1 de dezembro de 2010

'PT cresceu para trás como rabo de cavalo', diz presidente da sigla em Cuiabá

(Vilson Aguiar) - Nas eleições gerais em Mato Grosso todos os partidos da base aliada, tanto em nível federal, como estadual, foram vitoriosos mantendo ou aumentando as bancadas estaduais e federais com exceção de um, o partido que elegeu a presidente da República Dilma Rousseff (PT).

Vamos aos fatos. Com um discurso de que a fila tinha que andar, Abicalil e seu grupo impuseram a maior derrota da história para o PT de Mato Grosso. Nós, do PT, durante toda vida partidária, sempre tivemos grandes disputas, mas nunca ninguém tirou o espaço eleitoral do outro, mesmo quando, às vezes, o outro expressava esta vontade. Eles começaram a construir os fatos desde 1996, quando o “campo majoritário” e os “pés no chão” não deixaram o partido ter candidato à prefeitura de Cuiabá.

Já em 2000, o partido saiu da eleição na Capital com duas vereadoras eleitas e, mais uma vez, um fato tira o brilho da grande atuação do PT: o atentado ao companheiro Sivaldo. Em 2002 todos aqueles, dentro do PT, que tinham certeza da derrota de Serys como senadora já comemoravam, mas o povo de Mato Grosso foi sábio.

Em 2004 um partido unido com o fim muito ruim do ponto de vista ético e financeiro. Em 2006, elegemos dois deputados estaduais e um federal, mesmo com a existência dos “aloprados”, que o tempo todo tentaram colocar todos nós do PT na vala comum da corrupção. A eleição de 2008 é marcada pela primeira experiência de coligação na Capital, pois as lideranças do PT diziam que o passivo da dívida de 2004 era um grande problema para o partido.

Indo a 2010 a tática da direção do PT foi um desastre total. Abicalil dizia que já era o senador do Brasil e imaginava que levaria esta eleição de “barbada”, porque a fila tinha que andar para Ságuas Moraes, deputado federal, e Alexandre César, que buscava uma vaga na Assembleia. Eles tinham tanta certeza de que seriam eleitos que já sonhavam em acabar de vez com estas minorias que tanto os incomodam e não deixam de fiscalizar.

Assim, mesmo Alexandre César trata a eleição de 2006 como um atraso para o partido. O que ele deverá dizer de 2010, quando o partido fez mais de 120 mil votos e só elegeu um deputado estadual, mesmo tendo quadro para elegermos três? Sob o comando de Abicalil, o partido decidiu pela retirada de todos da chapa, porque o plano nacional era mais importante e a tática era eleger os três. Mesmo assim, o senador perdeu em Cuiabá para todos os candidatos ao Senado, ficando em 5º lugar na Capital.

Tem um velho ditado: “passarinho que come pedra sabe o bico que tem”. Quando não se combina com o eleitor, já se sabe o resultado final. Em Mato Grosso o que não faltam são exemplos como: Júlio Campos e Carlos Bezerra, Antero Paes de Barros e Roberto França, Maksuês Leite e Júlio Campos. Como será que a CNB (Construindo um Novo Brasil) chamará esta eleição de 2010?

O PT neste último pleito foi um verdadeiro fracasso, tanto do ponto de vista eleitoral como na sua tática de construção desta eleição. Já dizia o companheiro Luiz Inácio Lula da Silva, no início dos anos 90 em uma das suas caravanas da cidadania que passaram por Mato Grosso durante um discurso no pátio da Igreja do Rosário, em Cuiabá, que o salário dos trabalhadores daquela época só crescia como rabo de cavalo, ou seja, para baixo. Assim foi o crescimento do PT de Mato Grosso nessas eleições. Só para lembrar que a fila andou... mas para trás.

Vilson Aguiar é professor e presidente do PT de Cuiabá e da Associação de Moradores do bairro Santa Isabel

Depois do Complexo do Alemão, o complexo do brasileiro

(Heitor Peixoto) - Passados os primeiros e mais importantes dias da aparente vitória do Estado sobre o crime dito organizado no Rio de Janeiro, fica uma pergunta, que é extensiva a todas as demais áreas, e de todo o país: o que mais é possível se fazer quando há vontade política?

