8 de outubro de 2010

DEU NO DIÁRIO DA SERRA:Dorjival Silva agradece votos e diz que região deve insistir em ter federal

Sergio Roberto / Redação DS - Data do Arquivo: 6/10/2010

O único candidato que Tangará da Serra teve para deputado federal nas eleições deste ano fez 1.462 votos num trabalho solitário, sem qualquer suporte logístico e sem apoio de nenhuma autoridade política. Ainda assim, Dorjival Silva, do PRP, se revela feliz com o resultado que obteve nas urnas no último dia 03.

Professor e profissional da imprensa, Silva encarou um osso duro de roer nestas eleições. Sua agremiação, o Partido Republicano Progressista (PRP), não lhe deu qualquer apoio logístico ou financeiro, à exceção dos santinhos e outros impressos de campanha. Fez do seu carro particular – um GM Vectra – seu único veículo adesivado e com sonorização. O único cabo eleitoral foi sua esposa, a bióloga Franciele Caroline, que o acompanhou ao longo da campanha. “Ela fotografava e à noite eu escrevia os textos e atualizava meu blog”, contou Dorjival, citando o endereço http://dorjival4444.blogspot.com/.

O então candidato do PRP foi muito prejudicado por uma questão burocrática. Dorjival confiou no seu partido para a obtenção de algumas certidões e se deu mal. As solicitações dos documentos foram feitas com atraso e a Justiça Eleitoral acabou deferindo sua candidatura somente em meados de setembro, quando a maioria dos candidatos estavam com suas campanha em pleno gás. “Perdi mais de dois meses de campanha por pura inexperiência. Quando consegui o deferimento já havia muito pouco tempo para colocar minha campanha na rua e percorrer outros municípios. Pelo menos aprendi a lição” relatou, acrescentando que grande parte do seu material de campanha acabou nem sendo distribuída.

O entrave burocrático gerou outros prejuízos irreversíveis, já que os apoios que Dorjival havia negociado para suporte logístico e financeiro não frutificaram. “Ouvi de muita gente que já era tarde. Tive de bancar toda a campanha com o meu próprio bolso”, lamentou. Apesar de tudo, Dorjival percorreu toda a Baixada Cuiabana e boa parte dos municípios da região desde Barra do Bugres a Brasnorte.

Mesmo com todas as dificuldades e a falta de apoio, Dorjival Silva diz estar satisfeito com o que viu nas urnas. “Agradeço a todos que confiaram em mim, que depositaram em mim os seus votos. Foram eleitores que tive contato, que olhei nos olhos e mostrei o que queria fazer caso fosse eleito. Dou muito valor a isso, a estes 1.462 votos conquistados”, declarou.

Silva também lamenta que Tangará e região não tenha um representante na Câmara Federal. Para ele, uma região com 150 mil eleitores merece representatividade em Brasília e por isso anuncia que iniciará um trabalho de mobilização para que a região se una em torno de um nome já a partir de agora, com vistas ao pleito de 2014. “Nossa região tem condições de ter um deputado federal, e com folga. Precisamos acordar, erguer esta bandeira e colocar um representante da região lá em Brasília”, finalizou.

Dorjival vai ao sbt agradecer votos recebidos em Tangará a Região


Dorjival vai ao sbt agradecer votos recebidos em Tangará a Região por dorjisilva no Videolog.tv.

Pesquisa "à moda do freguês" e pro "diabo de ocasião"

Até a próxima sexta (8) sairá a primeira rodada de pesquisas para o segundo turno da disputa presidencial. É aguardar para ver.

Lamentavelmente, as pesquisas terminaram o primeiro turno como uma das vedetes da campanha eleitoral deste ano. Negativamente.Tivemos números para todos os gostos e desgostos.

A mais comum, pelo sabor demonstrado nas urnas, era "à moda do freguês," que não aparece no cardápio, mas é feita na hora.

O preço?Os valores são os mais variados possíveis.O danado são os efeitos colaterais. Causa desarranjo em muitos e mau humor em outros tantos.

