3 de janeiro de 2012

OPINIÃO: Pesquisas e pesquisas

A divulgação de pesquisa só com o registro na Justiça Eleitoral. A exigência entrou em vigor no primeiro dia do ano, domingo, em conformidade com o artigo 33 da lei 9.504/1997 e devidamente detalhada na resolução 23.190/2010 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A norma estabelece um conceito que visa a uniformizar as pesquisas eleitorais, com propósito claro de evitar o uso dos institutos e seus números em prol de partidos e candidatos.

 Quase se define regras, evidentemente, espera-se o seu cumprimento. Agora, será que o registro de pesquisas impede o seu uso de forma criminosa? Essa é uma dúvida que a própria Justiça Eleitoral não consegue dirimir.

Tomando por base pleitos passados, com o surgimento de institutos e pesquisas sem qualquer procedência confiável, é improvável que a obrigação do registro estabeleça um ponto confiável.

Pode até atenuar o uso desse mecanismo, mas não resolverá o problema. Dentro dos limites da norma, os institutos têm como manipular os números, usando explicações permitidas pela própria lei.

Metodologia, margem de erro, direcionamento para áreas indicadas pelo contratante são alguns pontos que podem ser usados sem ferir a lei. O resultado final, para divulgação, sai de acordo com a vontade do instituto e do contratante. Não vai daqui a desconfiança gratuita. Esse quadro é baseado por exemplos recentes.

Há uma linha de raciocínio de que as pesquisas não definem uma eleição – e é verdade –, mas podem perfeitamente manipular a consciência do eleitor menos esclarecido. Os (maus) exemplos são muitos, não havendo necessidade para enumerá-los.

 De qualquer forma, com ou sem registro, as pesquisas são instrumentos importantes numa campanha eleitoral, principalmente aquelas contratadas e realizadas para consumo interno, que servem, tão somente, para orientar e desenvolver a batalha eleitoral. Então, que venham as pesquisas, com ou sem registro.

Depósito

O INSS iniciou ontem os depósitos para quem recebe acima do piso previdenciário (um salário mínimo). Receberam ontem os segurados que ganham acima do mínimo e possuem cartão com final 1 e 6, desconsiderando-se o dígito.

Central
Dúvidas sobre as datas do pagamento podem ser esclarecidas com os operadores da Central 135. A ligação é gratuita de telefones fixos ou públicos e custa o preço de uma ligação local, quando originada de um celular.

Programação
A programação de pagamentos do INSS para 2012 já está disponível no site da Previdência Social. Assim, os beneficiários podem se informar com antecipação e programar o pagamento de contas e compras por meio do calendário. Para acessá-lo, basta consultar a Agência Eletrônica Segurado no site e clicar na tabela de pagamento de benefícios.

Transição

Desde ontem, os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebiam o benefício pelo Banco Postal serão pagos pelo Bradesco. O atendimento será feito em agências, postos de atendimentos e estabelecimentos identificados com a marca Bradesco Expresso, em endereços próximos aos das agências dos Correios.

Mudança
A mudança foi realizada porque as mais de seis mil unidades do Banco Postal instaladas em todo o país passam a atuar, a partir de janeiro de 2012, como correspondentes do Banco do Brasil. Os segurados que estiverem com dúvidas devem procurar agências do Bradesco ou dos Correios. Informações podem ser encontradas também na Central 135.

Convênios

A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, e as secretarias de Segurança Pública de dez estados firmaram 15 convênios com o objetivo de estruturar academias de polícia e bombeiros para oferecer cursos de capacitação voltados para a Copa do Mundo Fifa Brasil 2014.

Publicação
Segundo o Ministério da Justiça, o investimento publicado foi de R$ 35,5 milhões, de um total previsto de cerca de R$ 148 milhões até 2014. Os convênios foram publicados no Diário Oficial da União do dia 28 de dezembro.

Reestruturação
Os centros que serão reestruturados - institutos de ensino de segurança pública (academias, centros de formação, etc.) de cada uma das instituições (Polícia Militar, Polícia Civil e Bombeiro Militar) dos estados-sede - receberão 20 cursos presenciais para preparar a atuação durante o Mundial.

Extensão
A Senasp também deverá ter um centro de capacitação, em virtude da atuação da Força Nacional de Segurança Pública. Os estados que não serão sedes de jogos da Copa também serão contemplados com vagas nos cursos de capacitação, uma vez que seus efetivos poderão ser mobilizados para atuarem na Força Nacional de Segurança Pública.

Dimensão
A intenção do Ministério da Justiça, por meio da Senasp e da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge), é capacitar 53 mil policiais militares, civis, federais, rodoviários federais, bombeiros e outros profissionais de segurança pública para atuarem no Mundial e demais eventos que o Brasil sediará, como os Jogos Olímpicos, em 2016.

Cursos
Ao todo, serão 40 cursos, realizados até dezembro de 2013. Os instrutores responsáveis pela formação serão profissionais com notório conhecimento nas áreas temáticas. No primeiro semestre de 2014, todos os capacitados passarão por atualização que vai conferir a Certificação Copa 2014.

Sepultado em Tangará da Serra bebe assassinado com 13 golpes de canivete pelo pai


Um bebê de apenas um ano e dois meses,  foi assassinado pelo próprio pai com golpes de canivete. O sepultamento ocorreu nesta segunda-feira (2), em Tangará da Serra.

O pai do bebê  foi preso em flagrante sendo acusado de ter desferido 12 golpes de canivete contra a criança, na noite do primeiro dia do ano de 2012. O homicídio ocorreu na casa onde eles viviam, na cidade de Campo Novo do Parecis.

O pai da criança tem 29 anos de idade e  deve responder pelos crimes de ameaça, homicídio qualificado e resistência à prisão. Se condenado, o suspeito pode pegar mais de 30 anos de prisão caso seja condenado pela Justiça.