Grandes reformas (tributária, trabalhista, da previdência, política, entre outras)? Grandes transformações sociais, sobretudo na saúde e na educação? Desenvolvimento de uma efetiva conscientização política e cidadã? Ou - para ficar no âmbito do problema do primeiro parágrafo - a substituição da indústria do tráfico por uma condição de vida minimamente digna? Leia mais AQUI

Eleitorado de olho nos dois 'Josés' do PT

'Abicalil dizia que já era o senador do Brasil e imaginava que levaria esta eleição de “barbada” porque a fila tinha que andar para Ságuas, Federal e Alexandre, Estadual. Impuseram a maior derrota para o PT em sua história'. (VILSON AGUIAR )

Inspirado nas palavras do presidente do PT na capital Cuiabá, registro que há muita gente pensando que o mesmo poderá se repetir em Tangará da Serra, caso os dois nomes mais cotados dessa sigla para disputarem as eleições majoritárias de 2012 não entrem em acordo.

José Jaconias da Silva, atual vice-prefeito e José Pereira Filho, vereador, poderão cair na mesma desgraça popular se permanecerem duelando.

Tenho conversado com muita gente que diz estar de olho no comportamento dos dois.

Leia agora o artigo escrito por Vilson, publicado hoje na página do Enock. Acesse AQUI

Jovem preso diz que é fácil adquirir drogas em Tangará da Serra

Reproduções
Tiago já havia cumprido um ano de cadeia

Detido nas últimas horas pela Força Tática da Polícia Militar, Tiagos dos Santos Silva (21,) declarou à imprensa que uma das coisas mais fáceis de se fazer em Tangará da Serra é adquirir drogas.

"Não posso declarar quem são os vendedores porque corro risco de perder minha vida. Mas, a verdade é que a gente anda trupicando (tropeçando) nessa gente", comentou.

Tiago está preso no presídio local sob a acusação de ter, em companhia da comparsa Juma Figueiredo Chaves (21), roubado cerca de R$ 300, nesta terça-feira (30), do aposentado Francisco Felinto da Cunha (70).

Juma (também detida) dava apoio para ações criminosas de Tiago

SEMA e Secretaria Municipal de Meio Ambiente criticadas por falta de fiscalização

Nem SEMA, nem Secretaria Municipal de Meio Ambiente teriam fiscalizado a retirada de cascalho de uma propriedade rural, localizada nas proximidades da Serra Tapirapuã, em Tangará da Serra.

A TV Vale(Record) tem mostrado diariamente o que pode ser entendido como verdadeiro estrago na natureza causado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura.

Os terrenos de onde tem sido retiradas inúmeras caçambas de cascalho não teriam mais como ser reparados.

Pior: tudo esse crime ambiental sendo praticado às barbas das autoridades que deveriam proteger o meio ambiente.

Que lástima!

Ciretran vai realizar leilão de motos apreendidas irregularmente

A ciretran de Tangará da Serra realiza neste mês um leilão de motos apreendidas de forma irregular nos últimos anos.

Os veículos, muitos já bastante deteriorados pela ação do tempo, se encontram guardados no pátio do órgão, centro da cidade.

Chefe da Ciretran, Juarez Laurentino não informou a data do leilão.



Blairo é lembrado para ocupar Ministério da Agricultura

Foto: Franciele Caroline
Senador eleito Blairo (à direita), acompanhado por este blogueiro, então candidato a deputado federal

O ex-governador e senador eleito Blairo Maggi (MT) pode ser o nome do PR para o ministério de Dilma Rousseff. Embora não houvesse nenhum motivo especial, ele foi convidado a acompanhá-la ontem à viagem a Tucuruí, para a inauguração de duas eclusas no Rio Tocantins.

O nome de Maggi – grande produtor de soja em Mato Grosso e o maior plantador individual do grão no mundo – tem sido lembrado para ocupar o Ministério da Agricultura.

Como Dilma tem dito que os ministérios não serão entregues aos partidos que os comandam hoje, cresceram as apostas de que o ex-governador pode ocupar a pasta que está com o PMDB e para a qual o partido indicou o ex-deputado Wanger Rossi. Do Estado de S. Paulo

Jogo permite alvejar traficantes fujões

Página inicial do jogo que alveja bandido em fuga

Já está disponível na internet um jogo em que as pessoas são convidadas a alvejar traficantes que batem em retirada, numa subida de morro, no Rio de Janeiro. O joguinho "Fuga da Vila Cruzeiro" está disponível no site congregate.com. Clique aqui e acerte o maior número possível de bandidos em fuga. Do Blog de Cláudio Humberto.

