17 de março de 2011

Unemat fará levantamento do perfil socioeconômico de Tangará da Serra

Professores do departamento de Ciências Contábeis da Universidade do Estado de Mato Grosso em Tangará da Serra, em conjunto com a Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, Secretaria de Indústria e Comércio e Associação Comercial e Industrial (Acits) do município anunciaram nesta terça-feira (15.03) que será realizado um perfil socioeconômico da cidade. O projeto tem como objetivo investigar, sistematizar e analisar dados históricos, econômicos e sociais do município de Tangará da Serra.

A pesquisa será coordenada pelo professor mestre Cleiton Franco, que garantiu a divulgação do resultado final deste levantamento de dados para toda comunidade no formato de anuário. O documento servirá de ferramenta para o desenvolvimento do planejamento estratégico urbano do município, buscando satisfazer as necessidades da população local, bem como atrair investimentos para o município.

Imprensa deve inteligência e argúcia aos leitores

Por Washington Araújo

O papel da internet não poderá ser superestimado nesse cenário de mutação acelerada que varre essas nações, em geral de maioria islâmica e que visam derrubar governos marcados pelo autoritarismo (e voluntarismo), corrupção desmesurada e ineficiência patente.

Os jornais impressos largam em completa desvantagem, pois como já era sabido e esperado, o nascedouro dos furos jornalísticos e o impacto da realidade em movimento têm como endereço certo as transmissões por satélite para as emissoras de televisão, as imagens que trafegam por infovias a bordo de câmaras de celulares, de vídeos modestos (mas tão eficientes) feitos por pessoas comuns, simples, do povo mesmo que se propagam no espaço cibernético como aquela praga de gafanhotos imortalizada no clássico de 1956 de Cecil B. DeMile "Os Dez Mandamentos".

E são esses gafanhotos que inundam as redações dos jornais e das revistas transformando experientes jornalistas em improvisados historiadores de roteiros de realidades envelhecidas ao longo de longevas 24 ou 48 horas.

Leia mais AQUI

50 casos de dengue registrados por dia em MT

Do dia 1º de janeiro deste ano até a manhã desta quinta-feira foram registrados 3.719 casos de dengue em Mato Grosso. Este total significa que cerca de 50 casos são registrados diariamente em todo o Estado. Do início do ano até agora quatro pessoas morreram vítimas da doença e 16 casos foram notificados como casos graves da dengue. Os dados são da Secretaria de Estado de Saúde.

A cidade de Sinop é a com a maior quantidade de casos verificados até o momento, com 563 notificações. Cuiabá, a capital do Estado, vem em seguida com 465 casos de dengue, sendo 7 casos graves. Em Várzea Grande, foram constatados 113 casos de dengue e, em Rondonópolis, foram notificados 140 casos da doença.

Mortes

Os municípios que tiveram a notificação de mortes por dengue até o momento foram General Carneiro (01 caso confirmado), Pedra Preta (01 caso confirmado) e Cuiabá (02 casos sob investigação).

Unemat vai abrir na segunda inscrições em vestibular com 1.800 vagas

Começam na segunda-feira o período de inscrição para o Vestibular 2011/2 da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e também para o Concurso do Curso de Formação de Oficiais da PM e Corpo de Bombeiros de Mato Grosso (CFO). Pelo vestibular da Unemat são oferecidas 1.800 vagas entre os cursos nos campi de Alto Araguaia, Alta Floresta, Barra do Bugres, Cáceres, Colider, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Tangará da Serra, Sinop e Juara. Das vagas, 25% são destinadas para os candidatos cotistas.

O planeta Terra está doente

Imagem ilustrativa do Google
O tema é recorrente e diz respeito à Campanha da Fraternidade deste ano. Neste período quaresmal, invariavelmente, a ele voltaremos exatamente por entender que este é um assunto da maior gravidade e que interessa a todos: gregos e troianos.

