26 de maio de 2010

Jaconias nomeia professora Kátia Beck como nova secretária de Educação

Da Assessoria

Em reunião com funcionários da secretaria de Educação, no inicio da tarde desta quarta-feira (26.05), o prefeito José Jaconias da Silva anunciou a nova secretária de Educação, Kátia Maria Junntz Beck.

Kátia trabalha há 21 anos na educação, ou seja, desde os 17 anos quando terminou o magistério e iniciou o seu trabalho na área como professora. “Sempre gostei muito desta área e agora sei que terei mais um desafio, um grande desafio e eu espero poder contar com o apoio da equipe e de todos para realizar um bom trabalho.”, disse ela após assinar o termo de posse, ainda durante a reunião.

Já o prefeito José Jaconias ao anunciar a nova secretária, falou da importância de se ofertar mais escolas e creches em Tangará da Serra.

“Estamos construindo mais duas creches em Tangará e já temos outra com recurso liberado para iniciarmos a construção no Jardim Califórnia, então nossa prioridade é e sempre será a educação, pois sabemos da importância dela na formação dos jovens tangaraenses”, afirmou ele, que destacou ainda a experiência de gestão, de conhecimento da secretaria e dos trabalhos da secretaria de Educação ao escolher Kátia Maria Junntz Beck como nova secretária.

Ao invés de reajuste, aposentado poderá ganhar abono

Martha Beck e Demétrio Weber:

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, disse nesta terça-feira que o governo poderá editar uma medida provisória (MP) dando um abono de 6,14% sobre os benefícios dos aposentados e pensionistas que ganham mais de um salário mínimo.

Essa seria uma forma de dar algum tipo de correção a esse grupo, caso o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decida vetar o reajuste de 7,7% aprovado pelo Congresso Nacional. NOBLAT

FATOR PREVIDENCIÁRIO

Todos os ministros e principais auxiliares do presidente Lula da Silva estão dizendo que este vetará o aumento de 7,7% para os aposentados e também o fim do “fator previdenciário”. Há quem diga que tudo é orquestrado, para que Lula sancione os projetos e saia na foto como o salvador da Pátria. Será?

Biblioteca em todas as escolas

Foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que obriga todas as instituições de ensino públicas e privadas do país a ter bibliotecas.

Segundo o texto, "considera-se biblioteca escolar a coleção de livros, materiais videográficos e documentos registrados em qualquer suporte destinados a consulta, pesquisa, estudo ou leitura".
O acervo mínimo exigido será de um livro por aluno matriculado.

Cabe ao respectivo sistema de ensino, de acordo com a lei, adaptar o acervo conforme as necessidades, promovendo a divulgação, preservação e o funcionamento das bibliotecas escolares.

As escolas terão até dez anos para instalar os espaços destinados aos livros, material videográfico, documentos para consulta, pesquisa e leitura.

TANGARÁ DA SERRA - Por enquanto não tenho nenhuma informação dizendo ser intenção da Secretaria Municipal de Educação e Cultura que todas as nossas escolas tenham bibliotecas. Penso que o secretário de Educação poderia se antecipar e passar essa informação para a sociedade.

ESCASSEZ

Os 10 cargos de maior escassez de talentos no Brasil são os seguintes: Técnico (Produção, Engenharia, Manutenção e Operações); Trabalhadores de ofícios manuais (Eletricistas, Carpinteiros, etc); Operadores de Produção; Secretárias e Assistentes Administrativos; Operários, Engenheiros, Motoristas, Contadores e Profissionais de Finanças, Profissionais de TI e Representantes de Vendas.

VAGAS

Por incrível que pareça existem segmentos de empresas de relevância no contexto brasileiro que dispõem de vagas de trabalho, mas não encontram a mão de obra especializada. Faltam profissionais adequados para preencher essas vagas disponíveis. E é por isso que algumas empresas até se dispõem a formar essa mão de obra. São os contrastes do Brasil.

Jogo do bicho

Intriga-me o fato do assim chamado jogo do bicho ser uma prática que já se incorporou à vida de milhares de cidadãos brasileiros. E, no entanto, essa prática é considerada uma contravenção penal (artigo 58). Ouço falar que o governo não abre nesse aspecto porque não quer perder o controle das loterias. De lascar.

Definitivamente o rádio não é mais o mesmo

Nessa evolução dos acontecimentos, o meio de comunicação rádio também está passando por mudanças e transformações substanciais. Nós não vamos imaginar para os dias de hoje uma emissora de rádio nos moldes dos anos 50 com as rádio-novelas estilo "Jerônimo - O Herói do Sertão".

A coisa hoje é bem diferente. Já temos emissoras de Amplitude Modulada (as chamadas AMs) estéreo. Agora mesmo a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão - ABERT, vai potencializar uma campanha para que mais e mais emissoras de rádio no Brasil passem a veicular as suas programações na internet e assim expandam o espectro de audiência.

Parceria entre a própria ABERT, a agência RadioWeb e a provedora Cross Host, está disponibilizando para as emissoras um servidor para hospedagem de conteúdo e uma banda de streaming para que a sua programação seja transmitida também pela internet e ao vivo.

Algumas emissoras tangaraenses já fazem isso e podem ser ouvidas em qualquer lugar do planeta.

Um sinal de que esse recurso está avançando é que já existem aparelhos de rádio com conexão WiFi.

E um deles é o Roku Soundbridge que acessa e memoriza milhares de endereços na web de emissoras que transmitem on-line. É o avanço. O tempo de Tangará da Serra no "Vesperal das Moças" (com todo respeito) já se foi.

PRÊMIO JABUTI

As inscrições para a 52ª edição do Prêmio Jabuti se encerram dia 31 de maio. Podem concorrer ao Prêmio Jabuti 2010 apenas obras inéditas, editadas no Brasil, entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2009 em diversas áreas. A participação é aberta a editores, escritores, autores independentes, tradutores, ilustradores, produtores gráficos e designers.

Opinião de um aposentado

"O constante surgimento de escândalos, dos mais variados matizes, apresenta aspectos que não podem ser resolvidos apenas com punições pontuais, a questão é mais profunda. É de nível estrutural.

Longe de se pensar em acabar com o Senado, visto ser o sistema bicameral extremamente necessário para contrabalançar as relações entre os estados no aspecto federativo devendo ser a pedra angular da federação, limitando-se a legislar em defesa dos interesses das unidades estaduais e aspectos privativos outros, não lhe cabendo intervir em processo legislativo ordinário, muito menos e principalmente revisando decisões da Casa dos representação popular, a Câmara dos Deputados.

De imediato há que se tomar medidas que atingirão em cheio o modelo institucional, reestruturando-o, fundamental e principalmente reduzindo o monumental tamanho - tiranorexsauróide - do seu corpo func ional e, por via de consequência, impedindo os tais " Trens da Alegria" que burlam a imposição constitucional de se tornar funcionário apenas e tão somente por meio de concurso público.

Alterando atribuições constitucionais e eliminando as indevidas, diminuindo para quatro anos o tempo de mandato dos senadores, ficando idêntico aos dos deputados e riscar do mapa a figura abjeta dos suplentes, câncer que se instalou na Casa.

Verificando vacância eleição outra se faria para seu suprimento. Quem sabe se se este vetusto jornal cairia em mãos de algum parlamentar, que melhorando a ideia, daria entrada em uma PEC apresentando tal proposição. Sonho de uma noite de verão". Sérgio Bouças é aposentado