18 de maio de 2011

Ériko Suares é exonerado pela segunda vez pelo petista Jaconias

Detenção de Ériko Suares pode
ter motivado sua exoneração
Um dia após tomar posse como prefeito em exercício de Tangará da Serra, o petista José Jaconias da Silva começou a despejar tinta em papeis de toda ordem e natureza. Numa dessas tintadas, demitiu nesta quarta-feira 18, o superintendente de governo, assessor principal de Júlio Ladeia (PR), advogado Ériko Suares.

A exoneração do supersecretário, pode está ligada ao fato dele ter sido detido pela Polícia Federal no começo da manhã da última segunda-feira 16.

Até o presente não foi totalmente esclarecido o motivo de sua detenção. Mas é claro que em tempo oportuno o braço direito de Ladeia fará um pronunciamento, especialmente para se defender do que pesa contra sua pessoa.

EXONERAÇÃO - Essa é a segunda vez que Jaconias da Silva exonera o principal pilar da administração Ladeia. A primeira, aconteceu quando ele tomou posse interinamente, momento em que o prefeito lutava para recupar sua saúde abalada por grande acidente sofrido no final de 2019.

Ainda não foi divulgado quem assumirá o cargo de superintendente de governo nessa nova administração petista.

Entenda o que é a Web 2.0

Da Folha de S.Paulo

O termo Web 2.0 é utilizado para descrever a segunda geração da World Wide Web --tendência que reforça o conceito de troca de informações e colaboração dos internautas com sites e serviços virtuais. A idéia é que o ambiente on-line se torne mais dinâmico e que os usuários colaborem para a organização de conteúdo.

Dentro deste contexto se encaixa a enciclopédia Wikipedia, cujas informações são disponibilizadas e editadas pelos próprios internautas.

Entenda porquê precisam de um jornal impresso os moradores do Distrito São Joaquim



Prezado webleitor, benévola webleitora,

É possível que você já tenha pelo menos ouvido alguém falando sobre o Distrito São Joaquim, neste município de Tangará da Serra.

Pois bem, caso você tenha tomado conhecimento da situação de caos e abandono porque passa essa comunidade, entenderá e poderá nos auxiliar no propósito ora a ser exposto.

Habitado há mais de meio século e instituído há mais de 30 anos, o Distrito São Joaquim é formado por uma comunidade de mais de mil pessoas.

Está localizado a cerca de 20km da sede do município. Às margens da MT 240 - rodovia sem pavimentação que liga Tangará da Serra a Santo Afonso.

É uma comunidade formada por gente ordeira e trabalhadora.

No entanto, apesar de ser cercada por grandes fazendas produtoras de soja, milho, cana de açucar, arroz e muitas outras riquezas naturais, a gente que vive nesse lugar, está praticamente mergulhada na pobreza e isolada da contemporaneidade.

Quer saber de qual pobreza estou expondo? Refiro-me à pobreza material. Mas, a que mais nos preocupa neste tempo é a miséria intelectual arraigada nos componentes da comunuidade. 

Questionamos. É ou não também de nossa responsabilidade faciliar o acesso à informação de todos os cidadãos e cidadãs de nosso tempo? Se você concorda, podes ser importante parceiro para iniciar um processo de mudança comportamental dos moradores do São Joaquim através da LEITURA.

Os Joaquinsenses/tangaraenses quase não têm como se comunicarem com o resto do mundo. Mas essa situação não pode continuar.

Sem os serviços dos Correios do Brasil, sem captação de nenhum sinal de telefonia móvel celular e com apenas três telefones públicos "orelhões" (estragados), poucas rádios AMs e algumas poucas tevês ligadas à parabólicas, são as fornecedoras de informações e notícias para eles.

Única escola da comunidade e que já teve matriculados mais de 700 alunos, a Escola Estadual Antonio Hortolani, hoje com apenas 160 pessoas frequentando as aulas, passou a receber o impresso Diário da Serra no final de 2010, cortesia da empresa jornalística do empresário Mano Reski.

Resumindo: quem quiser tomar conhecimento, mesmo das notícias locais do dia, terá que ir à escola. Quem quiser se comunicar via celular precisará se deslocar à localidades mais altas nas proximidades. Ligações de urgência para Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Ambulância, SAMU, estão praticamente descartadas da vida da comunidade.

Enviar ou receber cartas, documentos, etc., isso não existe. Para não dizer que esse serviço é 100% inexistente, os Correios de Tangará da Serra quando precisam entregar alguma correspondência para, digamos, aposentados, pencionistas, etc, deixam o "malote/sacola" aos cuidados de uma servidora pública lotada no único e precário postinho de saúde.

Senhor webleitor, benévola webleitora, por causa dessa falta de comunicação no São Joaquim, muita gente vive completamente alheia ao que se passa em seu próprio município. Imaginemos em relação ao que se passa na capital e pelo Brasil afora!

