22 de novembro de 2010

Tangará da Serra ganha sua "bíblia" ambiental

O Código Ambiental de Tangará da Serra foi sancionado nesta segunda-feira (22).

Um avanço importantíssimo, uma vez que a partir de agora, o município poderá se desenvolver de forma sustentável.

O CA havia recebido aprovação da Câmara de Vereadores a poucos dias.

Quem está felicíssimo com a entrada em vigor da legislação ambiental de Tangará da Serra é o secretário municipal de Meio Ambiente, professor Luís Alberto Pereira.

Bullying pode ter levado adolescente armado à escola de Tangará da Serra

Arma foi apreendida pela Polícia Militar

Pelo que ouvi sobre o menor de 15 anos que compareceu nesta segunda-feira (22), armado com uma garrucha calibre 22 à escola municipal tangaraense 'Sílvio Paternez', ligeiramente cheguei a pensar que ele é mais uma vítima do bullying em nossa cidade.

Alguns comentários sobre o assunto, asseguraram que o adolescente foi à sua escola armado por que estava se sentindo ameaçado por colegas.

A arma que ele conduzia em sua mochila estava sem munição. E isso confirma o que ele teria dito ao promotor de Justiça nesta tarde, que sua intenção não seria a de agredir ninguém. Mas, somente amedrontar os seus algozes.

Em todo caso, é lastimável que isso tenha ocorrido numa das mais conceituadas escolas públicas do município.

Em todo caso, o fato, sem maiores consequências, deve servir de alerta às autoridades locais.

Na semana passada, abordei o tema 'bullying' nesta página. O texto rendeu um comentário do vereador petebista Luiz Henrique Matias. Ele dizia em seu escrito que há Lei para combater o citado problema em Tangará da Serra, sendo inclusive de sua autoria.

Está passando a hora de se fazer uma grande campanha sobre o bullying envolvendo toda a sociedade local. O problema parece ser mais sério que o imaginado.

Churrascarias não funcionam à noite em Tangará da Serra


Tangará da Serra não é mesmo uma cidade para quem deseja comer um bom churrasco, à noite, em churrascarias.

Ao meio dia, vai lá, ainda se encontra alguma coisa parecida com churrasco em alguns locais.

Mas, quem deseja comer uma boa picanha, ou uma carninha de sol assada, podes desistir.

Churrasco bom, nessa terrinha de todos nós, só aos finais de semana em residências dos irmãos gaúchos. Isso, e nada mais.

Sem essa opção, visitantes de outras regiões do País e nós que aqui habitamos, somos quase obrigados a consumir (à noite) apenas o desgraçado e caro "espetinho". Ninguém merece.

Novo Mundo se instala em Tangará da Serra

Tangará da Serra ganha em mais uma semana a Loja Novo Mundo. Instalada à Avenida Brasil, centro, a famosa empresa do ramo de móveis e eletrodomésticos, promete um show de ofertas por ocasião de sua inauguração. Bom para a clientela.

Autoridades de MT defendem fim da reeleição e sistema distrital

Defesa intransigente da fidelidade partidária, fim da reeleição, implantação do sistema distrital misto e a transparência do processo eleitoral foram algumas das sugestões apresentadas durante audiência pública realizada na última sexta-feira, em Cuiabá, sobre a reforma do Código Eleitoral.

O evento, promovido pelo Senado da República, ocorreu no auditório das Promotorias de Justiça da capital e contou com a participação de aproximadamente 150 pessoas.

Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, Walter de Almeida Guilherme, que integra a comissão de juristas incumbida pelo Senado de elaborar a proposta.

Como juristas intervenientes, representando o Estado de Mato Grosso, participaram o juiz federal Julier Sebastião da Silva; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Rui Ramos, e conselheiro federal da OAB, Francisco Faiad.

O procurador regional eleitoral , Thiago Lemos de Andrade, e o defensor público geral do Estado, Djalma Sabo Mendes Júnior, também participaram da mesa de trabalho. Assessoria - Leia mais AQUI

Comércio tangaraense sem campanha para estimular inadimplente a quitar débitos

Imagem: materiasjuridicas.com

Não tenho tomado conhecimento de nenhuma campanha encetada pela Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL de Tangará da Serra, objetivando regularizar a situação dos consumidores inadimplentes neste final de ano.

Em várias cidades brasileiras, campanhas e mais campanhas têm sido feitas, ofertando grandes descontos aos devedores como estímulo para que quitem seus débitos e voltem a consumir.

Os resultados têm sido extraordinários. Bom para os inadimplentes, excelente para comerciantes.

Fica a sugestão.

