18 de outubro de 2010

BPW deu grande exemplo de civilidade neste domingo

Sabe aquele ditado popular aplicado ao futebol de que "quem não faz, leva"?

Aconteceu em Tangará da Serra neste domingo, 17 de outubro.

Uma organização não-governamental deu um show promovendo a maior campanha de retirada de sujeira já realiza no município.

O serviço deveria ter sido realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Mas, como deixou a desejar, a sociedade civil tomou o problema para si, e agiu exemplarmente em todo o dia de ontem.

Convidado para colaborar com a campanha, juntei-me a mais nove pessoas e desenvolvemos o serviço em minha comunidade, São Joaquim.

Que lição essa, em? Parabéns a todos e que algo grandioso assim, continue acontecendo em nossa urbe!

Horário de verão

Começou a chatice do horário brasileiro de verão. Que raiva!

A QUEM INTERESSAR POSSA

"Com a mentira se consegue o almoço, mas não o jantar".

Começa a campanha eleitoral nos municípios

Discretamente começa a luta de bastidores já com foco nas eleições municipais de 2012. Em muitos municípios os grupos de situação e oposição praticamente já têm seus nomes cotados, a depender apenas de articulações.

Disputa acirrada essa para presidente do Brasil

A disputa para a presidência da República promete ser acirrada. Pelo menos é o que se desenha diante das pesquisas eleitorais que têm sido divulgadas até o momento em nível nacional. José Serra endurece o jogo, especialmente diante da força do PSDB nos dois principais redutos eleitorais de nosso país, no caso, o Estados de São Paulo e Minas Gerais.

BANCOS TÊM FUNCIONAMENTO PRECÁRIO

Depois da greve dos bancários, os primeiros dias de funcionamentos das agências bancárias foi de total transtorno para os clientes, com formação de longas filas nas partes interna e externa de quase todos os bancos.

QUEM PARTE NA FRENTE NA DISPUTA?

Estão mais do que certos os políticos que pretendem disputar a Prefeitura de Tangará da Serra e que já estão nos bairros e na zona rural, conversando com os eleitores. Esse negócio de quem quer disputar a Prefeitura mas quer se manter no anonimato até 2012 pode ser fatal.

Parecer do TSE sobre contas

O Tribunal Superior Eleitoral emitiu um entendimento sobre prestação de contas que pode mudar algumas das decisões já tomadas por juízes e até mesmo alguns tribunais regionais.

O entendimento é que um gestor só tem suas contas efetivamente rejeitadas quando a apreciação passa pelo crivo do Poder Legislativo. O simples parecer de rejeição de contas dos Tribunais de Conta não é suficiente.

Exemplificando
Um exemplo: o Tribunal de Contas do Estado rejeita as contas de um determinado prefeito. Essa rejeição só tem validade se for aprovada pela Câmara Municipal. Sem isso, permanece apenas como parecer técnico.

Novo entendimento
Para o TSE, os tribunais de conta são apenas instrumentos consultivos do Poder Legislativo e suas decisões precisam ser referendadas por este. Considerando que muitos prefeitos controlam as Câmaras, vai ser mais fácil se safar das condenações.

Para refletir: A VISÃO DE DEUS

Um velho monge orou muitos anos para que pudesse ter uma visão de Deus e fortalecer a sua fé, mas a visão nunca veio. Ele quase perdeu a esperança quando, um dia, uma visão apareceu. O velho estava jubiloso. Mas então, no meio da visão, tocou o sino do mosteiro.

O badalar do sino indicava que era hora de alimentar os pobres que se juntavam diariamente no portão de mosteiro.

E era o velho monge quem tinha a tarefa de os alimentar. Se ele não aparecesse com comida, os pobres partiriam, pensando que o mosteiro não tinha nada para lhes dar naquele dia.

O velho monge estava dividido entre o seu dever terrestre e a sua tão esperada visão divina. Porém, antes do sino deixar de soar, o monge tinha tomado a decisão. Com o coração pesado, ele deixou a visão para trás e foi alimentar o povo.