O crime aconteceu depois de uma discussão entre os pais do bebê . A mulher, que teria sido agredida, fugiu para a casa de um vizinho e depois chamou a polícia. Em seguida, o suspeito fez o próprio filho refém. Foram necessárias cerca de quatro horas de tentativa de negociação com a Polícia Militar e familiares até o homem ser preso.

Nessas quatro horas, o homem ficou trancado na casa com a luz apagada. No interior da casa só estavam pai e a criança, não tinha visibilidade alguma da parte de fora da casa , o que restou a Policia ter que conversar com o homem sem ver ele. O bebê  foi encontrada vivo pela policia. A criança ao chegar no hospital não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.

Segundo informações, a  mãe da criança, contou que o marido planejou o assassinato do próprio filho. “Ele já vinha planejando isso há dias. Ele queria me matar e os dois filhos e dizia que ele ia se matar depois”, disse a mãe em lagrimas. A mãe também conta que após fugir de casa não conseguiu retornar. “Eu só escutava ele (o bebê) gemendo. Eu me desesperei e corri. Os policiais me pegaram e não me deixaram nem entrar mais na casa”, explicou. Ela completou dizendo que depois disso só viu o filho sendo carregado pelos policiais. “Quando eles saíram de lá, já vieram com o bebê morto”.

Atualizada nesta terça-feira 03.01

LEIA A REPERCUSSÃO DO CASO NO PAÍS

Pai que matou bebê de 1 ano queria exterminar a família

Midia News - ‎há 1 hora‎
A delegada municipal de Campo Novo do Parecis (369 km a Noroeste de Cuiabá), Cinthia Gomes da Rocha Culpido, responsável pela prisão Rosenildo Prado, 29, acusado de assassinar o filho Tiago da Silva Prado, de um ano e dois meses, com 13 golpes de ...

Bebê de um ano foi assassinado pelo próprio pai com golpes de ...

AN Alagoinhas Notícias - ‎há 10 horas‎
Um bebê de apenas um ano e dois meses, foi assassinado pelo próprio pai com golpes de canivete, o sepultamento ocorreu hoje no final da tarde(2), em Tangará da Serra, a cidade fica a 242 km de Cuiabá. O pai do bebê foi preso em flagrante sendo acusado ...

Sepultado corpo de bebê morto com golpes de canivete pelo pai em MT

G1.com.br - ‎há 13 horas‎

Pai é preso em flagrante após matar bebê com vários golpes de canivete

CenárioMT - O cenário da notícia em Mato Grosso - ‎há 17 horas‎
A monstruosidade do assassinato de uma criança de um ano de idade assombrou a população de Campo Novo do Parecis (a 380 km de Cuiabá) neste domingo (1º). O pequeno Thiago da Silva Prado foi atacado com golpes de canivete pelo próprio pai, ...

Pai é preso em flagrante após matar bebê

Circuito Mato Grosso - ‎há 18 horas‎
O atendimento da ocorrência, que mobilizou as polícias Militar e Civil, começou às 19 horas e só acabou por volta das 21horas, com a prisão de Rosenildo Prado, 29, que mantinha reféns dois filhos, um de 10 anos eo bebê, dentro da residência da família. ...

Pai mata filho de 1 ano com 13 golpes de canivete em Mato Grosso

Só Notícias - ‎há 19 horas‎
A polícia prendeu RP, 29 anos, acusado de matar o próprio filho, de 1 ano e 2 meses, com cerca de 13 golpes de canivete, ontem à noite, em Campo Novo do Parecis (396 km de Cuiabá). Ele foi preso em flagrante e indiciado pelos crimes de homicídio doloso ...

Pai mata o filho de um ano com 13 golpes de canivete

Midia News - ‎há 19 horas‎
Rosenildo (dest.) matou o filho de um ano e dois meses, na casa da família, em Campo Novo do Parecis A Polícia Civil autuou em flagrante Rosenildo Prado, 29, por assassinato e resistência à prisão, após matar o filho Tiago da Silva Prado, ...

Pai mata bebê com mais de 10 golpes de canivete em MT, diz polícia

G1.com.br - ‎há 21 horas‎

Mãe diz que pai 'planejou' assassinar bebê com golpes de canivete ...

G1.com.br - ‎há 17 horas‎

Pai é preso em flagrante após matar bebê de 1 ano com 13 golpes de ...

O Documento - ‎há 18 horas‎
A Polícia Judiciária Civil indiciou pelos crimes de ameaça, homicídio doloso e resistência à prisão o pai que matou o filho de 1 ano e 2 meses, com cerca de 13 golpes de canivete, na noite de domingo (01.01), no município de Campo Novo do Parecis (396 ...

Prefeitura utiliza método inédito para recuperar pavimentação urbana

Assessoria

A Prefeitura Municipal de Tangará da Serra realiza trabalhos de recuperação de asfalto utilizando o método de fresagem de pavimento. O sistema, inédito na cidade, mostra resultados excelentes na recuperação do asfalto e indica um caminho promissor para a manutenção asfáltica urbana.

Segundo o secretário municipal de Infraestrutura, Ronaldo Diniz, os trabalhos iniciados na última semana de dezembro seguirão um cronograma que inclui toda a área central e os bairros conforme as prioridades. “É um método que ainda não havia sido utilizado em Tangará e o que vemos é um excelente resultado”, observou.

CÂNCER

Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) indicam que o Brasil deve registrar este ano 134.170 novos casos de câncer de pele - 62.680 em homens e 71.490 em mulheres. Segundo o Instituto, a doença responde por 25% do total de tumores malignos detectados no país e é o tipo de câncer mais comum em pessoas com mais de 40 anos.