Porém o mal-estar vem mais adiante, para os poucos que a vendem como matéria-prima da verdade.Tivemos até mesmo a novidade do proprietário de instituto de pesquisa convertido em analista político, caso do Marcos Coimbra - do Vox Populi.

Mais do que avaliações de números e estudo científico da sociologia política, ele passou meses atuando de feiticeiro e adivinho.

Não foi uma coisa nem outra. Em termos de Rio Grande do Norte, todas as pesquisas - sem exceção - acertaram na reeleição dos senadores José Agripino (DEM) e Garibaldi Filho (PMDB).

Discrepâncias quanto a percentuais, tão-somente.Quase todas, com exceção do Instituto Start, apostaram que Rosalba Ciarlini (DEM) ganhava o Governo do Estado num só turno.O Ibope, outra vez, acertou na mosca. Como tinha acontecido em 2006.

Lições que ficam para segundo turno e outras eleições?Muitas. A começar pela certeza que não compensa a médio e longo prazos vender a alma ao "diabo de ocasião".

A principal moeda envolvida nesse tipo de negócio, ao contrário do que alguns imaginam, não é o Real. É a credibilidade.Depois de perdida, não há Real, Dólar, Euro e pataca furada que recuperem o prejuízo.

Porém ninguém duvide: neste turno e nas próximas eleições, o ramerrame será o mesmo. A maioria falará mal, mas todos continuarão à espera da próxima pesquisa.Façam suas apostas. Carlos Santos

Marta Suplicy admite o óbvio: "O PT foi arrogante"

Deu na Folha de São Paulo:A senadora eleita por São Paulo, Marta Suplicy (PT), afirmou ontem que o PT foi "arrogante" e que agora o partido terá que "suar a camisa" para recuperar os votos que Dilma Rousseff (PT) perdeu no final do primeiro turno.

"Acho que fomos um pouquinho arrogantes, achando que íamos ganhar no primeiro turno. Eu achei, tinha certeza de que íamos ganhar também", afirmou a ex-prefeita de São Paulo durante entrevista à rádio "CBN".

Segundo Marta, a recuperação de Dilma independe da posição do PV e de Marina. A ex-prefeita diz ter sentido, entre os eleitores, o impacto do noticiário negativo para Dilma, como os casos das quebras de sigilos fiscais, o suposto lobby na Casa Civil, além da polêmica sobre o aborto.

"Quando começou aquela história de quebra de sigilo veio um pouco de ruído, mas nada que afetasse. Quando veio o caso Erenice o ruído foi maior, porque aí as pessoas começaram a se indagar: 'O que é isso que está acontecendo?'", disse.

Nota do Blog - Veja só, justamente dona Marta, aquela do "relaxe e goze", calça as sandálias da humildade e faz uma análise coerente sobre o cenário eleitoral nacional.

Se seu raciocínio chegar ao presidente Lula e militância, admitindo o excesso, Dilma superará José Serra (PSDB) no segundo turno.

Do contrário, será derrotada pela empáfia.Veja o que comentou, também, o governador reeleito de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), campeão de votos no país: "Faltou humildade e sobrou animosidade com a imprensa". Carlos Santos

Assim penso...

"O fracasso é um evento, nunca uma pessoa". William D. Brown

TRANSTORNOS

A greve que assola a rede bancária e decretada pelos empregados já começa a causar prejuízos consideráveis ao nosso meio social e empresarial. Prejuízos de monta.

GASTOS

Bem que poderia aparecer um repórter, de qualquer veículo de comunicação, para perguntar a "Tiririca" quanto ele gastou para se eleger deputado federal? Eu aposto que, simbolicamente, nem um real.

ENGOLIR

A frase ficou célebre. Seu autor: Zagallo. Mas, agora, ele foi imitado pelo palhaço "Tiririca" que foi eleito deputado federal. Ele repetiu: - "Vocês todos vão ter que me engolir". É verdade.

