21 de junho de 2010

Governo recebe pedido de quadra poliesportiva para escola de Tangará

Construída em 1989, ela tem espaço descoberto com dez anos de uso e piso ruim, reformado sempre que possível por sua diretoria

Pelo menos 570 alunos de aproximadamente 10 bairros de Tangará da Serra já podem contar com a possibilidade de vir a ter uma quadra poliesportiva coberta para suas atividades de recreio, físicas e as que envolvem a prática de esportes, na Escola Estadual Vereador Manoel Marinheiro.

O pedido para a construção do complexo foi feito pelo deputado Wagner Ramos (PR) ao governador Silval Barbosa e à secretária de Estado de Educação, Rosa Neide Sandes de Almeida. O parlamentar lembrou estudos científicos referendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que mostram inúmeros benefícios da atividade desportiva para os alunos.

Entre eles estão o aumento da responsabilidade, da frequência às aulas e do desempenho acadêmico; a melhora na relação com os pais, e a redução dos distúrbios de comportamento e da delinquência, e da reincidência desta última.

“O desporto escolar deve ser considerado prática complementar obrigatória da atividade curricular. Ele integra os alunos na cultura corporal do movimento – de forma completa, e desenvolve suas potencialidades”, lembrou o também vice-líder do Partido Republicano na Assembleia Legislativa.

Construída em 1989, a Escola Vereador Manoel Marinheiro possui uma quadra descoberta com cerca de dez anos de uso e piso em péssimo estado de conservação, reformado sempre que possível por sua diretoria – dentro de limitações financeiras.

Também, no ano em que completa maioridade a unidade educacional se mantém funcionando nos três períodos do dia e, sempre que solicitada, abriga eventos realizados pela comunidade. DA Assessoria (INFORME PUBLICITÁRIO)

Queimada. O futuro você decide!

CLIQUE NA IMAGEM PARA MELHOR VISUALIZAÇÃO

Copa do Mundo, enchentes e mortes no Nordeste

Enquanto o Brasil está entorpecido pela Copa do Mundo sua Seleção, Alagoas e Pernambuco estão submersos por enchentes.

Em Alagoas são mais de mil desaparecidos, estragos desmedidos em infraestrutura, economia e ambientes urbanos-rurais, além de cerca de 19 mortos.

Pernambuco também contabiliza estragos também consideráveis e 12 mortos.

Saiba mais AQUI.

Sobre a criação desenfreada de municípios

Em 1980, o Brasil possuía 3.974 municípios; hoje, são 5.561. A criação desenfreada e inconseqüente de municípios empobreceu o Brasil.

A Constituição Federal obriga a União e os Estados a repassar receitas para garantir a sustentabilidade de todos os municípios do Brasil. Ora, o que move o legislador a criar municípios não auto-sustentáveis?

A resposta está na busca incessante por prestígio e, consequentemente, votos, o que significa a permanência no poder – interesse único de nossos políticos -.

Não raro, a imprensa divulga as dificuldades que pequenos municípios enfrentam para pagar suas dívidas. Dinheiro em caixa para investir na área social é uma raridade nessas pequenas urbes.

1600 cidades brasileiras não são auto-sustentáveis. Muitos prefeitos têm que mendigar recursos junto ao Estado ou ao Governo Federal para construírem obras de extrema necessidade.

O grande problema é que as cidades pequenas possuem a mesma estrutura administrativa básica de uma cidade grande, ou seja, prefeito, vice-prefeito, secretários, câmaras municipais e seus vereadores etc.

Essa estrutura serve de cabide para inúmeros cargos comissionados e acoberta vários contratos amigos, sugando as parcas receitas municipais e impedindo qualquer investimento na área social.

Por enquanto, nenhum município pode ser criado, vez que não foi elaborada a Lei Complementar que a Emenda a Constituição n° 15/96 reclama. Torcemos para que nossos legisladores, quando da elaboração de tal lei, incluam requisitos rígidos a serem observados na criação de futuros municípios.

FLAGRANTE! Queimada ilegal em Tangará da Serra

Flagramos ao final da manhã desta segunda-feira (20), na MT -358, à entrada de Tangará da Serra, um fogarel nada agradável.
As balaredas avançavam sem dó e nem piedade no ervâncio. O carro-pipa dos bombeiros chegou de imediato ao local e iniciou o costumeiro serviço de apaga fogo. Coitado de nosso meio ambiente!

Assim penso...

"Se tens um coração de ferro, bom proveito. O meu, fizeram-no de carne, e sangra todo dia".

José Saramago

Ficha Limpa pode tornar 36 congressistas inelegíveis

No ano em que a Ficha Limpa virou lei, 36 deputados e senadores candidatos à reeleição entraram na mira do Supremo Tribunal Federal (STF) e estão ameaçados de ficar inelegíveis por práticas como trabalho escravo, corrupção, crimes eleitorais e até homicídio.

Levantamento feito pela Folha revela que, a cada três dias, um pedido de abertura de inquérito ou de ação penal contra parlamentar chegou ao Supremo neste ano --totalizando 60 procedimentos (51 inquéritos e 9 ações) até agora.

A quatro meses da eleição, esse número é 130% maior que o mesmo período de 2009, quando o Ministério Público havia pedido a abertura de 18 inquéritos e 8 ações penais.

Os parlamentares são investigados por práticas como trabalho escravo, fraudes em licitação e, principalmente, crimes eleitorais.

