20 de maio de 2011

Prefeito Jaconias inicia "timidamente" alterações no staff de governo

O prefeito em exercício de Tangará da Serra, Jaconias da Silva (PT) anunciou na tarde desta sexta-feira 20, nomes de novos secretários para composição de seu staff de governo. Nada de extraordinário para quem disse que faria uma administração personalizada. O prefeito optou por manter alguns dos secretários de extrema confiança do prefeito afastado Júlio Ladeia (PR), apenas os remanejando para outros setores. Em todo caso, foi um começo. E diga-se de passagem, bastante positivo. Pelo menos agora, o governo municipal começa a ter a cara do PT, que passou do controle de uma para quatro secretárias: Superintedência de Governo, Agricultura, Administração e Controle Interno e Fazenda.Veja agora como ficou o governo do PT.

Júnior Pimenta (PT): Secretaria de Fazenda

Clovis Batista (PR): remanejado da Secretaria de Planelamento para a Sinfra

Jairo Aires (PSDB): Remanejado da Secretaria de Turismo para a Diretoria-Geral do SAMAE

Rodney Garcia (PT): estreia como secretário de Administração e Controle Interno

Lucas Gomes (PT): Superintendente de Governo
e
o advogado Kleiton Araújo de Carvalho (...): Secretaria de Planejamento. A empresária Edna Campos (PMDB) teria sido convidada para assumir a Secretaria Municipal de Turismo.

Permancem na administração os secretários de Ladeia:

Saúde - Júnior Schleicher (PR)
Educação - Nadir Bariviera (PP)
Esporte - Wellington Bezerra (PR)
Insdústria e Comércio - Maísa Coutinho (PR)
Assistência Social - Karen Ladeia (PR) - esposa do prefeito afastado.

NOTA DO BLOG: Como se vê, a cara do governo ainda está muito mais parecida com a do prefeito afastado Júlio Ladeia (PR) que a do prefeito interino Jaconias da Silva (PT).

Abandono e esvaziamento da escola Antonio Hortolani pode ser proposital

Por Dorjival Silva
Bombeiro disse ao promotor de justiça
que estrutura da Antonio Hotolani
está toda comprometida
Promotor de Justiça da comarca de Tangará da Serra, Antonio Moreira da Silva possivelmente notificará nos próximos dias as secretárias de educação do estado e município para darem explicação sobre muitos assuntos relacionados ao funcionamento em condições precárias da Escola Estadual Antonio Hortolani, no Distrito de São Joaquim.

É absolutamente certo que ele queira saber os motivos de a SEDUC há anos vir prometendo realizar uma reforma nessa unidade escolar, e ainda não ter sequer iniciado os procedimentos básicos.

Antonio Moreira já sabe, por exemplo, que às vésperas da campanha eleitoral do ano passado, a secretária de estado da educação Rosaneide, substituta do deputado Ságuas Moraes na pasta, passou por lá e feito promessas político-eleitoreiras.

No período da visita da secretária, moradores do Distrito São Joaquim desconfiaram que sua presença na comunidade estava muito mais a serviço da campanha eleitoral de Ságuas Moraes que da reforma da escola. Todos estavam corretos.

Passou o período eleitoral, Ságuas Moraes foi eleito contando com mais de quatro mil votos recebidos dos tangaraenses e a promessa não foi cumprida.

ESVAZIAMENTO - Outro tema que possivelmente será alvo de investigação do Ministério Público Estadual é o fato de dois ônibus estarem diariamente transportando alunos do Distrito São Joaquim para assistirem aulas na escola estadual do Distrito Progresso, distante 7km.

Ao promotor de Justiça, a diretora da Antonio Hortolani, professora Eunice reclamou que os ônibus passam na porta de sua escola tirando os alunos que poderiam estar matriculados ali.

Ela disse que sua escola oferece todos os ciclos, inclusive, educação especial. Mas, sem uma explicação das autoridades educacionais, grande parte dos adolescentes e jovens da comunidade está sendo levada para estudar no Progresso.

Por conta dessa situação, a escola Antonio Hortolani que chegou a ter matriculados mais de 700 alunos, hoje pena com pouco mais de 160. Sendo 120 jovens e 40 adultos.

O assunto é questionável por diversas razões. Uma delas, é que o esvaziamento esteja sendo imposto propositadamente por quem não deseja fazer a reforma da escola.

A comunidade já disse que não abrirá mão da escola. Numa reunião realizada dia 17 deste mês com a presença do promotor de Justiça, ficou bem claro que o que se quer é a reforma urgente ou uma escola completamente nova para a comunidade.

O Distrito São Joaquim lutará até as últimas consequências pelo direito de manutenção da escola Antonio Hortolani. Agora contando com apoio da Associação de Moradores e da Promotoria de Justiça.

