24 de maio de 2010

Pré-candidatura de Airto Franchini cada vez mais consolidada

O empresário tangaraense Airto Luiz Franchini está com sua pré-candidatura a deputado estadual cada vez mais consolidada. É uma pré-candidatura que conta com apoio dos principais líderes políticos de sua sigla, o Partido Progressista.

Ministério Público oferece denúncia contra 17 envolvidos na operação Hygeia

O Ministério Público Federal ofereceu na última sexta-feira (21), denúncia contra 17 pessoas envolvidas no esquema de desvio de verbas da Fundação Nacional de Saúde, investigado pela Polícia Federal na operação Hygeia.

Os denunciados são pessoas ligadas à Oscip Idheas e funcionários públicos de Tangará da Serra. Eles foram denunciados por formação de quadrilha, apropriação de dinheiro público, dispensa indevida de licitação e uso de documento falso.

A operação Hygeia foi deflagrada pela Polícia Federal em cooperação com a Controladoria Geral da União no dia 4 de abril. Foram expedidos 76 Mandados de Busca e Apreensão e 35 mandados de Prisão Temporária nos Estados de Mato Grosso, Rondônia, Goiás, Minas Gerais e Distrito Federal. TVCA

PM prende suspeitos de assassinarem Renatinho do Pesqueiro Piracema

Com muita tristeza registro a morte prematura do empresário tangaraense Renato da Silva Molin Junior, 24 anos, por volta das 6h30, desta segunda-feira, 24.

Renatinho, como era chamado por todos nós seus amigos, foi encontrado morto com um disparo de arma de fogo na cabeça no porta malar de seu veículo, um Eco Esporte, capotado na Rodovia MT 243, nas proximidades da cidade de Porto Estrela.

PRESOS - Agora a pouco um canal de televisão local informou que a polícia militar da cidade de Barra do Bugres prendeu quatro suspeitos de praticarem o crime. Um deles, teria confessado que foi o autor do disparo que tirou a vida de Renatinho.

PIRACEMA - Em Tangará da Serra, Renatinho e seu pai Renato Molin administravam o famoso Pesqueiro Piracema localizado numa área rural por atrás do campus da Unemat.

A Cara do PRP de Tangará da Serra VIII

INFORME PUBLICITÁRIO
Jovem de sucesso em Tangará da Serra, a estudante Vanessa Vilela assinou ficha de filiação no Partido Republicano Progressista - PRP de Tangará da Serra, desde o ano de 2009.

Servidor público municipal, o segurança Divino Araújo assinou ficha de filiação no Partido Republicano Progressista - PRP de Tangará da Serra em meados do ano de 2009.


Jovem talentoso. Casado. Estudante e profissional gesseiro. Adegmar Cleiton de Almeida Amaral filiou-se neste ano ao Partido Republicano Progressista - PRP de Tangará da Serra.


Concluinte do ensino médio. Especial. Pedro de Souza Santos também assinou ficha de filiação ao Partido Republicano Progressista - PRP de Tangará da Serra neste ano.

VEJA OUTRAS PESSOAS ILUSTRES DE NOSSA CIDADE QUE TAMBÉM FAZEM PARTE DO PARTIDO REPUBLICANO PROGRESSISTA - AQUI

Diagnóstico precoce de depressão infantil só depende do governo

Aprovada pela Assembleia, a matéria vai passar agora pelos crivos da Procuradoria Geral do Estado e da Secretaria de Estado de Educação

Mato Grosso conquistou na Assembleia Legislativa a oportunidade de fazer um enfrentamento antecipado e direto ao transtorno depressivo infantil. Ele é considerado a principal doença do século e afeta aproximadamente oito milhões de crianças só na América do Norte, onde são feitas as principais pesquisas.

A matéria (PL nº 461/09) já chegou ao governo aprovado em segunda e última votação, pela AL, e vai passar pelos crivos da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Ela cria centros especializados, integrados com todas as escolas da rede estadual do Ensino Fundamental, para diagnosticar precocemente a depressão nessa faixa etária.

O objetivo do autor da proposta – o vice-líder do Partido Republicano na AL, deputado Wagner Ramos – é que, com essa estrutura, o Estado ofereça à população condições para diagnóstico da depressão infantil ainda em seu estágio inicial e tratamento psicológico para a criança e seus familiares.

Estudos científicos comprovam que o Transtorno Depressivo Infantil é uma perturbação do humor capaz de comprometer o desenvolvimento da criança ou do adolescente e interferir em seus processos de maturidades psicológica e social.

A queda do rendimento escolar quase sempre acompanha o transtorno por falta de concentração e de motivação, perda do interesse pelas atividades e pensamento lento.

“O melhor meio para detectar uma depressão infantil é a observação em casa e na escola tentando identificar seu tipo e os fatores que o provocaram, manter diálogo constante com a criança e procurar ajudas médica e terapêutica para tratamento e diagnóstico diferencial”, alertou o parlamentar.