Há, inclusive, uma investigação em curso por homicídio qualificado - o caso está sob sigilo. Saiba mais AQUI.

Para refletir - VERDADEIRA GRANDEZA

Uma professora pediu a sua classe que fizesse uma composição sob o tema "A Verdadeira Grandeza".

Entre os estudantes havia uma menina de família pobre, sem cultura, e assim a mestra não esperava que ela escrevesse nada excepcional sobre o assunto. Mas o que ela escreveu impressionou a todos.

Escreveu ela: "Uma pessoa jamais consegue a verdadeira grandeza esforçando-se por obtê-la. Você a alcança quando não a procura.

É bom andar bem vestido. Dessa maneira é mais fácil impor respeito, mas é um sinal de verdadeira grandeza quando você, apesar de pobremente trajado, consegue o mesmo resultado".

"Quando mamãe era criança, havia um passarinho em sua casa chamado Guilherme, o qual quebrou a perna. Eles pensaram que teriam de matá-lo, mas na manhã seguinte encontraram-no apoiado sobre a perna boa, cantando.

Aquilo era verdadeira grandeza"."Certa vez havia uma mulher que lavava muita roupa e dependurava no varal. O varal quebrou. Mas ela, sem dizer palavra, lavou-a toda novamente e desta vez a estendeu sobre a grama, de onde não poderia cair.

Mas naquela noite um cachorro passou por cima das roupas, deixando as marcas das patas enlameadas.

Quando ela viu o que acontecera, sentou-se e não chorou nem um pouco. Tudo o que disse foi: "Não é interessante que o cão não tenha deixado uma peça sem suas marcas?".

Aquilo era verdadeira grandeza, mas só os que lavam roupa sabem disso.

Queimada. O futuro você decide!

Clique na imagem para melhor visualização
INFORME PUBLICITÁRIO

DÉFICIT

O ministro da Previdência apregoa que no final do exercício de 2010 o déficit da Previdência Social no Brasil será de 50 bilhões de reais. Resta saber como foi que ele chegou a esse número? Não tem quem saiba a origem desse número.

INFANTIL

A questão que se coloca é erradicar o trabalho infantil que anda bastante disseminado aqui no Brasil. As estatísticas oficiais quanto ao número de crianças que trabalham são alarmantes. Por exemplo, o IBGE nos diz que elas são 4 milhões e 500 mil.

MP propõe ação para transformar Unidade Mista de Saúde em Hospital Público

Por ANDRÉIA SVERSUT

Dos 16 pólos regionais de saúde do Estado, o do município de Tangará da Serra é o único que não possui um Hospital Público. Visando suprir a demanda dos serviços na área de saúde, o Ministério Público Estadual (MPE) notificou o prefeito da cidade, Júlio César Ladeia, e o secretário municipal de Saúde, Júnior Scheleicher, para encaminharem, em um prazo de 20 dias úteis, projeto para a transformação da Unidade Mista de Saúde em Hospital Municipal, além da implementação do Centro Cirúrgico.

De acordo com o promotor de Justiça Antônio Moreira da Silva, equipamentos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), entregues pelo governo do Estado e destinados à implantação do Hospital, encontram-se, desde o ano de 2004, no Grupo Hospitalar Vida & Saúde – Hospital das Clínicas de Tangará Ltda. “O Escritório Regional de Saúde constatou, no passado, a utilização desses aparelhos hospitalares no atendimento de pacientes que utilizam serviço privado de saúde”, afirmou ele, que elaborou a notificação em conjunto com o promotor de Justiça Renee do Ó Souza.

Parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Os veículos de comunicação interessados em firmar parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para divulgar o resultado das Eleições 2010 estão convidados a participar de reunião promovida pelo tribunal no próximo dia 24 para conhecer o funcionamento do projeto.

O TSE firma parcerias com empresas para facilitar e agilizar a divulgação dos resultados das eleições.

Desta forma, qualquer pessoa interessada tem como acessar os resultados de forma rápida e segura em sua própria casa, apenas indicando o servidor cadastrado por meio do qual deseja baixar o software que viabiliza o acesso aos dados.

Além dos portais de internet, o TSE também faz parceria com emissoras de rádio e televisão e jornais de grande circulação.

O TSE é responsável pelas parcerias com veículos de âmbito nacional. As parcerias com veículos de comunicação de âmbito regional devem ser firmadas pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).

A BOLA DA VEZ

Por falar em Twitter, o alvo da vez é o técnico Dunga. Descontentes com a estreia da seleção brasileira, os torcedores-tuiteiros desceram a borduna em Dunga. De acordo com um monitoramento feito pela Predicta, consultoria especializada no comportamento do consumidor nos meios digitais, 71% dos posts tinham conotação negativa (17% eram positivos e 12% neutros).

FÚRIA

A edição da revista Veja desta semana destaca na capa a "fúria do twitter" e usa como exemplo a campanha "Cala a boca, Galvão!" que atingiu proporções mundiais.

“(...) NÃO VAMOS A PARTE NENHUMA”

"Acho que na sociedade actual nos falta filosofia. Filosofia como espaço, lugar, método de reflexão, que pode não ter um objectivo determinado, como a ciência, que avança para satisfazer objectivos. Falta-nos reflexão, pensar, precisamos do trabalho de pensar, e parece-me que, sem ideias, nao vamos a parte nenhuma". Ùltima mensagem deixada no blog do escritor José Saramago, falecido na última sexta-feira.