14 de outubro de 2010

Ministro Gilmar Mendes é assaltado no mesmo local

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes foi assaltado na noite desta terça-feira, quando caminhava no calçadão da avenida Beira-Mar, na praia do Náutico, em Fortaleza.

Ele foi atacado por cinco bandidos e teve o cordão de ouro roubado.

O ex-presidente do STF já foi vítima de um assalto no mesmo local. No dia 29 de junho de 2008 ele foi abordado por dois bandidos, mas três seguranças que o acompanhavam ajudaram o ministro, que chegou a ser arranhado por um dos bandidos.

Dessa vez, ele caminhava sem escolta. Os assaltantes fugiram.

Publicado em O Globo.

TRABALHAR

Geralmente, quando da primeira entrevista como eleitos, muitos candidatos dizem que pretendem trabalhar muito pelo povo quando assumirem seus cargos. Na realidade, deveriam prometer honestidade, correta aplicação das receitas públicas, investimentos em áreas deficientes etc. Essa promessa de trabalhar muito deve ser usada por pedreiro que trabalha por diária, não por um governante.

SEGUNDO TURNO

O candidato José Serra (PSDB) tem uma rara e nova oportunidade de tentar convencer o brasileiro de que ele é o melhor para o Brasil. O primeiro passo do candidato deverá ser a mudança completa de sua estratégia de campanha. A adotada até agora não surtiu efeito positivo, muito pelo contrário. De cara, ele tem que parar com esta história de comparar biografias. Ora, se o brasileiro votasse baseado em histórico acadêmico jamais teria escolhido Lula da Silva para presidente. O brasileiro quer honestidade, sinceridade e promessas críveis.

CÁLICE

A liberdade de expressão sempre será um dos pilares principais dos países democráticos. Os livros de história nos ensinam que o primeiro ato dos governantes totalitários é limitar a atuação da imprensa oposicionista. Os governos totalitários querem tolher do cidadão o direito de criticar o governante e seus asseclas. Pensem nisso.

ABORTO

Fora as questões morais, a descriminalização do aborto também passa pelas finanças públicas. Por ano, 1 milhão de mulheres brasileiras fazem aborto ilegal. Se esse procedimento passasse a ser pago pelo poder público, o custo seria de R$ 180 milhões anuais. Resta saber se nosso sistema de saúde suporta esta despesa.

ABSTENÇÃO

A votação em segundo turno, no dia 31 de outubro, se dará em meio ao feriadão do dia 02 de novembro (terça-feira). Com base nisso, espera-se que a percentagem de abstenção será maior do que a votação em primeiro turno.

Os derrotados destas eleições

Nestas eleições tivemos dois grandes derrotados: os institutos de pesquisa e o marketing político. O Ibope dava como certa a vitória de Dilma Rousseff no primeiro turno.

Também segundo o instituto, o candidato Serra só venceria em um estado da federação. Encerrada a apuração, a vitória não se deu no primeiro turno e Serra venceu em nove estados.

A candidata Marina Silva foi a grande vencedora do primeiro turno.

Coincidentemente, foi a menos “fabricada” pelos marqueteiros. Marina sempre se comportou de forma espontânea e natural.

Também sobre marketing, o famosíssimo marqueteiro Chico Santa Rita não se elegeu a deputado federal por São Paulo.

Obteve 10 mil votos, quando o coeficiente eleitoral era de 300 mi.

Assim penso

"Tome cuidado para que a velhice não enrugue mais a tua alma que o teu rosto." Montaigne