21 de julho de 2010

Números chegando

Teremos duas pesquisas sendo divulgadas nos próximos dias. A TV Bandeirantes divulgará pesquisa feita pelo Vox Populi no próximo final de semana. Na semana seguinte teremos pesquisa do Instituto Start.

Queda da receita

Os prefeitos estão em desespero. Se em 2009 o Fundo de Participação estava caindo assustadoramente, pior agora em 2010 que está caindo em relação ao ano passado. O que estava ruim, vai ficando bem pior.

Censo previsto para 2 de agosto

O Censo 2010 está previsto para começar no dia 2 de agosto de 2010 em Tangará da Serra e em todo o país e com inúmeras novidades, dentre elas, a de que o sistema será totalmente informatizado, ou seja, os cerca de 230 mil recenseadores vão contar com um computador de mão e GPS para trabalhar. Eles vão visitar aproximadamente 58 milhões de domicílios nos 5.565 municípios do país.

Somente em Tangará da Serra milhares de residências serão visitadas pelos profissionais e isso tem preocupado autoridades do município. Na manhã desta quarta-feira (21.07), o vice-prefeito José Jaconias esteve reunido com o vereador Celso Ferreira para discutir essa questão.

“Nossa maior preocupação é com relação ao atendimento dos recenseadores, então gostaríamos de orientar a população para que recebam bem esses profissionais e que passem as informações corretamente, pois isso irá facilitar os governantes na hora de buscar recursos a nível federal, que depende sempre do número de habitantes do município.”, explicou o vereador. Da Assessoria

Consciência social e política

O simples ato de votar não pode ser entendido como uma efetiva participação democrática. Essa participação vai muito mais além.

As eleições que vêm aí não podem ser reduzidas a uma simples corrida eleitoral. Dom Walmor Oliveira de Azevedo sentencia também, nesse aspecto, que não se podem reduzir as eleições à propaganda enquanto mecanismo de convencimento, tampouco às promessas que apaziguam e podem ter força na definição de adesões transformadas em voto.

E diz mais: é inconcebível estreitar o evento eleitoral - momento educativo da mais alta importância na vida social e política de um povo, às afirmações partidárias.

Não se desconhece sua função própria. Uma nação não pode ser governada simplesmente por uma ideologia de um só partido, tendo em conta suas fragilidades, as alianças questionadas e outros aspectos próprios da complexidade do tecido político.

Mas, é importante que a mobilização de todos os segmentos da sociedade para as eleições traga resultados tanto no âmbito de escolhas adequadas dos nomes, quanto no crescimento da consciência social e política, que deve alavancar a cidadania de todos.

São palavras encorajadoras e de sabedoria assim que nós estamos necessitados de ouvi-las quando nos aproximamos de um novo pleito eleitoral. Ou, no mínimo, quando estamos no desenrolar de uma plena campanha eleitoral.

Transferência provisória

No período de 15 de julho a 15 de agosto, os eleitores que estiverem ausentes de seu domicílio eleitoral de origem poderão pedir a transferência provisória do título para uma das capitais e, assim, votar nos candidatos a presidente e vice-presidente da República.

Na solicitação, o eleitor deverá indicar qual capital estará presente, de passagem ou em deslocamento, no primeiro turno das eleições, 3 de outubro, ou no segundo turno, 31 de outubro.A habilitação para o voto em trânsito pode ser feita em qualquer cartório eleitoral do país.

Blog do Dorjival - 4444: Vice-prefeito recebe em seu gabinete Candidato a d...

Blog do Dorjival - 4444: Vice-prefeito recebe em seu gabinete Candidato a d...: "Olá meus amigos e amigas! Prosseguindo meu programa de visitação às autoridades políticas de Tangará da Serra, hoje visitei o vice-prefeito ..."