8 de julho de 2010

TSE oferece ficha completa de candidatos para consulta

Está disponível na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na Internet, o link "Divulgação de Candidaturas" - Clique AQUI:DivulgaCand2010.

Ele apresenta diversas informações sobre os políticos que apresentaram pedido de registro de candidatura para concorrer às eleições de 2010.

No DivulgaCand2010, os eleitores, meios de comunicação e demais interessados podem ter acesso à declaração de bens e às certidões criminais apresentadas pelo candidato.

Além disso, os eleitores podem obter no link dados pessoais (nome completo, data de nascimento, estado civil, naturalidade, ocupação, grau de instrução etc) e partidários (legenda, coligação, situação do pedido de registro, entre outros) do candidato.

Os dados consolidados de todo o país estarão no DivulgaCand2010 no próximo dia 20.

MOROSIDADE

Em entrevista à revista Veja, o presidente do STF, ministro Cezar Peluso, disse que os maiores culpados pela morosidade do Judiciário são as grandes empresas e a administração pública, as quais costumam apresentar vários recursos nas ações processuais que participam.

O ministro lamenta essa situação: “Eles também poderiam abrir mão dos recursos ao menos nos casos em que sabidamente vão perder, dada a existência de decisões anteriores semelhantes”, disse.

O ministro está certíssimo. Eu mesmo sou vítima desse procedimento da administração pública, de protelar com infindáveis recursos o fim de um processo, mesmo sabendo que ao final irão perder.

A Voz do Brasil

O projeto de lei que flexibiliza o horário da transmissão do programa “A Voz do Brasil” para emissoras comerciais passou pelo crivo da Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado. Os rádios passariam a transmitir o programa entre 19h e 23h. Para as emissoras que transmitem jogos de futebol, resolveria o incômodo da programação “apertada”. O projeto agora será analisado pela Comissão de Educação.

Nasce a PPSA

Vai se chamar Pré-Sal Petróleo S/A (PP-SA) a empresa que administrará a exploração do pré-sal no País. Foi criada ontem em projeto aprovado pelo Senado. O nome seria Petro-Sal, mas teve que ser modificado, devido à existência de uma empresa com o mesmo nome em Mossoró. O projeto segue agora para a sanção do presidente Lula.

“JABULANI”

Depois que o cantor e compositor João Bosco sugeriu ao jornalista Ancelmo Góis que a bola da Copa de 2014, no Brasil, se chamasse "tanajura", o jornalista carioca não para de receber sugestões: "samba" (a da Argentina em 1978 se chamou "tango"), "jabutica", "caturrita" e "pelota".

CONTAS ABERTAS

No próximo dia 14, a Associação Contas Abertas lançará em Brasília o Índice de Transparência dos Estados e do Executivo Federal, com a divulgação do ranking sobre os portais mantidos pelos governos para informar a sociedade sobre a execução dos orçamentos públicos.

Os critérios de avaliação utilizados para calcular os indicadores foram formulados por especialistas e entidades que lutam pela ampliação do controle social sobre os recursos orçamentários no Brasil.

A iniciativa faz parte do Projeto de Fomento à Transparência nas Contas Públicas Brasileiras.

ELEITORES

O Brasil tem 134 milhões de eleitores aptos a ir às urnas nas eleições de 3 de outubro. A informação oficial é do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Este ano, 20.839 candidatos registrados aos vários cargos disputam a preferência do eleitor em todo o país.