9 de novembro de 2010

'Quem sabe faz a hora não espera acontecer....'



Pra não dizer que não falei das flores - Geraldo Vandré.

Cantada por Zé Ramalho

O vídeo contém cenas e fotos da ditadura militar.

Abicalil na Seduc

No blog de Romilson a informação de que, caso não integre o governo Dilma, Carlos Abicalil (PT) assumirá a Secretaria Estadual de Educação da gestão Silval Barbosa.

Vereador da base aliada demonstra insatisfação com atual gestão

Conversei na tarde desta terça-feira 9, com o vereador petista, ex-presidente do Legislativo, ex-prefeito interino José Pereira Filho.

Diálogo rápido. Porém, esclarecedor.

Zé Pequeno, como é chamado, deixou claro que a permanência do seu partido, o PT, na base aliada do prefeito Júlio César Ladeia (PR), é uma questão, talvez de dias.

O parlamentar demonstrou muita insatisfação com o andamento da atual gestão municipal.

"Eu não quero ajudar a carregar esse pêso ai não", completou.

CONSEQUÊNCIAS - Caso o PT decida sair mesmo da base de sustentação política do executivo municipal, a administração, que já vem cambaleando, terá de vez as pernas quebradas. Perderá o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wellington Duarte, diversos petistas lotados em quase todos setores de governo, e o apoio do vice-prefeito José Jaconias da Silva e do único vereador do partido no legislativo José Pereira Filho.

Assim penso...

"Ser inteligente é ser desconfiado, mesmo em relação a si próprio."

Paul Léautaud

Prefeito diz que novo secretário de Fazenda ficará no cargo

Prefeito de Tangará da Serra, Júlio César Ladeia (PR) confirmou no programa Tangará 40 Graus que tomou conhecimento no sábado 06, que o novo secretário municipal de Fazenda teve alguns problemas com a Justiça em tempos recentes.

No entanto, nada do que ficou sabendo seria motivo para impedir a contratação do cidadão para tão importante cargo na administração municipal.

E mesmo depois dos acalorados debates na Câmara de Vereadores, ontem à noite, sobre outras situações que envolvem o secretário, o prefeito afirmou que o manterá no cargo.

Um desafio e tanto para Vereadores, Ministério Público e Judiciário reverterem o caso. Claro, também para a comunidade que não está conseguindo digerir o ato do prefeito nomear uma pessoa de fora do domicílio eleitoral, quando se tem tantas outras bem preparadas para a função no município.

Número de habitantes em MT chega a 2,9 milhões em 2010

De acordo com os dados preliminares do Censo 2010 divulgados pelo IBGE, Mato Grosso ainda não atingiu a marca de 3 milhões de habitantes. A pesquisa revelou que até este ano o Estado possui 2,9 milhões de mato-grossenses. Entre as cidades que tiveram o maior crescimento populacional nos últimos três anos os destaques são Várzea Grande e Rondonópolis, que aumentaram em cerca de 17 mil a quantidade de moradores. No ranking do crescimento aparecem logo em seguida Lucas do Rio Verde, com 14 mil habitantes a mais que em 2007, e Sorriso, com cerca de 10,5 mil.

Já Cuiabá registrou um avanço populacional de pouco mais de 3,5 mil habitantes. Terra Nova do Norte, Barra do Bugres e Nova Olímpia aparecem na lista das cidades que mais perderam população. Para o professor de demografia econômica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), José Antônio da Silva, a explicação está na geração de empregos. "Algumas dessas cidades têm grande produção, mas exige-se pouco emprego para se produzir todos esses produtos", ressalta.

A Prefeitura de Alta Floresta, município que está na lista dos que "encolheram", informou que vai ingressar com uma ação na Justiça questionando a contagem do IBGE. Os recenseadores encontraram cerca de 2 mil casas fechadas na cidade, o que pode ter influenciado na queda de 49 mil habitantes em 2007, para 48,6 mil este ano. O motivo da ação é que os repasses financeiros dos governos federal e estadual são baseados na quantidade de habitantes de cada cidade.