89 candidatos ainda não prestaram contas das Eleições 2010

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso informa que 89 candidatos a cargos eletivos ainda não apresentaram a prestação de contas final referente às Eleições Gerais de 2010. Nenhum candidato eleito deixou de prestar contas à Justiça Eleitoral.

Dentre os omissos estão um candidato ao Senado que desistiu da disputa, sete aos cargos de 1º e 2º suplente de senador, 18 candidatos ao cargo de deputado federal e 63 ao cargo de deputado estadual.
O prazo regulamentar para protocolar a prestação de contas final no TRE encerrou no dia 2 de novembro. Todos os candidatos devem prestar contas, inclusive os que não foram eleitos e aqueles que renunciaram à candidatura. ASCOM - TRE/MT - Leia mais AQUI

Jaime elogia Silval Barbosa e admite que DEM pode ocupar secretaria no Paiaguás

Principal liderança do DEM em Mato Grosso e um dos maiores defensores da aliança com os tucanos nas eleições de 2010, o senador Jaime Campos (DEM) declarou nesta segunda-feira que a legenda pode fazer parte da base de sustentação ao Governo Silval Barbosa (PMDB). Jaime participou da reunião da bancada mato-grossense com o governador e diretores da Agecopa (Agência de Execução das Obras da Copa do Pantanal) para debater recursos federais nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande. O Documento - Leia mais AQUI

PRB estaria sem presidente em Tangará da Serra

O Partido Republicano Brasileiro (PRB) está sem presidente em Tangará da Serra. Foi o que disse nesta tarde ao Diário de Tangará uma funcionária graduada do Cartório Eleitoral. Segundo ela, o presidente, um pastor evangélico, teria ido embora de nosso município. Restam-nos saber quem comandará a sigla a partir dos próximos dias.

Mais um partido se prepara para romper com Ladeia

Mais um partido político deverá deixar a chamada "base aliada" do prefeito Júlio César Ladeia (PR) nos próximos dias.

O comunicado fora feito ao Diário de Tangará, nesta tarde, por uma das lideranças locais da sigla.

Com esta agremiação partidária, somar-se-ão 5 as que deixaram o arco de aliança do prefeito do ano passado para cá.

As que já sairam: PDT, PTB, PRB e PRP.

COPA DO MUNDO: Em reunião, Silval e bancada tentam definir orçamento

Governador Silval Barbosa

Em reunião no Palácio Paiaguás nesta segunda (22) entre o governador reeleito Sival Barbosa (PMDB) e a bancada federal de Mato Grosso o grupo tenta definir estratégias para traçar o orçamento dos próximos anos e garantir emendas parlamentares para a execução das obras de estruturação do Estado para receber a Copa de 2014.

Eleita como cidade-sede do Mundial, Cuiabá, que já se encontra em fase avançada de projetos, ainda teme a falta de recursos para a viabilização dos projetos. Isso porque, por determinação da Fifa, tudo já deve estar pronto em 2013, quando será realizada a Copa das Confederações. Diante da situação, as equipes que trabalham para a estruturação dos municípios que receberão os jogos lutam contra o relógio. Sissy Cambuim - Leia mais AQUI

Arma encontrada com menor em escola municipal de Tangará da Serra

Uma garrucha calibre 22, dois canos, foi encontrada com um aluno numa escola municipal de Tangará da Serra. O menor foi encaminhado ao Conselho Tutelar onde prestou esclarecimentos e depois foi liberado. Autoridades policiais, professores e pais estão preocupados com o assunto.

Leitos para internação em hospitais diminue no governo Lula

Durante o governo Lula, o número de leitos para internação em hospitais diminuiu de 443,2 mil para 431,9 mil. Os dados não são da Veja nem de Merval Pereira, mas do IBGE, um dos órgãos mais respeitados do governo federal. E olhe que a CPMF só foi extinta em dezembro de 2007. Isso mostra que os bilhões arrecadados com o mencionado tributo não estavam sendo bem aplicados.

Para refletir


A PEQUENINA LUZ AZUL

Certa manhã, o sultão El-Khamir, disse ao prefeito:

- Esta noite avistei ao longe uma pequenina luz azul e desejo saber quem passou a noite a velar. Ordeno-lhe apurar a razão desta vigília.

- Obedeço a Vossa Majestade! Porém, é inútil esse inquérito, pois aquela luz provinha do oratório da minha casa! Eu e minha família passamos a noite pedindo a Deus pela saúde de Vossa Majestade!
O rei, então, chamou o grão-vizir Moallin .

- Resolvi recompensar com mil dinares de ouro o prefeito. - Praticou uma ação nobre e sublime - E narrou o caso da luz.