O que existe de fato é uma situação que nos desafia. E este desafio, caso tenha vencedores, seremos nós mesmos, os maiores interessados na preservação do planeta. Afinal de contas, esse planeta Terra está doente.

 Como diz dom Paulo de Canto, bispo da diocese de Montenegro, no Rio Grande do Sul, nós recebemos um jardim e infelizmente tratamos de destruí-lo, não o cuidamos como deveríamos.

Nele, as florestas são devastadas, as flores desaparecem, as águas terminam, a Terra está contaminada, o ar não é mais o mesmo, e o aquecimento global preocupa porque o planeta está mesmo doente.

O que resta a nós, a isto a gente conclui, é que o homem, destino da natureza, destrói a si mesmo. Nós é que devemos tomar a consciência de que se o Universo tiver uma salvação esta vai competir a nós mesmos. O remédio para o doente está nas mãos de todos nós.

Nossa consciência diz que nós devemos nos convencer de que o verdadeiro respiro para uma saúde perfeita está na salvação do planeta Terra.

Na verdade, nós haveremos de resgatar o sorriso e a maneira de viver. Esta é a segura mensagem que nos remete neste ano à temática da Campanha da Fraternidade, que recomenda cuidar, e bem, do nosso planeta Terra.

CNPq está com inscrições abertas para o 31º Prêmio

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) está com inscrições abertas para o 31º Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica. O tema deste ano é "Jornalismo Científico". O vencedor da edição 2011 do prêmio receberá R$ 20 mil, troféu e uma viagem para Goiânia (GO), onde será realizada a reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) na Universidade Federal de Goiás (UFG). Mais informações podem ser obtidas no link http://www.cnpq.br/premios/2010/pjr/index.htm

Indícios de sonegação serão investigados

A Receita Federal iniciou um conjunto de ações de fiscalização visando investigar contribuintes cujas declarações do Imposto de Renda revelem indícios de sonegação. A 4ª Região Fiscal, que inclui os estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas, irá expedir cerca de sete mil intimações, relacionadas com as declarações entregues até 2010. O contribuinte que não conseguir comprovar despesa usada como abatimento pagará multa de 75% sobre o valor devido, sem prejuízo de eventual representação fiscal para fins penais.

7 em cada dez brasileiros desaprovam a volta da CPMF

REPROVAÇÃO - Conforme pesquisa feita pelo Ipobe, sete em cada dez brasileiros desaprovam a volta da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) para financiar a saúde. A pesquisa encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta que o índice de reprovação do retorno do imposto é de 72%. Foram entrevistadas 2.002 pessoas, em 140 municípios.

Anunciado Festival Regional de Música de Denise

As inscrições estarão abertas até o dia 16 de Abril. Para se inscrever, o interessado deve acessar o site http://www.denise.mt.gov.br/Festival-de-Musica, baixar o Regulamento e a Ficha de Inscrição disponível, preencher e enviar para o e-mail: cantadenise@gmail.com ou ainda pessoalmente na Secretaria Municipal de Educação, na Avenida Julio José de Campos, Jardim Boa Esperança, com o Sr. Adilson Alcântara pelos fones (65) 3342-1984 ou (65) 9965-9583.

O Festival acontecerá nos dias 05, 06 e 07 de Maio próximo. Artistas, compositores e cantores de Mato Grosso podem fazer suas inscrições. O evento é uma promoção da Prefeitura Municipal de Denise, tendo apoio da Câmara Municipal de Vereadores.

Governo tem plano de outorgas de rádios comunitárias

Karla Mendes
Brasília-AE

O Ministério das Comunicações vai divulgar nesta semana o Plano Geral de Outorgas de Radiodifusão Comunitário, o que será feito por meio da publicação de nove avisos editais, informou nesta quarta-feira (16) o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. "Queremos amanhã já divulgar (os avisos)", afirmou. Segundo Bernardo, o ministério estabelecerá critérios de radiodifusão educativa e retransmissores, pois não há um critério estabelecido por lei. "Estamos decidindo qual vai ser o critério", disse.