Para evitar prejuízos aos municípios o IBGE vai fazer uma revisão dos dados de Cuiabá, Várzea Grande e das cidades que tiveram uma redução na população. Na Capital, em cerca de 4 mil casas não foi encontrado nenhum morador. De acordo com o chefe do IBGE em Mato Grosso, Delvaldo Benedito de Souza, para esses domicílios será lançado uma média de habitantes. "O IBGE vai pegar a média de moradores por casa de cada cidade e multiplicar pela quantidade de casas vazias. O resultado vai ser agregado à população que nós encontramos", explica. Os números finais do Censo 2010 será divulgado no dia 28 de novembro. Por Laura Nabuco

Prefeito sugere que abertura de CEI teria motivação política

O prefeito de Tangará da Serra, Júlio César Ladeia (PR), disse ao meio dia desta terça-feira 9, no programa Tangará 40 Graus - TV Cidade Verde, que não ver nenhuma motivação, a não ser política, para abertura de uma Comissão Especial de Inquérito - CEI pela Câmara de Vereadores.

O que o prefeito sugeriu senão que estaria sendo "perseguido" pelos vereadores. Até parece.

Moradores querem base policial em Distritos

Os Distritos de Progresso e São Joaquim, neste município, precisam urgentemente da instalação de bases militares. Moradores das duas localidades reclamam de ocorrências de fatos estranhos nos últimos meses. Pessoalmente solicito às autoridades competentes agilidade nesse assunto.

Desocupação de casas ocupadas irregularmente em Tangará

A prefeitura de Tangará da Serra solicitou e a Justiça determinou a desocupação de casas no bairro San Diego II, na manhã desta terça-feira 09.

As casas populares pertencentes à Assistência Social do município haviam sido ocupadas irregularmente por famílias sem-teto havia alguns meses.

Polícia Militar e Corpo de Bombeiros estiveram presentes no local para proteger a integridade física dos oficiais de justiça e das pessoas que ocupavam as casas.

Não foi resgistrado nenhum incidente.

Novo Mundo se instala em Tangará da Serra

Bastante adiantada a ampliação de um prédio localizado à Avenida Brasil, centro de Tangará da Serra onde será inatalada a loja Novo Mundo. Para mim, isso se chama mais oportunidades para nós consumidores. Que outras empresas de vulto nacional aportem também em nossa cidade!

Câmara questiona posse de novo secretário municipal de Fazenda

O secretário municipal de Fazenda de Tangará da Serra que tomou posse, ontem pela manhã, pode estar com os dias contados.

O assunto foi um dos mais badalados na sessão ordinária da Câmara Municipal, desta segunda-feira 8.

Fato é que o cidadão sequer comprovou residência no município. Algo muito estranho.

A contratação desse senhor para cargo tão importante da administração municipal, de acordo com a Câmara de Vereadores, fere a legislação municipal.

Para esse cidadão se tornar secretário ele teria que ser eleitor de Tangará da Serra pelo menos desde maio último. A Câmara desconfia que isso não tenha ocorrido.

SUBSTITUIÇÃO - Esse novo secretário substituiu a competente funcionária pública de carreira (há 25 anos) Dalva Specian Chaves, graduada em Contabilidade e Direito. Uma pessoa sem qualquer mancha em sua vida profissional.

Produtos pirateados sendo comercializados no centro de Tangará da Serra

Passando nesta manhã pela Avenida Brasil, centro de Tangará da Serra, vi uma mulher de idade mediana comercializando CDs e DVDs pirateados à porta de um hotel.

Não sei o que houve para a nossa polícia não ter visto aquela prática. Conheço o bom trabalho, especialmente da Polícia Judiciária Civil, no combate à pirataria.

Mas, hoje pela manhã nada fora feito para tirar de circulação aquela atravessadora.

Gostaria muito que nesta tarde algo fosse feito pelas autoridades para coibir aquele comércio ilegal em nossa cidade.