Não precisaria ser educador e profissional de comunicação há 22 anos, para afirmar que essa falta de comunicação na comunidade, tem prejudicado substancialmente a formação educacional, cultural, política e social da maioria.

Para se ter uma ideia do comportamento social de grande parte dos moradores do São Joaquim, é seguro dizer que incontáveis pessoas têm "medo" até de falar com outras. Imagine se teriam ousadia para cobrar, reivindicar, brigar por melhorias junto às autoridades públicas!

Face ao exposto gostaria muito de contribuir ainda mais com essas simpáticas pessoas moradoras do Distrito São Joaquim.

Como?

Dando prosseguimento ao trabalho que a Associação de Moradores vem realizando, queremos lançar um JORNAL IMPRESSO com textos educativos, formadores de opinião, direcionados para crianças, adolescentes, jovens, estudantes, professores e demais pessoas do lugar.

Acreditamos que um trabalho jornalístico profissional que envolva essa comunidade, produzirá efeitos positivos, principalmente na formação da cidadania. 

O QUE NOS IMPEDEM DE FUNDAR O JORNAL?

Indisponibilidade de recursos.

Para lançarmos pelo menos duas edições por mês, precisaríamos de no mínimo R$ 1 mil. Recursos que cobririam gastos com diagramação e impressão. Os trabalhos jornalísiticos e editoriais seriam prestados sem ônus para a comunidade.

DESAFIO

Caro webleitor, benevóla wbleitora, a alteração do quadro exposto acima depende de cada um de nós. Por isso apelo: se você é empresário, produtor, detendor de bons recursos financeiros, some conosco neste projeto.

Não queremos seus recursos. Precisamos de seu patrocínio que podem ser repassados diretamente à gráfica ou ao editor. Em contrapartida, podemos divulgar seu produto.

O Informe São Joaquim - precisa ganhar vida. Espero contar com sua colaboração.

PROF. DORJIVAL SILVA
Pres. da Associação de Moradores do Distrito São Joaquim

Promotor Vinicius Gahyva agradece manifestação de Aplausos publicada no Diário de Tangará

ASCOM DA ASSOCIAÇÃO MATO-GROSS​ENSE DO MINISTÉRIO PÚBLICO ENCAMINHA AGRADECIME​NTO A MANIFESTAÇ​ÃO DE APLAUSOS

Senhor Dorjival Silva, bom dia.

Em nome de toda a diretoria da AMMP - Associação Mato-Grossense do Ministério Público e, em particular, em nome dos promotores de Justiça que atuam e atuaram na cidade de Tangará da Serra, visando à garantia da ordem, do regime democrático de direito, da legalidade e da moralidade na administração pública, agradecemos a manifestação de Aplausos ao desempenho dos representantes do Ministério Público do estado de Mato Grosso.

Ressaltamos, porém, que a sociedade dessa cidade também é merecedora de Aplausos pela demonstração de força e de união na luta pelos seus direitos de cidadão.

A Democracia é isso: o povo participando e fiscalizando o cumprimento da nossa Constituição Republicana, das leis que regem a gestão pública e da lícita aplicação do dinheiro arrecadado com o pagamento de impostos, dos princípios éticos e morais, cobrando do gestor público o respeito ao Cidadão.

A cidade de Tangará da Serra está de parabéns pelo importante exemplo de verdadeiro e pacífico exercício pleno da Democracia demonstrado a todo o país.

Cordialmente,

Vinicius Gahyva Martins
Presidente da AMMP
Gestão Integração 2011/

Carta Aberta a Toda População de Tangará da Serra-MT

Prezados Senhores e Senhoras

Com extrema preocupação recebi no dia 18/05/2011 a notícia oficial de que o Ministério da Educação e Cultura (MEC) havia feito um “kit” com material para ser exibido nas escolas a respeito do homosexualismo e aquilo que eles acharam por bem denominar “homofobia”. Sustento que tal expressão foi criada como forma de reprimir toda e qualquer opinião contrária ao homosexualismo, ou seja, basta ao cidadão não concordar com tal postura e ele já é taxado de “homofóbico”, o que é um absurdo, pois cassa o direito de opinião que qualquer cidadão tem o direito de ter.

Entretanto, o meu maior temor como CIDADÃO, CRISTÃO e também como PAI, é ter nossas escolas invadidas com este material que teimam em chamar de “vídeos educativos” onde um deles conta a história de “José Ricardo”, um adolescente que gostaria de ser reconhecido como “Bianca”.

Prefeito Jaconias deve trocar seis secretários

Seis secretarias do governo municipal de Tangará da Serra deverão ganhar novos titulares até a próxima sexta-feira.

