5 de maio de 2011

Corregedoria do TJ inspeciona Comarca de Tangará

As unidades judiciais da Comarca de Tangará da Serra recebem nesta quinta-feira e sexta-feira (05 e 06) a inspeção da Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso. O juiz auxiliar Lídio Modesto da Silva Filho e seis servidores foram designados para realizar os trabalhos nos dois dias e o corregedor-geral, desembargador Márcio Vidal, estará no município no segundo dia de inspeção.

Na Comarca de Tangará da Serra serão examinados processos, livros, papéis e tudo o que estiver relacionado com o expediente forense. No período, os interessados também poderão fazer sugestões à equipe da Corregedoria para melhorias nos serviços judiciários. Conforme consta em portaria, a inspeção in loco permitirá uma avaliação consistente sobre o funcionamento da Comarca, que teve um levantamento prévio em auditoria realizada por meio de inspeção virtual.

Conselheiro federal ministra palestra em Tangará da Serra‏

Nesta quinta-feira (5 de maio) o conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso, Francisco Anis Faiad, ministrará palestra em Tangará da Serra, a partir das 19h15, no Centro Cultural. O evento, denominado Jornada Jurídica, é realizado pela turma de Direito 2011/1 do campus da Universidade de Cuiabá (Unic) do município e conta com o apoio da Subseção da OAB de Tangará.

O tema da palestra de Francisco Anis Faiad, que também é presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, é "Prerrogativa dos Advogados – Direito do Cidadão".

Nesta terça e quarta-feira (3 e 4 de maio) os palestrantes foram o promotor de justiça Renee do Ó Souza e o juiz federal Julier Sebastião da Silva . Os participantes receberão certificado de 15 horas e de 20 horas caso entreguem relatório sobre as palestras.

Escola Jonas Lopes da Silva celebra 25 anos de fundação

A Escola Estadual Jonas Lopes da Silva, localizada no bairro Vila Goiás, em Tangará da Serra, celebra nesta sábado, dia 7, seus 25 anos de fundação. Para marcar a data, a diretora Lurdes Fernandes com apoio de todo corpo funcional da instituição de ensino oferecerá grande festa à comunidade. Imperdível.

Como disse por meio desta página, a Jonas Lopes da Silva é de fato o cartão postal da Vila Goiás. Merece o apoio da sociedade local e estadual.

Uma das lutas empreendidas por essa comunidade escolar tem o objetivo de conseguir do governo do estado uma quadra poliesportiva coberta.

Alô governador Silval Barbosa, com a palavra, vossa excelência.

PRP realiza curso internsivo de política na Assembleia Legislativa de Mato Grosso

A Escola Republicana de Política, da Fundação Dirceu Resende, órgão do diretório nacional do Partido Republicano Progressista - PRP, realiza a partir das 8h30 do dia 14 deste mês, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, o 3º Curso Intensivo e Política.

O evento será de grande valia para todas as lideranças perrepistas mato-grossenses uma vez que dará o suporte teórico necessário para quem pretende disputar algum cargo político nas eleições de 2012.

O vice-presidente estadual do partido, professor Dorjival Silva, que fará uma fala para os participantes do evento reforça que essa é uma oportunidade imperdível para todas as lideranças políticas perrepistas que querem crescer nos ideias da legenda.

De Tangará da Serra, pelo menos 20 políticos do PRP farão o curso. Aguarda-se ainda a confirmação de lideranças das cidades da regional.

Da Assessoria.

Dissolvidos todos os diretórios municipais do PDT

O PDT de Mato Grosso está em ebulição política e antecipa as disputas internas por causa da proximidade das eleições municipais de 2012. O senador e presidente da Comissão Executiva Provisória, Pedro Taques, determinou a dissolução de todos os órgãos municipais em atividade para implementar a nova formatação organizacional do partido, sob alegação de proximidade com os movimentos sociais. Leia mais AQUI

PTB reformula comissões provisórias em MT

Presidente do PTB de Mato Grosso, o prefeito Francisco Galindo, oficializou junto à executiva nacional do partido o novo quadro de representantes da legenda no Estado. Resolução da sigla, editada neste ano, prevê dissolução dos diretórios regionais e municipais. A nova composição da comissão provisória delimita o número de membros, que passam de 45 para 15 a partir de agora. O dirigente partidário promoverá na esfera municipal renovação das 123 representações em Mato Grosso com meta de lançar candidaturas próprias nas eleições de 2012. Leia mais AQUI

RIC vai substituir o velho RG

A partir de julho próximo a Carteira de Identidade também conhecida como RG chegará ao fim dando vez à moderna RIC. Não será mais emitida a RG que será substituída pelo RIC que num bom português quer dizer Registro de Identidade Civil.