Imprensa conhece realidade do Distrito São Joaquim

Clique na imagem para melhor visualização
Participantes da reunião deste domingo, dia 07

O Distrito de São Joaquim, neste município, recebeu no domingo 07, visita de vários profissionais de imprensa de Tangará da Serra.

Diego Soares, jornalista editor-chefe do O Jornal TGA, Humberto Ferreira, diretor do Jornal de Domingo, Seli Rosa, radialista apresentador da Rádio Pioneira, e Renan Coelho, repórter e apresentador da TV Cidade Verde, afiliada da Band, tiveram a oportunidade de conhecer de perto a realidade da localidade.

Os jornalistas estiveram em minha comunidade atendendo nosso convite na condição de presidente da Associação de Moradores e Produtores Rurais do Distrito.

Na oportunidade, assistiram a uma palestra proferida pelo advogado tangaraense André Luiz Rossi versando sobre os direitos dos cidadãs e cidadãos que ali habitam. De maneira especial, sobre a questão da regularização dos terrenos rurais e urbanos daquela localidade conhecida como "Gleba Canta Galo".

Nossa gratidão aos companheiros de imprensa pela divulgação que fizeram e permanecem fazendo da realidade de nossa comunidade.

Nosso objetivo maior é ver o Distrito de São Joaquim ser reintegrado a Tangará da Serra. Moradores de nossa comunidade não suportam mais tanto abandono e esquecimento por parte do poder público.

Kiko Padovani

Ontem, final da tarde, estive por bons minutos conversando com o compositor, cantor e repórter de TV Kiko Padovani. O nobre amigo pretende enveredar profissionalmente nestes próximos dias pelo jornalismo eletrônico. Boa sorte campeão!

PT poderá também sair da base aliada em Tangará da Serra

Nesta segunda-feira (08) ouvi de um apresentador de TV que o PT pensa uma estratégia para também sair da base aliada do executivo municipal. Esse ato representaria a retirada de todos os petistas dos cargos que ocupam nos variados setores da atual administração. Por isso não creio o PT tenha tanto pulso para agir assim. Como dizem: só acredito vendo. No entanto, entendo que se isso realmente acontecesse seria uma inteligente maneira de o PT se fortalecer com vistas ao processo eleitoral de 2012.

Doações das empreiteiras

Informações colhidas pela Folha de São Paulo dão conta que as empreiteiras mais que triplicaram o volume de doações para os políticos que se elegeram para o Congresso neste ano em relação a 2006.

Dos congressistas eleitos, 54% receberam recursos das construtoras em 2010, um total de R$ 99,3 milhões, informa reportagem de Sílvio Navarro e Breno Costa, domingo pela Folha.

Levantamento feito pela Folha nas prestações de contas disponíveis no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) mostra que 306 congressistas que assumirão mandatos em fevereiro (264 deputados e 42 senadores) receberam contribuições de construtoras.

Há quatro anos, as empreiteiras declararam ter doado R$ 32,6 milhões (valores corrigidos pela inflação).

A conta tem apenas uma ressalva: este ano foram disputadas 27 vagas a mais no Senado do que em 2006, quando foi eleito apenas um senador para cada Estado.

Não é à toa que as empreiteiras sempre têm tratamento de rei pela maioria das administrações públicas.

As empreiteiras, segundo ainda a Folha, superaram com folga outros tradicionais doadores, como bancos, mineradoras e empresas ligadas ao agronegócio. Sem comentários. Gilberto de Sousa

Legislativo poderá investigar atos do executivo municipal

Rebuliço, ontem, de manhã, na Câmara de Vereadores de Tangará da Serra. Assunto: abertura de pelo menos duas Comissões Especiais de Inquérito - CEIs - para apuração de possíveis irregularidades em setores do governo municipal. Êita.

Sobre o retorno da CPMF

Na verdade, quando foi criado o "imposto do cheque" (a CPMF), por feliz inspiração do Dr. Adib Jatene, as verbas seriam direcionadas realmente para a saúde. Quando desvirtuaram as suas finalidades, Jatene foi o primeiro a pedir o boné do governo.