Quase uma hora depois, o velho monge voltou ao seu quarto. Quando abriu a porta, quase não acreditava em seus próprios olhos. Lá no quarto estava a visão, esperando por ele.

O monge deixou-se cair de joelhos em ação de graças e a visão lhe disse: - Meu filho, se não tivesse ido alimentar aos pobres, eu não teria ficado.

Porque a melhor maneira de servir a Deus é estender as mãos em serviço para nossos irmãos e irmãs, especialmente, aqueles menos afortunados do que nós.

DO BLOG DE ROMILSON: Maluf pode assumir Saúde do Estado; PP indica Ezequiel na Educação

Partidos governistas e seus líderes já começam a fase de brigas por espaço na administração estadual.

O PP de José Riva e Pedro Henry, por exemplo, chegou praticamente a um consenso para indicar o deputado eleito Ezequiel Ângelo da Fonseca com vistas a comandar a Educação, maior pasta das 23 que integram a estrutura da máquina estadual.

Outro nome que pode surgir como surpresa no próximo secretariado do governador reeleito Silval Barbosa é do médico, empresário e deputado reeleito Guilherme Maluf (PSDB), mesmo se tratando de militante de uma legenda de oposição.

Ele surge como opção para a Saúde. Leia mais AQUI

Sobre os temas polêmicos

Esses temas tais como união homossexual, adoção de crianças por casal formado por pessoas do mesmo sexo e outros assuntos afins devem ser decididos pelo Congresso Nacional. Isso não diz respeito à competência do presidente da República Federativa do Brasil.

Serra x Dilma

O que a gente está vendo na presente disputa presidencial? De um lado Dilma Rousseff se amparando como pode na imagem positivíssima do presidente Lula. E do outro José Serra se atracando de qualquer maneira à desgastada imagem de Fernando Henrique Cardoso que, segundo dizem, não tem prestígio no Brasil para eleger um síndico de condomínio.

Tangará poderia copiar esse projeto

A Penitenciária João Bosco Carneiro, em Guarabira (PB), está desenvolvendo um projeto-piloto intitulado "Literatura em Prisões: por uma nova autoria, uma nova história", que vai levar educação para os presos, por meio do rádio.

A Rádio Alternativa Esperança, será a ferramenta principal de uma nova prática de ensino, onde um contador de histórias lerá um livro para os presos, por meio da rádio. Em seguida, será realizado um debate presencial sobre a leitura, mediado por monitores.

O projeto, que usa a literatura e a educação para auxiliar o processo de ressocialização dos presos, faz parte do programa Educação nas Prisões, desenvolvido pelo Ministério da Justiça e a Organização dos Estados Iberoamericanos (OEI), em parceria com o Ministério da Educação, e deve ser difundido em outros estados.

NOTA DO BLOG - Alô senhores vereadores, alô secretaria de Educação e Cultura. Certamente os reeducandos do sistema priosional de nossa cidade seriam grandemente beneficiados por essa iniciativa.

PROTOCOLO VERDE

Com o objetivo de colher críticas e sugestões que contribuam para a forma final da matriz de indicadores, a Febraban - Federação Brasileira de Bancos está com uma proposta de indicadores de sustentabilidade para instituições financeiras aberta em consulta pública até o dia 7 de novembro pelo site www.febraban.org.br/protocoloverde.

A atual proposta permitirá aos bancos identificar o status e a evolução das ações implementadas, tendo em vista os compromissos assumidos no Protocolo Verde, que inclui cinco princípios e diversas diretrizes que estimulam os bancos a oferecerem linhas de financiamento que fomentem e qualidade de vida da população e o uso sustentável do meio ambiente, a considerarem os impactos e custos socioambientais na gestão de seus ativos e na análise de risco de projetos, e a promover interna e externamente o consumo consciente dos recursos naturais.