16 de maio de 2012

Ciclistas do Estado embarcam nesta quarta-feira para competição nacional em Maringá

Embarcam nesta quarta-feira (16.05) com destino a cidade de Maringá (PR), os 20 melhores atletas do ciclismo de Mato Grosso, nas categorias de base masculinos e femininos. Em Maringá, ele irão participar, entre os dias 17 e 20 de maio, do Campeonato Brasileiro Júnior/Juvenil e Infanto-juvenil.


Os maiores destaque na competição é Lucas Rebeque (Rosário Oeste), que compete na categoria Juvenil. Outro atleta que vai lutar pelo titulo nacional é Maikon Martins (Tangará da Serra), e ainda José de Lima (Tangará da Serra), da categoria Infanto-juvenil, que é um sério candidato ao título brasileiro. “Os nossos atletas estão em forma e preparados e competem por vitórias”, disse o dirigente da Federação Mato-grossense de Ciclismo, Manoel Lima, ao comentar que tem um outro atleta de destaque que é Renan Miquelete (Rosário Oeste) na categoria Infanto-juvenil.


Na categoria Júnior, os destaques de Mato Grosso são os atletas Sandro Espessoto (Rosário Oeste) e Jefferson Taques (Acorizal). No naipe feminino, a atleta Patrícia Steicy (Acorizal), tem chances reais de chegar em primeiro lugar.


Serão duas provas distintas. No sábado, os atletas competem contra o relógio. Cada atleta larga em um intervalo de um minuto e aquele que fizer o menor tempo, é o campeão. No domingo, acontece a prova de resistência. Todos largam juntos. Os da categoria Júnior, correm 120 km. Os atletas viajam com apoio do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Seel).


A competição é muito importante para os nossos atletas. “É nesta competição que a CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) monta as seleções de base. O nosso foco é os Jogos Olímpicos. Estamos trabalhando para que Mato Grosso esteja presente na cidade do Rio de Janeiro em 2016. O nosso País vai ter a carga máxima de participantes em todas as seleções. Também estamos nos preparando para os Jogos Escolares, que serão aqui em Cuiabá, no final do ano”, finalizou Lima.

Palestra discute papel do setor privado no financiamento de campanhas políticas

Nesta quarta-feira (16.05), às 19h, o promotor de Justiça Renee do Ó Souza, que atua no município de Tangará da Serra (230 km de Cuiabá), apresentará a palestra com o tema 'A Responsabilidade das empresas nas eleições e o Plano de Meta do Executivo'. A palestra, que é destinada aos presidentes de partidos e à classe política do município, ocorrerá no Auditório da sede da Promotoria de Justiça de Tangará da Serra.
De acordo com o promotor, o material da palestra é inspirado na cartilha do instituto Ethos de São Paulo, que promove a conscientização do empresário brasileiro ao financiar as campanhas políticas brasileiras. “É um alerta aos empresários sobre a escolha dos donatários, que deve ser pautada dentro de critérios éticos sociais ligados a gestão pública eficiente e comprometida com o bem coletivo, e não meramente econômico/individualista. Isso implica na necessidade de se conhecer não só o candidato donatário, mas suas promessas de campanha e objetivos ao tornar-se gestor público”, afirma.
Segundo ele, a aprovação do Plano de Metas do Executivo, contido na proposta republicana em Tangará da Serra, ocorrida no final do mês de abril, “contempla a vinculação das promessas de campanha do antes candidato como metas de gestão do então prefeito eleito. Essa nova realidade normativa proporciona o controle dessas promessas de campanha pelo setor empresarial e possibilita que as decisões pelas doações, que financiam as campanha, ocorram em parâmetros fiscalizáveis e objetivos”.
O promotor destaca, ainda, que posteriormente, serão agendadas reuniões diretas com empresários, com o objetivo de demonstrar de que forma podem contribuir para as eleições e, consequentemente, para a política e a gestão pública. “Os recursos gastos por partidos e candidatos durante o processo eleitoral podem tanto servir para fortalecer os partidos políticos e infor mar os cidadãos sobre as diferentes propostas que estão em jogo, quanto ter o efeito perverso de envenenar o processo eleitoral e minar a integridade dos futuros representantes”, enfatiza.
Entre os assuntos que serão abordados durante a palestra estão a prática de suborno, responsabilidade social das empresas no processo eleitoral, financiamento de campanhas, legislação brasileira e Lei Orgânica do município de Tangará da Serra.

Brasil tem maior taxa de reprovação no ensino médio desde 1999

Em 2011, 13,1% de todos os estudantes matriculados em algum ano do ensino médio estavam repetindo a mesma série feita em 2010. A taxa de reprovação no ensino médio, incluindo tanto a rede pública quanto as escolas particulares, foi divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) na tarde de segunda-feira (14) em seu site, com base nas informações do Censo Escolar 2011. (Foto: O ministro do escândalo dos kit pró-homossexualismo, prejuízos milionário do Enem, livros emburrecedores e tantas outras presepadas e agora dos resultados negativos no ensino público se prepara para ser prefeito de São Paulo, SP)