Tangará fora do ar

O site (www.radiotangara.com.br) da Rádio Tangará está fora do ar nesta manhã de quarta-feira. Uma pena meu amigo, diretor Sílvio Sommavilla. Mais uma vez perco seu inteligente programa.

Momentos conturbados no Legislativo

Como era de se esperar, a Câmara Municipal de Tangará da Serra vivenciou momentos conturbados na sessão plenária da última segunda-feira. Insustentável seria a palavra mais apropriada para classificar a convivência entre alguns parlamentares.

Assim penso

O sistema de saúde de Tangará da Serra precisa funcionar chegando a toda a população.

Apertada igual a sardinha

Pelo que se percebe diante de tantas notícias,Tangará da Serra está mais apertada do que sardinha. Se comprar medicamentos está ficando difícil, imagine só se há recursos para tapar a boraqueira de ruas e de estradas da área rural. A coisa está ficando feia em nosso município. Cruz credo!

Crime avança em Tangará da Serra

Não desejaria tocar mais nessa tecla, no entanto, as circunstâncias sugerem que o tema seja novamente enfocado.

A referência é feita à falta de segurança em Tangará da Serra, que vem deixando a sociedade tensa com tantas ocorrências de assaltos quase que diariamente.

Seja assalto à mão-armada ou lances rápidos para tomar objetos das vítimas, a qualquer hora do dia ou da noite.

A polícia tem procurado agir, mas não tem condições, na maioria das vezes, de prender os bandidos por falta de estrutura.

É tanto que muita gente já não está nem prestando queixa. E não há como esperar que o novo governo assuma, arrume a casa e tome medidas de choque.

NECESSIDADE DO B.O - Mesmo sem acreditar que possa recuperar objetos tomados em assaltos, as autoridades policiais recomendam às vítimas a prestarem queixas e se protegerem através dos Boletins de Ocorrências. Sem o B.O, fica impossível ter os objetos de volta e provar que os documentos foram levados pelos ladrões diante da necessidade de buscar as segundas vias.

Tangará da Serra precisa de mais creches e pré-escolas gratuitas

Imagem do Google

A Comissão de Educação do Senado aprovou, em decisão terminativa, o parecer favorável da senadora Rosalba Ciarlini (DEM) ao projeto de Patrícia Saboya (PDT-CE) que cria o Programa Nacional de Educação Infantil (Pronei) para aumentar a rede de creches em todo o Brasil.

Além das creches, o Programa pretende expandir a rede de pré-escolas gratuitas, de qualidade, em tempo integral para a população de baixa renda, utilizando os recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e do Fundo da Educação Básica (Fundeb).

Se liga Tangará da Serra! É hora de trabalhar a contrução de mais creches. Precisamos acabar o gritante deficit nesse setor de nossa educação infantil.

Tangará da Serra poderia ser beneficiada pelo projeto Talentos do Brasil Rural

Roteiros turísticos que estão a no máximo três horas de viagem, por meio terrestre ou aquaviário, de uma das 12 cidades-sede da Copa de 2014 poderão receber apoio e benefícios do Ministério do Turismo, por meio do projeto Talentos do Brasil Rural: turismo e agricultura familiar a caminho dos mesmos destinos.

A oportunidade foi divulgada esta semana no Edital da Chamada Pública, que pretende selecionar 24 roteiros compostos por empreendimentos da agricultura familiar para serem trabalhados pelo projeto.

Cada um dos roteiros selecionados receberá um diagnóstico e um plano de ação para trabalhar a agricultura familiar como diferencial competitivo, além de apoio para a comercialização. Inscrições até 7 de janeiro de 2011. Mais informações pelo site: http://www.mda.gov.br/portal/saf/programas/talentosdobrasil

Tangará da Serra, por está a menos de três horas de Cuiabá onde realiza-se-á parte da Copa, poderia muito bem ser beneficiada pelo Ministério do Turismo.

O único detalhe é: quem vai correr atrás dessa melhoria...