REFORMA

Alguém já disse que o chato da reforma política é que ela terá que ser feita...pelos políticos. Daí que não há quem acredite que um dia ela sairá do papel.

O eleitor quer mais e está de olho

A eleição em segundo turno não traz só desvantagens. Ela possui outros atributos, diversificados aspectos a serem analisados.

Eu vou me deter hoje apenas a um deles. Exatamente naquele em que o eleitor que decidiu assim certamente que é porque ele quer ouvir mais, quer analisar melhor, quer avaliar em profundidade as propostas dos candidatos.

Então, se for por esse ângulo essa foi uma decisão sábia. E que certamente trará bons frutos para o futuro. A decisão do eleitorado deve deixar algumas lições importantes para o conjunto da sociedade. E o aproveitamento desses ensinamentos caberá a nós assimilá-los ou não.

Por que não considerar então que essa possibilidade é uma vantagem porque fornece a chance de se ter um amadurecimento maior tanto diante das propostas dos candidatos quanto na decisão a ser adotada pela maior autoridade de uma eleição como esta que é o eleitor.

Em resumo, quando este eleitor decidiu levar a eleição para o segundo turno, ele resumiu seu ponto de vista numa só frase: - "Eu quero mais e estou de olho". (Neno Cavalcanti - Diário do Nordeste - edição de quarta-feira, 5 de outubro de 2010).

TUCANOS

Notícia do jornal O Dia. Candidatos a presidente e a vice, José Serra e Índio da Costa decidiram atender a pedidos de lideranças evangélicas e durante a campanha do segundo turno irão condenar o Projeto de Lei 122/2006, que transforma em crime a discriminação a homossexuais. Êita!

PODEROSA

Lista das 100 mulheres mais poderosas do mundo, publicada pela revista Forbes, coloca a primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, na liderança. A candidata à Presidência do Brasil, Dilma Rousseff também está na lista, aparece em 95º lugar. Hilary Clinton, Madonna, Gisele Bundchen, Angelina Jolie, Lady gaga e Heidi Klum são algumas das outras poderosas do mundo.

PENSANDO NISSO - Quem seria na atualidade a mulher mais poderosa de Tangará da Serra?

MINISTÉRIO DA SAÚDE SUSPENDE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA

O Ministério da Saúde decidiu ontem suspender preventivamente as campanhas de vacinação de cães e gatos contra raiva animal em todo o país.

A decisão foi tomada após resultados preliminares de investigação laboratorial informados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), realizada com cobaias, que indicou a ocorrência de efeitos graves e mortes depois da vacinação que, até então, não eram previstos na literatura científica disponível.

Com base nesses resultados, como medida cautelar, o MAPA recomenda a interrupção temporária do uso da vacina, até que a investigação laboratorial seja concluída. Entre os efeitos que não eram previstos e que foram observados estão hemorragia, dificuldade de locomoção, hipersensibilidade de contato e intensa prostração.

Vale ressaltar que os resultados laboratorias preliminares indicam alterações ocorridas apenas nas amostras colhidas nos estados. Essas alterações não haviam ocorrido nos testes iniciais feitos pelo MAPA para a liberação da vacina, nem na contraprova de amostras mantidas em estoque.

A VACINA - A vacina que está sendo analisada é a RAI-PET®, produzida pelo laboratório Biovet, que desde 2003 tem registro no MAPA - responsável pela realização de testes de qualidade nas vacinas utilizadas em animais.

RAIVA - Ao identificar que cães e gatos estão com suspeita de raiva, os donos devem isolar os animais e chamar ajuda especializada, que pode ser a de técnicos do centro de controle de zoonoses local ou a de um veterinário da Secretaria Municipal de Saúde para que as providências adequadas sejam adotadas.

CUIDADOS - Se a pessoa for agredida por qualquer animal, deve lavar imediatamente a ferida com água e sabão e procurar um profissional de saúde para obter orientações sobre indicação de profilaxia antirrábica (vacina e/ou soro).