14 de março de 2011

Após 3 meses, José Domingos aceita convite e assume pasta dia 25


Zé Domingos e Silval Barbosa
Por Laura Nabuco
A secretaria estadual de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf) finalmente tem um novo gestor.

Depois de mais de três meses de negociações, o deputado José Domingos Fraga (DEM) e o governador Silval Barbosa (PMDB) acertaram os ponteiros numa reunião na tarde desta segunda (14).

O parlamentar deve assumir o cargo na próxima semana, no dia 25. Já o atual secretário, Jilson Francisco, deve se preparar para ocupar outro cargo na própria pasta, realizando um trabalho direcionado a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Justiça "barra" a terceirização de ações de Saúde proposta por Henry

Por Andréa Haddad
Secretário Pedro Henry
A Justiça Estadual suspendeu, por meio de liminar, o edital de licitação da secretaria estadual de Saúde, comandada pelo deputado federal licenciado Pedro Henry (PP), para contratação de instituições sem fins lucrativos que tenham interesse no gerenciamento, operacionalização e execução de ações e serviços no hospital metropolitano de Várzea Grande. A medida cautelar foi apresentada pelo promotor de Justiça Alexandre de Matos Guedes.
 
As propostas do certame deveriam ser entregues nesta terça (15), com resultado de divulgação previsto para 5 de abril. “Ao tomarmos conhecimento pela imprensa de uma possível terceirização dos serviços dos hospitais regionais, instauramos um inquérito civil para apurar esta situação e, logo em seguida, fomos surpreendidos com a divulgação deste chamamento público que visa a seleção das instituições para celebração de contrato de gestão”, apontou o promotor.

Eleições 2012 começam para valer

Passado o Carnaval, como se costuma dizer, agora tudo vai funcionar para valer em nosso País. Em Tangará da Serra, a situação não é diferente, principalmente, em se tratando de política e da sucessão do prefeito Júlio Ladeia. Agora, a disputa vai começar a esquentar, embora os principais atores desta disputa persistam em dissimular que o jogo não começou.

Motivos para cassações de tantos prefeitos

Levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CMN), realizado a partir de dados da Justiça Eleitoral, das associações estaduais de municípios e de uma pesquisa direta nas prefeituras, onde foram buscadas informações sobre os motivos de afastamento de cada prefeito constatou que mais de 2% dos prefeitos que foram eleitos em 2008 e tomaram posse em 2009 não estão mais no exercício do mandato.  Dos 5.563 municípios brasileiros, 128 tiveram troca de prefeito até fevereiro deste ano.

MOTIVOS
O principal motivo para as mudanças foi a cassação de mandato: 65,6% dos casos, o equivalente a 84 dos 128 casos registrados pela CNM. As cassações por infração à legislação eleitoral correspondem a 36,9% dos casos, e os atos por improbidade administrativa, a 38,1%.

 Em 19 municípios, o prefeito eleito faleceu - quatro foram assassinados, três morreram em acidentes e 12 faleceram por causas naturais. A renúncia para concorrer a outros cargos afastou 13 prefeitos e outros dois afastaram-se por problemas de doença. Muito interessante esse levantamento.

Os dois nomes a serem trabalhados pelo governismo tangaraense

A esta altura do campeonato em Tangará da Serra, parece que os nomes do vice-prefeito Jaconias da Silva (PT) e Júnior Schleicher (PR), atual secretário municipal de Saúde, estão consolidados como pré-candidatos a prefeito em 2012, defendendo as cores governistas.

Não acredito na possibilidade de surgir um novo nome de dentro dos quadros da administração municipal. Mesmo porque parece claro que o prefeito Júlio Ladeia dará aval aos dois para buscarem a viabilização.

Para refletir: DOZE PRATOS

Ilustração captada do Google
Um príncipe chinês orgulhava-se de sua coleção de porcelana, de rara quão antiga procedência, constituída por 12 pratos assinalados por grande beleza artística e decorativa.

Certo dia, o seu zelador, em momento infeliz, deixou que se quebrasse uma das peças. Tomando conhecimento do desastre e possuído pela fúria, o príncipe condenou à morte o dedicado servidor, que fora vítima de uma circunstância fortuita.

Projeto prevê R$ 15 milhões para ações ambientais em 12 cidades de MT; Tangará da Serra está fora

A The Nature Conservancy (TNC), organização não governamental que atua em mais de 35 países desenvolvendo ações para conservar plantas, animais e ecossistemas, e o Ministério do Meio Ambiente, estão investindo mais R$ 15 milhões em 12 municípios de Mato Grosso, para levantar informações que irão auxiliar na regularização de passivos ambientais. Os recursos são do BNDES (Banco Nacional Desenvolvimento Econômico Social), via Fundo Amazônia, assim como do Banco Mundial, e a iniciativa conta com o apoio das prefeituras, entidades de classe e iniciativa privada.

Tangará da Serra perdeu hoje importante empresa para Sapezal

Uma importante loja de eletro-eletrônicos foi fechada nesta segunda-feira (14) em Tangará da Serra.

Hoje, ao passar pela calçada de onde ela funcionou, um cartaz informava que a empresa mudou seu endereço para a Avenida Lions Internacional, cidade de Sapezal.

De certo, há mais uma para fechar nesses próximo dias.

Que pena! Essa situação.

Preocupa-me pela quantidade de tangaraenses que perdeu o emprego.

E agora José?

Sapezal sai no lucro. Parabéns!

Membros da CEI alteram horário para entrevista coletiva

Membros da Comissão Parlamentar de Inquérito – CEI receberão a imprensa local e regional para coletiva, a partir das 15h desta terça-feira (15). Anteriormente, o horário para essa coletiva seria às 9h. O local permanece o mesmo: Plenário Vereador Daniel Lopes da Silva.

Dia da Poesia


Imagem da tragédia no Japão
 Para aonde vai a Terra,
Com seu eixo desviado,
Seu povo submergido,
Suas urbes destruídas,
Governos desnorteados
Nesse imenso padecer?

Acho que vai passear,
Andando pelo universo
Feito a rês desgarrada
Que meu sogro procurou
Há mais de oitenta anos
Nos aceiros do sertão.

Ou vai expiar as bombas
Jogadas de aviões,
Navios, carros, canhões,
Nas cabeças inocentes
Por belicoso inimigo
Que despreza compaixão.

Neste dia da Poesia,
O que houver de lirismo
Está ligado ao Japão:
Pelos olhos da emoção,
Amor, solidariedade
E saudade no coração.

Jornalista Walter Medeiros