Entre os que serão substituídos pelo prefeito interino José Jaconias da Silva (PT) estão:

Luiz Alberto Pereira (PV)- Secretaria do Meio Ambiente

Nadir Beriviera (PP)- Secretaria de Educação

Wellington Bezerra  (PR) - Secretaria de Esportes

Sem titular - Secretaria de Infraestrutura

José Theorge Marinho (PP) - Administração e Controle Interno

Jairo Aires (PSDB) - Secretaria de Turismo

NOTA DO BLOG: Evidente que o ideial seria a substituição de todos. Aliás,  todos os secretários deveriam de maneira honrosa colocar seus cargos à disposição do prefeito para se evitar maiores constrangimentos.

Juara, Campo Novo e Tangará estão na fase final da Copa MT de Vôlei

Os times masculino e feminino de Tangará da Serra, masculino de Juara e feminino de Campo Novo do Parecis garantiram vaga para a fase final da Copa Mato Grosso de Vôlei. As equipes foram as melhores durante a Fase Oeste da Copa MT, realizada no último final de semana, em Tangará da Serra.

Tangará da Serra: últimos eventos sobre o afastamento de Ladeia

Jaconias assume e promete mudar staff

Diário de Cuiabá - ‎há 11 horas‎
O vice-prefeito de Tangará da Serra, José Jaconias (PT), assumiu a prefeitura da cidade ontem no lugar de Júlio Cesar Ladeia (PR), que foi afastado do cargo pelos vereadores por 90 dias. Jaconias já anunciou que irá fazer mudanças no secretariado e que ...

Prefeito de Tangará não foi notificado do afastamento e continua ...

Só Notícias - ‎há 18 horas‎
O prefeito de Tangará da Serra, Júlio César Ladeia (PR), permanece no cargo, mesmo após a aprovação de seu afastamento pelos vereadores, ontem à noite. De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, o prefeito ainda "não foi notificado" e, ...

Vereadores de Tangará instauram comissão e afastam Ladeia da ...

O Documento - ‎17/05/2011‎
Por 9 votos e apenas 1 contrário, a Câmara de Tangará da Serra aprovou o afastamento do cargo do prefeito Júlio César Ladeia (PR). O afastamento é válido por 90 dias, sendo prorrogáveis por mais 90. O Legislativo também aprovou a criação da terceira ...

Tangará da Serra: por 9 votos a 1 câmara afasta prefeito Ladeia

ExpressoMT - ‎17/05/2011‎
O prefeito de Tangará da Serra, Júlio Cezar Ladeia, foi afastado de suas funções pela Câmara Municipal de Vereadores, durante sessão realizada na noite desta segunda-feira(16). O afastamento se deu por 9 votos a um. O clima nas dependências do Poder ...

Júlio Ladeia se defende das 27 denúncias

Diário de Cuiabá - ‎16/05/2011‎
O prefeito de Tangará da Serra (239 quilômetros de Cuiabá), Júlio César Ladeia (PR), se defendeu das 27 denúncias apresentadas pela Câmara Municipal de Vereadores. Novamente, o prefeito argumentou que as acusações são originadas pela oposição, ...

Câmara afasta prefeito para investigar fraudes; população faz passeata

24Horas News - ‎16/05/2011‎
O prefeito de Tangará da Serra pelos próximos 90 dias será José Jaconias da Silva. Esse período pode ser ampliado caso a nova Comissão Especial de Investigação (CEI) não consiga concluir a apuração de mais duas fortes denuncias contra Júlio Cesar ...

AMMP pede que Justiça agilize processos

Diário de Cuiabá - ‎16/05/2011‎
Presidente da Associação Mato-grossense do Ministério Público (AMMP), o promotor de justiça Vinícius Gahyva foi a Tangará da Serra (239 quilômetros de Cuiabá) cobrar da Justiça e da Câmara de Vereadores atitudes sobre a administração do prefeito Júlio ...

Câmara afasta prefeito de Tangará da Serra e abre nova investigação

G1.com.br - ‎16/05/2011‎

Prefeito Júlio César Ladeia é afastado pela Câmara

Midia News - ‎16/05/2011‎
Por nove votos contra um, a Câmara Municipal de Tangará da Serra (a 245 quilômetros ao norte de Cuiabá) afastou o prefeito Julio César Ladeia (PR). A decisão atendeu a um pedido de abertura de Comissão Especial de Inquérito (CEI) proposta por entidades ...

Ladeia na berlinda

Midia News - ‎16/05/2011‎
A Polícia Militar de Tangará da Serra (a 245 quilômetros ao norte de Cuiabá) foi acionada pela Câmara Municipal para controlar os ânimos de grupos pró e contra o prefeito Julio César Ladeia (PR), que terá um pedido de afastamento julgado, em sessão, ...

