleia Legislativa, deputado Wagner Ramos, pelo Ofício nº 0065/2010/GAB WR, de 15 de março último.

“Certamente, o uso da Informática irá promover inúmeros benefícios a todo o corpo escolar daquela instituição. Igualmente, a mudança – a partir da adoção dessa ferramenta – vai contribuir diretamente nas inclusões social e profissional dos estudantes”, assegurou o parlamentar. O comunicado da inclusão do projeto nas prioridades da Seduc foi feito pelo Ofício nº 648/2010-GAB/SEDUC/SEE, de 30 de março – exatos 15 dias após a solicitação de Wagner Ramos.

“Essa escola passou por recente estadualização, de acordo com o Decreto nº 2102/2009. Por esse motivo, ela ainda não dispõe de um laboratório de Informática. Acolhemos o pedido, que já foi incluído na lista de prioridades desta secretaria”, afirmou o então secretário de Educação, Ságuas Moraes, pouco antes de deixar o cargo.

Prefeitura funcionou normalmente nesta tarde

Apesar da devassa feita pela Polícia Federal na prefeitura de Tangará da Serra na manhã desta quarta-feira 07, o funcionamento fluiu normalmente à tarde.

Ausência apenas, do prefeito petista José Jaconias da Silva que deve estar com o juízo fervendo em mais este tão delicado momento porque passa nosso município.

São muitas explicações que precisam ser dadas. Não só para imprensa e Polícia Federal. Penso que difícil missão será explicar tudo que está acontecendo para a sociedade.

Tangará da Serra não merece tanta dor e vergonha.

Hoje, por certo, seremos mais uma vez notícia internacional por causa de mais uma possível pisada na bola dos administradores da cidade.

É lamentável!

Dia do Jornalista

Em hipótese alguma poderia esquecer o Dia 7 de Abril, data em que se celebra no Brasil o Dia dos Jornalistas.

De maneira especial porque, nesta primeira semana do mês, celebro 20 anos de atuação ininterrupta no Jornalismo.

Aproveito a data para dizer aos meus colegas jornalistas de todo Brasil que me sinto realizado nesta área profissional escolhida.

A profissão está misturada à minha vida de tal forma que nem sei explicar.

Por isso mesmo, nem de longe penso em pendurar as chuteiras.

Parabéns para todos os profissionais de imprensa de Tangará da Serra e do Mato Grosso.

Polícia Federal cumpre mandados de prisão, buscas e apreensões em Tangará da Serra

Prefeito Jaconias da Silva condece entrevista para esclarecer presença da PF

A Polícia Federal realiza uma varredura na manhã desta quarta-feira (07), na prefeitura de Tangará da Serra para apurar possíveis índicios de irregularidades apontados recentemente pela Controladoria Geral da União (CGU).

O secretário municipal de Saúde, Mário Lemos de Almeida, está detido desde o início da operação, batizada de Hygeia, com a finalizade de combater fraudes em licitações.

Agora a pouco o prefeito em exercício José Jaconias da Silva (PT) concedeu entrevista coletiva à imprensa local para explicar o que ainda está ocorrendo na cidade.

Por conta da operação desencadeada pela PF em Tangará da Serra, a prefeitura ficará de portas fechadas durante todo este dia.

À imprensa, Jaconias disse que está tranquilo e que colocou toda a estrutura da administração para colaborar com a ação da Polícia Federal.

OPERAÇÃO HYGEYA - Até o momento a Polícia Federal já prendeu 22 pessoas nesta operação desencadeada no estado de Mato Grosso.

Em Cuiabá, Tangará da Serra; Cáceres, Pontes e Lacerda; Sinop; Canarana e Santo Antonio do Leverger a Polícia Federal cumpre 26 mandados de prisão e 59 de busca e apreensão.

Nas cidades de Sinop, Pontes e Lacerda e Cáceres foram cumpridos mandados de busca e apreensão.

O rombo comprovado pela CGU por meio de auditorias preliminares é de um desvio de pelo menos R$ 51.127.692,40 em obras e serviços pagos e não executados, porém, o valor pode chegar aos R$200 milhões.