15 de junho de 2010

Certificado digital

Clique na imagem pra melhor visualização
(INFORME PUBLICITÁRIO)

Estudo mostra que só 1% das creches são boas

Deu em O Globo

Pesquisa em 6 capitais apontou deficiências, como professores desqualificados e crianças com muito tempo ocioso

Tatiana Farah

As creches e as pré-escolas brasileiras foram reprovadas. Pesquisa divulgada ontem pela Fundação Carlos Chagas revelou que 86,9% das creches e 72,4% das pré-escolas obtêm menos de 5 pontos numa escala de 1 a 10, garantindo apenas o "básico" ou nem isso para atender as crianças.

A pesquisa, coordenada pela especialista Maria Malta Campos, acompanhou no ano passado 147 unidades infantis em seis capitais: Rio, Belém, Campo Grande, Florianópolis, Fortaleza e Teresina, constatando que, além da falta de vagas, o serviço tem deficiências como falta de material escolar, má qualificação dos professores e o tempo que as crianças ficam ociosas, sendo obrigadas a dormir, ficar deitadas nos bercinhos ou mesmo agrupadas sem privacidade:
— A criança passa longos períodos ociosos, essa é uma questão que merece ser melhorada.

Outra questão importante é a formação dos professores: as faculdades estão preparadas para formar professores do ensino fundamental e médio; é preciso ver especialmente a educação infantil, que é diferente.

Com nota de 1 a 3, 49,5% das creches foram qualificadas como inadequadas. Com notas entre 3 e 5, 37,4% foram classificadas como básicas, ou seja, unidades que têm o mínimo para funcionar.
Só 12,1% tiveram nota entre 5 e 7 pontos, sendo consideradas adequadas, enquanto 1,1% foram consideradas boas, com nota entre 7 e 8,5.

A situação na pré-escola é um pouco melhor, com 30,4% das unidades inadequadas, 42% básicas, 23,9% adequadas e 3,6% boas. Nenhuma foi considerada excelente, com nota superior a 8,5 pontos.

— Nos últimos 16 anos, temos visto políticas consistentes de educação no Brasil, mas atingir a meta de pôr todas as crianças na pré-escola até 2016, conforme diz a Constituição, é um desafio tão grande que, se não tiver ação entre União, estados e municípios, será difícil de vencer — disse Marcelo Perez, coordenador de educação do Banco Interamericano de Desenvolvimento, um dos realizadores da pesquisa, com o MEC.

Pra frente Brasil!

Hoje é dia de festa em nosso “Florão da América”. Teremos o primeiro jogo da Seleção Brasileira, às 15h30, contra a Coreia do Norte. Muitos não conseguem conter a ansiedade para ver os atletas de Dunga em campo. O futebol realmente fascina. Como alguém já disse: “Das coisas menos importantes da vida, o futebol é a mais importante…”. E vamos que vamos. PRA FRENTE BRASIL

Fichas sujas de Mato Grosso

Queria muito saber quando é que o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE) encaminhará ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e ao ministério público eleitoral a lista de gestores e ex-gestores públicos desta unidade federativa que estão pendurados na corte, como contribuição à aplicação da proposta de só se permitir candidaturas a políticos de ficha limpa.

Cuecas e meias

A repórter Andreza Matais, da Folha de S. Paulo, encontrou no município de Aracati (CE), José Adalberto Vieira da Silva. Para quem não se lembra, ele ganhou fama nacional ao ser preso no aeroporto de Congonhas, SP, com quase meio milhão de reais, uma parte escondida na cueca. Era 8 de julho de 2005.

O personagem era assessor parlamentar do PT, lotado no gabinete de um deputado irmão do também deputado José Genoíno. Passou 17 anos prestando serviços ao Partido dos Trabalhadores.

A reportagem publicada no jornalão paulista mostra que o “homem da cueca” se sustenta hoje de uma pequena mercearia que vende de farinha a chinelos, mas que continua sonhando com dias melhores. Para isso, está reivindicando para si o dinheiro apreendido, já que ninguém se apresentou até agora para assumi-lo.

Nem José Adalberto aceita falar sobre a origem da grana. “Declarei (na Justiça) como sendo uma doação e pronto. Ninguém vai ouvir da minha boca quem é o doador. Sobre isso não falo”, reage. Na época da prisão, dissera que o dinheiro tinha origem na venda de hortaliças.

Depois, em nova versão, afirmara que recebeu a doação de um amigo, sem revelar a identidade. O Ministério Público desconfia que era propina de empresários beneficiados por empréstimos no Banco do Nordeste.

Como o processo na Justiça se arrasta a passos da tartaruga, permitindo a liberdade de Adalberto e de outros oito acusados, é bem capaz de o ex-assessor petista colocar a mão na grana, o que seria mais uma demonstração bizarra de como funciona a república corrupta do PT.

Coisa de matar de inveja os homens das meias do corrupto brasiliense José Roberto Arruda.

APOSENTADOS

Será que o presidente Lula vai mesmo vetar a majoração da remuneração dos aposentados fixada pelo parlamento em 7,72 por cento? Será que ele vai ter a necessária coragem de se incompatibilizar com milhares de aposentados e seus familiares por todo o Brasil?

CONDE

A escolha do deputado federal Michel Temer para ser o candidato a vice-presidente na chapa de Dilma Rousseff me fez lembrar o colunista cearense Neno Cavalcanti, que só trata aquele parlamentar de "o Conde Drácula".