O Autor é Professor de Filosofia e Sociologia da Rede estadual de ensino de Mato Grosso

Governo garante suporte financeiro para melhorar a Saúde em Tangará


Uma reunião entre autoridades de Tangará da Serra e o secretário adjunto de Saúde do Estado, Vander Fernandes – articulada pelo vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Wagner Ramos (PR) – marcou o início do processo de mudança do modelo de gestão do setor no município.

A execução do projeto, que já há algum tempo vinha sendo considerado prioritário, teve novo impulso na manhã desta quinta-feira (19), quando foram tratadas questões como oferta de leitos para cirurgias e para áreas como as de pediatria e obstetrícia, procedimentos médicos, internações e a permanência média de pacientes em tratamento.

Jaconias da Silva poderia ganhar uma espécie de "perdão social"

Comenta-se a boca miúda por diversos setores de Tangará da Serra que se o prefeito em exercício do município, Jaconias da Silva (PT), fizer de fato uma administração personalizada (do seu jeito), e conseguir a proeza de estancar a sangria dos cofres públicos, poderá ganhar uma espécie de "perdão social" por seu comportamento subserviente a Júlio Ladeia (PR), quando teve a oportunidade de assumir a interinidade durante cinco meses em 2010.

Entendi o riscado. O que todos esperam nesse momento é que Jaconias da Silva, seja Jaconias da Silva. E não um mero fantoche nas mãos de Ladeia, como o foi no ano passado.

Se Jaconias substituir completamente esse pessoal "bichado" que vem ocupando boa parte dos cargos estratégicos da administração, já terá feito grande favor a Tangará da Serra.

Chega de tanta incompetência na administração municipal! Chega de faz-de-conta!

Nosso município precisa de um governo coerente, ágil, competente e participativo. Um governo de "panelinha" é inaceitável pela sociedade em geral e especialmente pelas lideranças políticas e comunitárias.

Jaconias, como dito noutra postagem, está com a oportunidade de escolher entre navegar em águas calmas ou turvas. Só depende dele.

Lembrando que suas atitudes de agora, repercutirão seriamente nas eleições de 2012.

Jaconias deveria dar graças a Deus pela nova chance que recebeu. Se souber aproveitá-la, poderá remarcar positivamente sua história na vida pública. Doutra sorte, estará exterminado politicamente.

"Carteira" do São Joaquim reclama que desde janeiro não recebe pagamentos dos Correios

A gerência dos Correios de Tangará da Serra estaria sem pagar desde janeiro deste ano, os proventos de Dona Valdeci, servidora municipal do postinho de Saúde que presta também o trabalho de entrega de correspondência no Distrito São Joaquim, em Tangará da Serra.

Gostaríamos muito de saber o porquê de os Correios, uma empresa exemplar em seus procedimentos, supostamente não está honrado seus compromissos com essa senhora.

Registrando ainda que os Correios deveriam, como é feito em todos os cantos do País, entregar de porta em porta as correspondências dos cidadãos e cidadãs que habitam no Distrito.

Essa coisa de entregar correspondências a uma pessoa que não pertence aos Correios pode se constituir num princípio de quebra de sigilo.

Eu, por exemplo, não gostaria que uma missiva minha passasse por mãos de intermediários. O correto é que uma correspondência seja recebida e entregue ao destinatário pelos Correios. E de nenhuma outra maneira.

Com a palabra, os Correios.

Joaninha conscientiza motoristas em Tangará da Serra

Nesta sexta-feira (20) o pentacampeão da Copa Brasil de FMX, Gilmar “Joaninha” Flores, visita escolas em Tangará da Serra (MT, onde participa de palestras e orientações realizadas pela Coordenadoria de Educação para o Trânsito do Detran.

Joaninha é o garoto propaganda da campanha de trânsito deste ano do Detran. A presença do piloto chama a atenção dos alunos, futuros motoristas, para a importância de se ter um trânsito seguro e consciente.

Olhe a balança

Os prefeitos voltam para casa com pelo menos uma certeza: estão mais pesados. Os almoços e jantares mexeram com a balança dos gestores municipais.

Esse é o único resultado, concreto, da 16a. Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, encerrada ontem.

Vi um prefeito comentando no programa CQC (Band) que seu município torrou mais de R$ 3 mil com sua estadia em Brasília. 

O que poderia ter se constituído em benefício para os municípios, acabou com essa torração de dinheiro dos nossos impostos.

Uma vergonha. 

Romanhuk figura na capa de O Jornal

O O Jornal traz na edição desta sexta-feira 20, o presidente da Câmara de Vereadores de Tangará da Serra, Miguel Romanhuk (DEM), em sua capa. Na página cinco, há também uma matéria completa sobre a tragetória política do parlamentar.

Será um prenúncia de que o democratas se tornará prefeito nos próximos dias... Tempo que deverá estampar em muitas páginas impressas....

O tempo tende a mudar em Tangará da Serra. A nuvem negra está de passagem, dizem os especialistas tupiniquins.

Aguardemos, pois.