Outra verdade: a CPMF foi derrubada pelo PSDB e pelo DEM no ano de 2007 em plena era Lula da Silva por pura vindita e não por convicção. Hoje alguns tucanos e outros "demoníacos" querem a volta do tributo.

Caso a CPMF fosse direcionada totalmente à saúde ela faria um enorme bem a todos. Mas, uma coisa é preciso que se diga: com o tributo em vigor a saúde não melhorou em nada, e sem a CPMF também a saúde não piorou em nada..O que já era ruim permaneceu igual.

Sobre as lojas de CDs e livrarias

Dia desses um amigo comum me chamava a atenção perguntando se eu já havia observado que as lojas de vendas de CDs praticamente desapareceram em nossa cidade. Na verdade, eu nem havia me dado conta disso.

E, de repente, não é que elas desapareceram mesmo? Muitos dizem que isso se deu devido a pirataria que terminou por inviabilizar um comércio legal. Pode ser que sim, pode ser que não. O fato hoje é que elas findaram mesmo.

E a nossa conversa evoluiu para um outro aspecto da rápida evolução dos acontecimentos. Essa previsão antecipada dando contas de que o livro digital vai praticamente sepultar o livro impresso e assim muitas livrarias fecharão as suas portas assim como está se dando com as lojas de CDs.

Não duvido. Nessa nova realidade cada um de nós vai poder comprar em sua casa, através da Internet, todos os livros que bem o desejar. Aliás, isso já está acontecendo.

O que se tem como certo é que as livrarias vão desaparecer e assim estarão se findando aqueles outrora privilegiados espaços para serem visitados e curtidos.

Certamente que a sociedade está acompanhando essa evolução e pouco a pouco vai se acostumando com essa nova realidade.

Nós não podemos rejeitá-la ou condená-la. Teremos que nos render a ela. E desta maneira seguir a nossa convivência tranquila com o progresso.

Nós todos é que teremos de adaptar a essas novas situações.

A quem interessar possa

Não precisamos entrar numa eleição só com o objetivo de ganhar eleitoralmente.

A quem interessarf [

Não precisamos entrar numa eleição só com o objetivo de ganhar eleitoralmente.

Justiça determina suspensão do Enem

Polêmica em torno do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No último sábado, 6, a folha em que os estudantes marcavam as respostas das questões estava com o cabeçalho de duas provas trocado. Além disso, algumas provas amarelas (as provas têm cores diferenciadas para evitar cola) não continham todas as 90 questões.

Diante destes problemas registrados no primeiro dia de avaliação, a Justiça Federal do Ceará determinou a imediata suspensão do Enem 2010, alegando que erros nas provas causaram prejuízos para os candidatos. A decisão tem efeito em todo o Brasil. Mas cabe recurso.

A juíza da 7ª Vara Federal, Carla de Almeida Miranda Maia, aceitou a argumentação de pedido de liminar do Ministério Público Federal (MPF). Para a magistrada, novas provas apenas para os candidatos prejudicados com o erro tirariam a igualdade do exame. Na decisão, ela cita ainda outra falha no Enem 2010, como o caso de um repórter que entrou com um celular na sala de provas.

O Ministério da Educação (MEC) informou que irá tentar reverter a decisão da Justiça Federal de suspender, em caráter liminar, o Enem. O ministro disse ainda que não trabalha com a hipótese de anular o exame nem de refazer as provas aplicadas no sábado para todos os inscritos.

O órgão cogita a possibilidade de aplicar uma prova extra para os estudantes prejudicados pelo erro de impressão nos cadernos de cor amarela. O Ministério destaca que vai enviar à Justiça Federal no Ceará esclarecimentos sobre a metodologia que será usada na reaplicação da prova do Enem a estes estudantes.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) estuda aplicar uma nova prova em 27 e 28 de novembro ou em 4 e 5 de dezembro. Calcula-se que o problema ocorreu em menos de 1% do total das provas, totalizando cerca de 20 mil cadernos no país. Contudo, não se sabe ainda quantos candidatos foram prejudicados.