- Vejo-me obrigado a confessar - disse o grão-vizir - Passei a noite cogitando a cerca dos graves problemas e das questões que Vossa Majestade deve resolver hoje! Juro pelo Alcorão que essa é a verdade!

O rei chamou o general Muhiddin e contou que estava resolvido a conceder o título de xeque de Lohéia ao grão-vizir Moallin. E o bom monarca, contou ao general a história da luz azul.

Modesto, o general confessou:

- Queria ocultar a verdade, mas me vejo obrigado a revelar que aquela pequenina luz azul provinha de minha tenda - E o general não hesitou - Com receio que os revoltosos atacassem a noite, acampei nas cercanias da cidade, para maior garantia da vida do rei.

Finalmente, o rei mandou chamar o sábio do palácio e lhe narrou os fatos.

O sábio ponderou:

- Não deves acreditar no prefeito, nem no grão-vizir, nem no general. Creio que a tal luz provinha do farol de El-Basin.

Naquela mesma noite, depois da última prece, o rei chegou à varanda para olhar o panorama da cidade, que dormia. Surpresa estranha: como todos já sabiam sobre as recompensas, a cidade estava extraordinariamente iluminada. Nunca se vira tanta luz azul! E o crédulo rei compreendeu então, que para cada súdito honesto e dedicado havia um milhão de mentirosos e bajuladores.

Governo gastou pouco com Saúde e Educação

Regina Alvarez, O Globo

Uma radiografia dos gastos públicos nos oito anos do governo Lula mostra que as despesas cresceram fortemente entre 2003 e 2010, além da expansão do PIB, que, em média, foi de 4% ao ano. Mas áreas como a saúde e a educação ficaram com uma pequena fatia desse bolo.

As despesas correntes cresceram 2,47 pontos percentuais do PIB no período - mas só uma fatia de 2% do aumento foi destinada ao custeio da saúde, e 8%, ao custeio da educação.

Dentro da rubrica de despesas correntes, o crescimento de gastos com a Previdência e com outras despesas vinculadas ao salário mínimo - auxílio a idosos e deficientes, seguro-desemprego e abono - foi de 1,37 ponto percentual, abocanhando 55,4% do aumento das despesas correntes ocorrido no governo Lula, segundo levantamento realizado pela Consultoria de Orçamento da Câmara, com base em informações do Sistema Financeiro de Administração Financeira (Siafi).

Dos 117 deputados não reeleitos, 54 são réus no STF

Fábio Góis

Nas eleições deste ano, 117 deputados não conseguiram ser reconduzidos ao mandato pelo voto popular – resta-lhes, de acordo com as condições de elegibilidade, voltar à Câmara como suplente de deputado. Dos que tentaram mais quatro anos de Câmara e não se reelegeram, 54 são alvo de processos ou inquéritos em curso no Supremo Tribunal Federal (STF).

Na edição deste domingo (21), o jornal Correio Braziliense publicou um levantamento, com base nos registros do Supremo, com a lista dos deputados às voltas com a Justiça. Eles gozarão da prerrogativa do foro privilegiado até 31 de dezembro, quando termina seus mandatos. A partir daí, os autos retornam à instância inferior de Justiça. Leia mais AQUI

Taques não quer ser lembrado como um senador monotemático

Laura Nabuco

Eleito por mais de 700 mil mato-grossenses por se apresentar como o homem que vai combater a impunidade parlamentar e a corrupção em Brasília, o senador Pedro Taques (PDT) disse que não quer ser conhecido como um político “monotemático”. O pedetista garante que além de defender que o foro provilegiado passe a valer apenas para o presidente da República, vai militar por uma profunda reforma política, pela modernização do Código de Processo Penal e pela revisão das atribuições da União, dos Estados e dos municípios. as afirmações foram feitas durante entrevista ao site Congresso Em Foco.

Concluída proposta de reforma administrativa do governo Silval

Deu em A Gazeta

Já está concluída a proposta de reforma administrativa que o governador Silval Barbosa (PMDB) apresentará primeiro aos deputados estaduais para depois torná-la pública. Em síntese a proposta prevê o desmembramento de secretarias de Estado, mais por exigências do governo federal em relação às políticas públicas do que por parte do próprio chefe do Executivo Estadual. "Haverá desmembramentos de secretarias com a conseqüente criação de novas estruturas, mas não haverá aumento em cargos e funções, apenas adequações, pois na medida em que as pastas serão desmembradas, também serão suas atuais estruturas", disse um dos técnicos encarregados de atender às expectativas do governo.