4 de abril de 2011

Depois do Fantástico

Há mais de dez anos este foi o título de um texto que escrevi, no qual apontava que as medidas dos governos em combate a algum problema só vinham após denúncias no famoso programa de TV. Isso servia para o governo federal, para os estaduais, para os municipais e até para quaisquer instituições, mesmo as organizações não governamentais, e muito mais nas ligadas direta ou indiretamente a Administração Pública. Pois, após dez anos, não há problema que seja detectado antes pelas autoridades; as medidas só veem depois de denúncias na imprensa. O caso do menino baleado por policiais em Manaus apenas exemplifica. Porém, todas as autoridades só tomam uma medida, sempre tímida, sempre recheada de desculpas, depois de se tornarem públicas.

Anteprojeto da reforma

A reforma política que está sendo formatada por duas comissões especiais formadas no Senado e na Câmara, deverá ser apresentada através de anteprojeto até o final do mês de abril.

As propostas precisam transitar nas comissões, ser votada nas comissões e depois duas vezes em plenário. Isso, tanto na Câmara como no Senado. O prazo para isso tudo ocorrer é até setembro.

O que eu não entendo até agora é porque existem duas comissões trabalhando paralelamente. O grande risco mais na frente é o confronto de propostas, abordadas de formas diferentes nas duas comissões.

Para refletir: A verdade e suas faces

Um dia, a Verdade resolveu visitar um grande palácio de um rei. Envolta em lindas formas, totalmente nua, foi ela bater à porta do rico palácio.

O chefe da guarda, vendo a mulher desconhecida e nua, exclamou: "a Verdade quer penetrar neste palácio! Não! Nunca! Que seria de mim, que seria de todos nós, se a Verdade aqui entrasse? A perdição, a desgraça nossa! Uma mulher nua, despudorada, não entra aqui!

Um dia, a Acusação resolveu também visitar aquele palácio.

A Acusação se cobriu de um couro grosseiro como os que usam os pastores e foi bater à porta do suntuoso palácio.

Ao ver aquela formosa mulher grosseiramente vestida com peles, o chefe dos guardas perguntou-lhe:

- Quem és?

- Sou a Acusação!

O chefe dos guardas, zeloso da segurança do palácio, repetiu, aterrorizado: " a Acusação quer entrar nesse palácio? Não! Nunca! Que seria de mim, que seria de todos nós, se a Acusação aqui entrasse! A perdição, a desgraça nossa! Dize-lhe que não, que não pode entrar! Dize-lhe que uma mulher, sob as vestes grosseiras de um zagal, não pode falar ao rei, nosso amo e senhor!

Um dia, a Mentira também resolveu visitar aquele palácio. Vestiu-se com riquíssimos trajos, cobriu-se com joias e adornos, envolveu o rosto em um manto diáfano de seda e foi bater à porta do palácio em que vivia o glorioso rei..

Ao ver aquela encantadora mulher, o chefe dos guardas perguntou-lhe:

- Quem és?

- Sou a Mentira - respondeu ela, em tom meigo e mavioso.

O chefe da guarda disse: "a Mentira quer entrar neste palácio! Allah seja louvado! Que entre! Bem-vinda seja a encantadora mentira: Cem formosas escravas irão recebê-la com flores e perfumes! Quero que a mentira tenha, neste palácio, o acolhimento digno de uma verdadeira rainha!

Movimento Mais Feliz

O Movimento Mais Feliz, que apoia a PEC da Felicidade, ganhará adesão da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP). A proposta estabelece que os direitos do cidadão, inclusos no artigo 6º da Constituição, são fundamentais para a conquista da felicidade. A PEC propõe uma mudança de parâmetros na forma de se discutir o grau de desenvolvimento do país, medindo-o através do grau de felicidade, o grau de satisfação, de um povo, atendido nos seus anseios por educação, saúde, entre outros.

(PSD) vem atraindo novos integrantes de diferentes legendas

Desde que foi criado, o Partido Social Democrático (PSD) vem atraindo novos integrantes de diferentes legendas. Mas, apesar da grande festa para o anúncio do seu nascimento, a nova legenda ainda não existe oficialmente. De acordo com a exigência da Lei Eleitoral, para passar a existir, o PSD terá que colher 500 mil assinaturas em nove estados.

Esse detalhe pode frear a migração oficial de alguns políticos para o recém-criado partido. Tanto que o próprio fundador da legenda vem orientando seus seguidores a retardarem a desfiliação de seus atuais partidos. O temor que o PSD fracasse na obtenção de registro judicial até setembro deste ano assombra principalmente aqueles que anseiam ser candidatos no pleito de 2012.

Marina Silva (PV) deverá virar filme

A história de vida da ex-candidata à Presidência da República Marina Silva (PV) deverá virar filme. A editora Mundo Cristão fechou contrato com a Cineluz Produções, da cineasta Sandra Werneck, cedendo os direitos de adaptação do livro "Marina: A Vida por uma Causa". Ainda sem previsão para o início das filmagens, a biografia conta a história da ex-candidata desde a infância no seringal, onde cresceu dependente da plantação de borracha, à conversão evangélica.

Ficha Limpa

Para que a Lei da Ficha Limpa seja efetivamente aplicada nas eleições municipais de 2012,  o procurador regional Eleitoral de São Paulo propõe que seja apresentada ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma ação de constitucionalidade para ratificar alguns artigos que ainda geram dúvidas.