24 de agosto de 2010

O VOTO

Quem você escolheria para dirigir sua empresa, uma pessoa com currículo de bom gestor/administrador ou um amigo que torcesse pelo mesmo time que você?

Vejo o voto como algo racional, desprovido de paixão. Devemos votar naqueles que apresentam melhor capacidade para gerir os recursos públicos, que tenham compromisso com a responsabilidade fiscal e com a lisura na administração pública.

Foi-se o tempo de votar por paixão, sobretudo ao partido, até porque nossa ideologia partidária existe apenas no papel.

Tem nomes bons no PT, PSB, DEM, PSDB, PMDB, PRP etc., assim como há corruptos nestes mesmos partidos.

Quem pensa que em partido “A” só tem anjinho e que em partido “B” só tem diabinho é doido ou se faz de.

ELEIÇÕES 2010

Uma das campanhas mais acirradas para governo de Estado está sendo em Roraima. Na última pesquisa, o candidato Neudo Campos (PP) teve 41% das intenções de voto, mesma percentagem de José de Anchieta (PSDB).

É voto a voto. Já a campanha menos acirrada é no Rio de Janeiro, onde Sérgio Cabral (PMDB) tem 57% das intenções de voto contra 14% de Fernando Gabeira (PV).

Outros estados com disputas mais ou menos acirradas são Amapá (25 a 24), Piauí (24 a 22), Sergipe (41 a 38) e Tocantins (44 a 41).

Em São Paulo a disputa também não rende grandes emoções: Geraldo Alckimin (PSDB) 54% e Aloízio Mercadante (PT) 16%.

Segurados com idade de aposentadoria receberão cartas avisando


DA TRIBUNA DO NORTE

O INSS envia esta semana cartas aos segurados urbanos que completam as condições para se aposentar por idade em setembro.

Veja AQUI.

A correspondência avisa ao cidadão que ele pode requerer o benefício a partir da data de seu aniversário.

O lote liberado pelo INSS contém 1.373 cartas-aviso.

Recebem o documento os homens que completam 65 anos e as mulheres que completam 60 a partir do dia 1º de setembro.

Em ambos os casos é preciso ter 174 contribuições, se o segurado tiver sido inscrito no INSS até 24 de julho de 1991, ou 180 contribuições, se a inscrição for posterior a essa data.

O aviso traz orientações ao segurado sobre como requerer seu benefício.

Quem não receber a carta, e tem as condições para se aposentar por idade, deve providenciar a correção de seu cadastro, agendando atendimento pela Central 135.

O INSS lembra que é necessário manter os dados sempre atualizados, inclusive o endereço, pois todos os avisos do instituto são feitos por correspondência.

Também alerta que, em nenhuma hipótese, se utiliza de intermediários.

ELEIÇÃO

O tempo passa, o tempo voa. Contados a partir de hoje nós estamos separados apenas quarenta e dois dias do pleito de 3 de outubro de 2010. Está literalmente em cima da bucha.

Quando a promessa é dívida

Quando qualquer candidato, de qualquer partido ou agrupamento político, comparece perante o eleitorado e faz determinadas promessas, ele está contraindo uma dívida com aquela comunidade.

E compete aos cidadãos exigir o fiel cumprimento daquilo que lhes foi prometido. Diz dom Genival Saraiva de França que há promessas que são executáveis e há promessas enganosas.

Ao eleitor e à população vai competir o exercício de sua capacidade de discernimento, identificando as que são factíveis e as que não são facilmente identificáveis no discurso e na prática dos candidatos.

E é aí que entra o preponderante papel do eleitor: ou dando aos candidatos um voto de confiança ou do contrário alijando-os de suas pretensões eleitorais.

O descumprimento das promessas de parte dos candidatos escapa aos controles legais, todavia não deveria escapar do juízo ético do eleitorado.

Na realidade, há uma responsabilidade que é mútua, enquanto de sua parte, o eleitor e a população não devem se deixar levar por promessas enganosas.

E isso basicamente está na consciência política da população e o poder de escolha está no dedo do eleitor, ao digitar na urna eleitoral o número de candidatos confiáveis.

E conclui dom Genival Saraiva: “Essa é uma longa estrada a ser percorrida pela cidadania.”

PESQUISA CNT/SENSUS

A Confederação Nacional do Transporte (CNT) divulga hoje pela manhã, em sua sede, em Brasília, os resultados da 103ª Pesquisa CNT/Sensus, que avalia apenas as opiniões relativas às próximas eleições, com as intenções espontânea e estimulada de voto para presidente da República e ainda a opção de segundo turno, considerando os dois candidatos a presidente melhor posicionados nas pesquisas.

A 103ª Pesquisa CNT/Sensus também trará a opinião a respeito de qual a melhor propaganda eleitoral dos candidatos a presidente, nas TVs e rádios, e ainda, a expectativa de vitória, com a consulta sobre qual candidato o eleitor acredita que vai ganhar a eleição, independentemente de seu voto.

Foram entrevistadas duas mil pessoas, em 136 municípios de 24 estados, entre os dias 20 e 22 de agosto de 2010.

Blog do Dorjival - 4444: Dorjival acompanha governador em visita a 8 cidade...

Blog do Dorjival - 4444: Dorjival acompanha governador em visita a 8 cidade...: "1º suplente de senador Cidinho (222) e o futuro dep. Federal Dorjival Silva em carreatas pelas cidades do médio norte de MT Governador Silv..."