19 de agosto de 2010

À atenção do eleitorado

Caso fiquemos a avaliar os programas eleitorais pelo rádio e televisão iniciados ante-ontem e nos circunscrevermos a uma análise por superficial que seja apenas do desempenho dos candidatos à Presidência da República, nós iremos ver que as suas estreias se deu num cenário incipiente, incolor e inodoro.

Ou seja, não mexeu com os eleitores. Não atraiu as atenções. Foram programas de conteúdo insípido. Os eleitores certamente que esperavam mais e melhor.

Em verdade, esses eleitores devem ser os maiores interessados em ouvir esses candidatos e deles saber sobre o que pensam, por exemplo, de políticas sociais que levem a uma superação das gritantes desigualdades hoje vistas em nosso País.

Além disso, as propostas para que alcancemos a equidade e a justiça social, como decerto convém a um País que pretende ser grande na economia e no cenário internacional.

Os eleitores certamente vão querer saber desses candidatos quais serão as suas propostas para a execução de um programa de Direitos Humanos fundamentais.

Quais os posicionamentos que o Brasil vai assumir no que toca à sua política externa? E quais os países que o Brasil elegeu ou vai eleger como seus amigos preferenciais? Tudo isso é muito, mas é muito importante que seja parte integrante do debate sucessório presidencial.

O que o eleitorado não quer saber de forma alguma é de querelas, discussões entre candidatos, jogo de cena, jogo de palavras, ataques pessoais.

Isso tudo é coisa ultrapassada na prática política e que o eleitor pretende ver abolida de uma vez por todas da nossa vida pública.

Site de Dorjival

Candidato a deputado federal pelo PRP, Dorjival Silva também está disponibilizando na internet suas propostas, motivação para a disputa e notícias de sua candidatura: www.dorjival4444.blogspot.com

O recado de Ricardo Lewandowski

TSE - O presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, cancelou a sessão extraordinária marcada para a noite de ontem, em razão do incidente envolvendo o desembargador Luiz Antônio Araújo Mendonça. O ministro decidiu viajar a Aracaju para acompanhar pessoalmente as apurações.

PREOCUPAÇÃO - Em entrevista coletiva, Ricardo Lewandowski demonstra "a preocupação do Tribunal Superior Eleitoral e de toda a Justiça Eleitoral" com o atentado sofrido pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe e declarou que "todas as providências estão sendo tomadas para esclarecer o mais rapidamente este caso".

HIPÓTESES - Lewandowski também afirmou que não descartava nenhuma hipótese. “Pode ser um crime que tenha alguma motivação eleitoral, mas também eu lembro que Luiz Mendonça foi secretário da Segurança Pública e tem origem também no Ministério Público. Não podemos afastar a hipótese de que se tenha uma motivação relacionada com uma questão pessoal, uma questão ligada mesmo a uma atuação profissional do desembargador Luiz Mendonça no Ministério Público como promotor.

COESÃO - O presidente do TSE também fez questão de deixar claro que a possibilidade de crime eleitoral não inibe de forma alguma o trabalho da Justiça Eleitoral. "a Justiça Eleitoral está coesa, está unida, está preparada para enfrentar qualquer desafio”.

PROVIDÊNCIAS - Lewandowski também informou que todas as forças policiais do Estado estão mobilizadas - Polícia Militar e a Polícia Civil -, assim como também a Polícia Federal está totalmente mobilizada. "As divisas estão patrulhadas, estão vigiadas, e também o ministro da Justiça está dando prioridade absoluta para a apuração deste caso".

RECADO - O presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski também mandou um recado para quem tentar interferir de uma maneira truculenta dessa nas eleições: "O meu recado para eles é que não tentem fazê-lo, porque nós estamos extremamente atentos. A polícia local, a Polícia Federal e as Forças Armadas estão mobilizadas e não haverá essa hipótese de interferência de quem quer que seja no processo eleitoral".

PRESIDENTE DO TRE/SE SOFRE ATAQUE A TIROS

Por proposição do juiz Marco Bruno Miranda Clementino, o Pleno do Tribunal Regional ELeitoral (TRE/RN) prestou solidariedade ao desembargador presidente do TRE de Sergipe, Luiz Antônio Araújo Mendonça, vítima de possível atentado na manhã de ontem, em Aracaju.

O presidente da Corte Eleitoral potiguar, desembargador Expedito Ferreira de Souza, na sessão do Pleno, estendeu a manifestação a todos componentes do Pleno do Regional daquele Estado e aos que fazem a Justiça Eleitoral sergipana.

Por volta do meio dia, o TRE de Sergipe emitiu nota informando que Mendonça foi atingido por fragmentos de bala, que ficaram localizados abaixo da pele da região do couro cabeludo, sem colocar em risco nenhum órgão importante. O desembargador está fora de perigo.

O motorista Jailton Batista, que estava com o presidente na hora do ataque, está no hospital de Urgências. O estado de saúde do motorista é muito grave.

O automóvel que transportava o desembargador foi atingido pelos disparos à altura da Avenida Beira Mar, no cruzamento da ponte, em direção a Coroa do Meio, na capital sergipana.

Quatro homens encapuzados e armados, a bordo de um Honda Fit, efetuaram cerca de 30 disparos de escopeta e pistola, de acordo com a Polícia Civil.