Vice-prefeito assume comando de Tangará da Serra

Só Notícias - ‎há 1 hora‎
O vice-prefeito José Jaconias (PT) assumiu o comando da prefeitura de Tangará da Serra. Ele garante que mudará secretários municipais provavelmente a partir de hoje. O prefeito Júlio Ladeia (PR) foi afastado por 90 dias pela Câmara de Vereadores na ...

Curso de política do PRP em Cuiabá reúne cerca de 150 pessoas

Da esq p a dir: Prof. Dorjival Silva, Dr. Lilo Pinheiro, Dr. Ovasco Resende,
Dr. Osvaldo e Chico Leblon
Na manhã do último sábado, a Fundação Dirceu Resende, órgão educacional e cultural do Partido Republicano Progressista (PRP), realizou na Assembleia Legislativa do Estado do Mato Grosso, em Cuiabá, o 3º Curso Intensivo de Política da Escola Republicana de Política.

O presidente da Fundação, Ovasco Resende, disse que o curso foi sucesso, afirmando que “o curso em Cuiabá foi excelente, principalmente pela reunião de grandes lideranças, não só de Cuiabá, como também de outras quinze cidades do Estado, com representantes de vários segmentos da sociedade, como médicos, advogados, jornalistas, profissionais liberais, muitos jovens e acima de tudo, um número expressivo de mulheres”.

O curso teve cerca de 150 participantes no salão nobre da Assembleia do Mato Grosso, e contou com aulas ministradas pelo presidente nacional do PRP, Ovasco Resende, pelo vice-presidente nacional e consultor jurídico do partido, Dr. Oswaldo Souza Oliveira, pelo sociólogo Luciano Alvarenga e os jornalistas Fabrício Mendes e Lelé Arantes, com manifestações de lideranças do PRP do mato-grossense, como o presidente regional, Lilo Pinheiro, e o vice, Dorjival Silva. Foi presença marcante no evento o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Eliene Lima.

Bióloga Caroline, Psicopedagoga Glória e a jornalista
Luciana Menoli: representação do PRP
Mulher de Tangará da Serra - presença no evento

Diário da Serra diz que Ana Monteiro poderá ser presidente do PSD

De acordo com o jornal Diário da Serra, em sua edição desta quarta-feira 18, a ex-prefeita Ana Monteiro de Andrade (PP) deverá assumir a presidência da executiva provisória tangaraense do recém criado PSD. Todavia, penso que o vereador João Negão (PMDB) também está no páreo. Aguardamos pois, o que se confirmará nos próximos dias.

Popularidade de Dilma depende do controle da inflação

Nós já estávamos até acostumados a viver sem ela. É verdade que houve uma época em que o dragão da inflação corroía o nosso minguado dinheirinho a uma velocidade de até 84 por cento ao mês. Eram os tempos do governo Sarney. Mas, desde que foi instituído o Plano Cruzado que nós nos acostumamos a inflação baixa, quase zero.

Na verdade, os índices inflacionários eram tão baixos que nem vulneravam. Mas, eis que agora, passados esses primeiros meses do governo Dilma Rousseff, essa inflação volta a ameaçar. E nós todos já sabedores de quantos males ela nos causa, queremos dela é distância.

Torçamos para que os técnicos do governo consigam vencer essa batalha. Uma das equações mais complicadas do governo Dilma Rousseff é preservar a popularidade que herdou do governo Lula da Silva que tem sua base no controle da inflação.

Não se dando isso, tudo estará comprometido e irremediavelmente perdido. Pelo que nós podemos observar ao longe é que a presidente Dilma é bem mais discreta do que Lula da Silva. Vem daí que tem abordado pouco esse tema. Também está dando para observar no semblante dos integrantes do governo quando abordam o tema inflação um ar de preocupação acentuado.

Eles sabem que se este estágio inflacionário se consolidar estará atingindo no seu cerne um dos sustentáculos do governo do PT, que é o controle da inflação.

Os mais entendidos em economia dizem que estão sugerindo neste momento um misto de cautela com planejamento.

Nós não queremos correr o risco de enfrentar, de novo, a inflação, nem o governo quer correr o risco da impopularidade, da quebra da confiança. Então, torçamos todos para que eles acertem um caminho para nos livrar dessa ameaça. 

80 mil beneficiários do Bolsa Família são também empreendedores individuais

Uma pesquisa do governo compartilhada com o Sebrae mostrou que 80 mil beneficiários do Bolsa Família são também empreendedores individuais que ainda não deixaram o programa porque não têm segurança de que seu negócio vai dar certo. São pessoas que tentam se firmar em profissões como carpinteiro, engraxate, pipoqueiro, costureira, pedreiro, motoboy, sorveteiro, tatuador e verdureiro, entre outras.