A depressão pode interferir de maneira significativa na vida diária, nas relações sociais e acadêmicas, e no bem-estar geral da criança e do adolescente, podendo até levar ao suicídio. Da Assessoria Parlamentar (INFORME PUBLICITÁRIO).

Convenção para homologar Wilson candidato ao Governo será dia 19; PP é meta

Em reunião a portas fechadas realizada na manhã desta segunda-feira, PSDB, DEM e PTB definiram a data da convenção para homologar o ex-prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB), como candidato do grupo ao Governo do Estado. O encontro será no dia 19 de junho, das 8h00 às 19h00, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. Leia mais AQUI

Extensão de minha vida

Prestes a completar 16 anos, minha filha Susan Silva se prepara arduamente para encarar seu primeiro vestibular. Concorrerá a uma vaga do curso de Biologia Marinha pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Vai que é sua Susinha!

Lembrando a luta pelo aeroporto de Tangará da Serra

“Aeroportos são como abelhas, pois assim como elas polinizam as flores, os aeroportos polinizam o desenvolvimento”.

A frase é de um autor não identificado, mas pode ser usada de forma justa e perfeita para delatar a situação do futuro Aeroporto de Tangará da Serra. Há mais de duas décadas a luta por um aeroporto regional marca a história, mas não sai do papel. De Antônio Carlos Cabral Amaral

Ministério da Educação cria 'Enem' para professores

O Ministério da Educação (MEC) instituiu nesta segunda-feira (24) o Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente. O ministério pretende realizar a primeira prova em 2011. Na primeira edição, poderão participar educadores dos primeiros anos do ensino fundamental (1º ao 5º ano) e da educação infantil. Saiba mais AQUI

PT rachado

PT de mãos dadas com Blairo e Silval

Dos 244 delegados petistas com direito a voto, 153 votaram neste domingo, pelo apoio ao governador Silval Barbosa. 85 defenderam apoio a pré-candidatura a governador do empresário Mauro Mendes (PSB). Já seis delegados anularam o voto. O PT de Mato Grosso está rachado literalmente.

Eles pecam, o eleitor paga


Pior. Não valerá também para quem for condenado depois da data de registro, já que nos julgamentos, a Justiça Eleitoral costuma analisar a situação do candidato apenas na data da inscrição. Cassá-la posteriormente é dificílimo. Estranho costume esse. Nem considera a hipótese de proteger o eleitor e acaba por estimular a impunidade.

Ainda no âmbito judicial, as punições irrisórias aplicadas aos que descumprem a lei são mais uma afronta ao eleitor. Por campanha antecipada, o presidente Lula já recebeu quatro multas e sua candidata Dilma Rousseff outras duas. Como nada mais acontece, o baixo valor – as seis juntas somam R$ 40 mil – incentiva a dupla a continuar no mesmo tom, desafiando a Justiça e, de quebra, desrespeitando o eleitor.

O descaso não é novidade. O eleitor só adquire alguma importância nos anos pares, quando, em seu nome, faz-se todo o tipo de bondades, sejam elas exeqüíveis ou não. Basta ver a recente votação do fim do fator previdenciário. O Congresso aprova a irresponsabilidade, fica bem na foto, e deposita a questão no colo do presidente Lula e nas frágeis contas do país.

Charge do Dia

Autor: Amarildo

Assim penso...

"A sorte não existe. Aquilo a que chamas sorte é o cuidado com os pormenores."

Winston Churchill

Pau a pau

Pesquisa Datafolha divulgada ontem mostra que Serra e Dilma estão rigorosamente empatados na corrida presidencial: ambos com 37%.

Lei das Eleições

A chamada Lei das Eleições, em seu artigo 73, inciso VI-a, veda nos três meses que antecedem o pleito a transferência voluntária de recursos da União aos Estados e Municípios, e dos Estados aos Municípios, sob pena de nulidade de pleno direito, ressalvados os recursos destinados a cumprir obrigação formal pré-existente e os destinados a atender situações de emergência e calamidade pública.

AGRICULTURA

Reunidos na 9ª Jornada de Agroecologia, mais de 3 mil camponeses brasileiros, de países da América Latina, divulgaram uma carta com as principais reivindicações da classe, propondo um novo modelo de agricultura, baseado em práticas sustentáveis para o campo.

Além de criticarem o uso excessivo de agrotóxicos e o modelo das transnacionais, a carta ressalta que quem produz, quem garante o alimento de qualidade na mesa da população são os agricultores familiares, com 70% de toda a produção dos brasileiros e de um considerável excedente que é exportado.

ISO 26000

A versão final da norma ISO 26000 acaba de ser aprovada e anunciada na reunião plenária do Grupo de Trabalho sobre Responsabilidade Social da ISO, que é liderado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e pelo SIS, organismo de normalização da Suécia. A nova norma vai garantir que a padronização valorize aqueles com sério interesse em responsabilidade social.