Mas, essa atualização tecnológica que para muitos significará um avanço, para a grande maioria poderá se constituir em mais uma despesa pesando sobre o seu já combalido orçamento doméstico. Seguinte: o RIC será um documento emitido pelos Estados.

 Alguns deles vão cobrar pela novidade e outros, não. Hoje em dia com o RG cerca de 15 Estados cobram pela sua emissão preços que oscilam de 5 a 18 reais.

E outros Estados há, também é verdade, e são 11 deles, que sequer cobram pela medida. Mas, quem garante que as regras vão continuar assim. Ninguém pode assegurar.

Esse documento chamado RIC é mais completo, terá a foto do seu portador, terá um chip de fácil identificação e será na prática uma espécie de assinatura digitalizada do seu portador.

Em resumo: será um documento mais difícil de se falsificar. Só não constará dele dentre os documentos pessoais o CPF e o Título de Eleitor.

Como se vê se trata de uma coisa atual, moderna, mas custará dinheiro para a nação e para a cidadania. Mesmo saudando a medida como um avanço, nós só temos é que nos preocupar quanto a interrogação que ainda é o seu custo para as pessoas de baixa renda que fatalmente serão levadas a trocar a antiga RG pela nova RIC. Vamos aguardar. 

Desigualdade dos brasileiros atinge "piso histórico"

Nos últimos oito anos, a pobreza no Brasil caiu 50,64%, segundo dados de uma pesquisa divulgada pela Fundação Getúlio Vargas. O critério da FGV para definir pobreza é uma renda per capita abaixo de R$ 151. O estudo mostrou que neste mesmo período a desigualdade dos brasileiros, segundo ele, atingiu o "piso histórico" desde que começou a ser calculada na década de 60.

Vereador de Anápolis pede minuto de silêncio em homenagem a Bin Laden

Enquanto o mundo inteiro se sente aliviado com a morte de Osama bin Laden, o vereador Walmir Jacinto (foto), do PR, usou a tribuna, durante a sessão desta segunda-feira, na Câmara de Vereadores de Anápolis, Goiás, para pedir um minuto de silêncio em homenagem ao terrorista.

De acordo com o que Sírio Miguel (PSB), outro vereador, divulgou no Twitter, o pedido foi deferido pelo presidente da Câmara, Amilton Batista (PTB), no momento em que foi solicitado para homenagear um empresário local, que morreu em um acidente no Rio Araguaia. Wilmar Jacinto aproveitou a deixa e pediu um minuto de silêncio pela morte do terrorista mais procurado do mundo.

- Osama bin Laden foi um referencial que perpetuou uma grande investigação e neste final de semana, no desfecho de tudo isso, nada mais do que honrosamente a cidade de Anápolis também entender que morreu uma pessoa que é filho de Deus - justificou o vereador. Extra Online

INGLÊS

Annapolis Alderman asks minute's silence for Bin Laden

While the whole world is relieved by the death of Osama bin Laden, Councilman Walmir Jacinto (photo) of PR, used the podium during the session on Monday, the City Council of Annapolis, Goiás, ask for a minute of silence in honor of the terrorist.

According to the Syrian Miguel (PSB), another councilman, announced on Twitter, the request was granted by the Mayor, Amilton Batista (PTB), when they were asked to honor a local businessman, who died in an accident Rio Araguaia. Wilmar Jacinto took the cue and asked for a minute of silence for the death of most wanted terrorist in the world.

- Osama bin Laden was a framework that perpetuated a major investigation and this weekend, the outcome of all this, nothing more honorable than the city of Annapolis also understand that a person who died is the son of God - justified the councilman. Online Extra