14 de janeiro de 2012

Coluninha - assuntos gerais

Prouni
As inscrições no Programa Universidade para Todos (ProUni) começam hoje e podem ser feitas pela internet até o dia 19 próximo. O candidato deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2011 e obtido nota mínima de 400 pontos.

Requisitos
Também é necessário que o estudante tenha cursado o ensino médio em escola pública. Caso o candidato tenha passado tanto por instituições públicas quanto privadas, é necessário provar que teve bolsa integral para cursar o ensino particular.

Bolsas
Serão oferecidas 195 mil bolsas, sendo 98 mil integrais e 96 mil parciais, que custeiam 50% da mensalidade. As bolsas integrais contemplarão os candidatos que tenham renda inferior a um salário mínimo e meio (R$ 933). Para quem tem renda até três salários mínimos (R$ 1.866), podem ser concedidas bolsas de 25% a 50%.

Inscrições
Encerrado o período de cinco dias de inscrições, o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Ministério da Educação, registrou, às 23h59 de quinta-feira, 12, o total de 3.411.111 inscrições, feitas por 1.757.399 candidatos - cada estudante teve o direito de fazer até duas opções de cursos e de instituições.

Vagas
Nesta edição do SiSU, são oferecidas 108.552 vagas em 3.327 cursos de 95 instituições públicas de ensino superior. O número de inscritos superou em 62% o registrado no processo do primeiro semestre de 2011, quando 1.080.194 pessoas concorreram às vagas oferecidas.

QUEDA

De acordo com levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o emprego na indústria caiu pelo terceiro mês consecutivo. Em novembro de 2011, a taxa de ocupação no setor foi de -0,1%, comparada ao mês anterior. A redução do contingente de trabalhadores já tinha atingido taxas negativas em setembro (-0,4%) e outubro (-0,5%), na comparação mês a mês.

BOLSA

As inscrições no Programa Universidade para Todos (ProUni) começam hoje e vão até o dia 19 de janeiro no www.siteprouni.mec.gov.br. O candidato deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2011 e obtido nota mínima de 400 pontos. Também é necessário que o estudante tenha cursado o ensino médio em escola pública.

Propaganda do governo é o cacete!

Para que o Estado precisa de anúncios publicitários? Propaganda é para vender algum produto. A administraçao pública vende o que? A imagem do Estado omisso? A única obra dele foi dobrar o valor os impostos que pagamos. O contribuinte deve se lembrar, ou então tem memória curta. Esses recursos milionários gastos na mídia em horários nobres poderiam ser mais bem aplicados para minimizar o sofrimento das vítimas das enchentes que perderam tudo. Também poderiam ser destinados a obras de infraestrutura a fim de mitigar riscos nas próximas temporadas de chuvas. O Estado do RJ, por exemplo está abandonada Pobre Cidade Maravilhosa... Nossos vereadores são gananciosos e inúteis.  Infelizes munícepes! Para acabar de revoltar a população, os ausentes vereadores aumentaram seus salários na virada do ano. Os desabrigados pelas previsíveis enchentes que esperem pelo Dia da Feijoada.