SAIBA MAIS
.
O MITO ROUCO E DE BENGALA É ESPERANÇA DO MINISTRO DO KIT-GAY E DOS ESCÂNDALOS DO ENEM: Lula entra na campanha paulistana na terça-feira, diz Haddad
.
MINISTÉRIO DOS LIVROS EMBURRECEDORES, DO KIT PRÓ-HOMOSSEXUALISMO E AGORA DAS CAMISINHAS PARA ALUNOS: Fernando Haddad é acionado por crime de responsabilidade
.
PT aprova resolução para garantir PSB na coligação de Haddad
.
Lula assume costuras com PSB, PC do B e PR por Haddad
.
PT retoma tempo na TV e espera 'turbinar' Haddad
.
ENQUANTO MINISTRO DOS PREJÚIZOS MILIONÁRIOS NO ENEM SONHA COM A CADEIRA DE PREFEITO DE SÃO PAULO... II: Justiça Federal determina acesso de todos à redação do Enem
. PF indicia 2 do Colégio Christus por vazamento no Enem
. GOVERNO TENTA ALARDEAR SUBIDA 10 PONTOS (EM MIL!) NO ENEM, MAS A VERDADE É TRISTEMENTE OUTRA II: 'Problema está no ensino fundamental', diz Cristovam Buarque
.
GOVERNO FEMINISTA-MORALISTA-GAYZISTA? E QUANTO AO KIT GAY? E AS NOVELAS IMORAIS DESTRUIDORAS DA FAMÍLIA?: Gisele de lingerie é alvo do moralismo oficial
. MINISTRO-CANDIDATO PROMETE, MESMO DIANTE DA DURA REALIDADE DO ENEM 2010: 'Não há como o ensino público não ter melhorado'. Só se for nos prejuízos...
. Presidente de torneio mundial diz que ensino técnico sofre preconceito
. Brasileiros disputam provas de ensino profissionalizante em Londres
. Começa competição mundial que reúne 28 brasileiros em Londres
. Veja galeria de fotos do World Skills

Esse é o pior índice desde 1999, primeiro ano com dados disponíveis no site do Inep. Entre 2006 e 2007, o órgão alterou a metodologia e adotou a taxa de rendimento em vez de índices de evasão escolar. Porém, o número de alunos repetentes no ensino médio, que desde 2007 oscilava em cerca de 12%, acabou sofrendo um leve salto depois de cinco anos (veja tabela abaixo). O G1 procurou a assessoria de imprensa do órgão para perguntar o motivo desta tendência, mas ainda não obteve resposta.

*O rendimento dos estudantes é composto de quatro taxas: aprovação, reprovação, abandono e taxa de não-resposta (matrículas sem informação suficiente para que o Inep possa categorizá-las)

Os estados com maior índice total de reprovação no ensino médio são Rio Grande do Sul (20,7%), Rio de Janeiro (18,5%) e Distrito Federal (18,5%), Espírito Santo (18,4%) e Mato Grosso (18,2%).

A rede municipal de ensino na região urbana de Belém, no Pará, foi a que apresentou o maior índice de reprovação do país: 62,5% seguida pela rede federal na zona rural do Mato Grosso do Sul, com 40,3%.

Os estados com menores taxas de repetição são Amazonas (6%), Ceará (6,7%), Santa Catarina (7,5%), Paraíba (7,7%) e Rio Grande do Norte (8%).

Taxa de abandono
Os dados sobre o rendimento dos estudantes é dividido em quatro categorias: taxa de aprovação, taxa de reprovação, taxa de abandono e taxa de não-resposta (TNR), composta matrículas que não se encaixam nas outras categorias por falta de informação nas escolas.

Apesar do aumento na taxa de reprovação, o índico de abandono no ensino médio vem caindo de maneira constante: em 2007, 13,2% dos estudantes que estavam no ensino médio em 2006 haviam desistido de estudar, enquanto em 2011 o número de desistentes em relação a 2010 foi de 9,6%.

Ensino fundamental
Em 2011, segundo o Inep, o ensino fundamental teve taxa de reprovação de 9,6%. Os estados com maior índice total de reprovação neste ciclo do ensino básico são Sergipe (19,5%), Bahia (18,5%) e Alagoas (15,2%), Rio Grande do Norte (14,9%) e Rondônia (14,2%). A rede estadual de Bahia e Sergipe também têm os piores indices do país: 26,6% e 22,5%, respectivamente.

Os estados com menores taxas são Mato Grosso (3,6%), Santa Catarina (4,4%), São Paulo (4,9%), Minas Gerais (7,3%) e Goiás (7,6%).
G1

SAIBA MUUUUITO MAIS
.
GOVERNO TENTA ALARDEAR SUBIDA 10 PONTOS (EM MIL!) NO ENEM, MAS A VERDADE É TRISTEMENTE OUTRA: Enem "reprova" 63,64% das escolas; 99% delas são públicas
. Enem 2010 tem somente 13 escolas públicas entre as cem melhores
. A DOUTRINAÇÃO MARXISTA DAS CRIANÇAS NO BRASIL: Senador revela conteúdo que é ensinado a crianças e adolescentes nos livros distribuídos pelo PT/MEC
. ENQUANTO MINISTRO DOS PREJÚIZOS MILIONÁRIOS NO ENEM SONHA COM A CADEIRA DE PREFEITO DE SÃO PAULO...: Aos 8 anos, maioria dos alunos não sabe fazer conta
. SÓ NO BRASIL UM MINISTRO COM ATESTADO DE INCOMPETÊNCIA DE GASTOS COM ENEM FAZ CAMPANHA NO CARGO: Haddad diz que agenda em SP é como ministro, não como candidato
.
90% saem do ensino médio sem saber o mínimo
.
NA MAIOR CARA-DE-PAU, O MINISTRO DOS PREJUÍZOS MILIONÁRIOS COM ENEM'S É CANDIDATO II: Inep tem 50% dos valores dos contratos sem licitação e segurança falha
. NA MAIOR CARA-DE-PAU, O MINISTRO DOS PREJUÍZOS MILIONÁRIOS COM ENEM'S, LIVROS EMBURRECEDORES E KITS GAYS É CANDIDATO: Haddad admite disputar Prefeitura
.
MINISTÉRIO DOS LIVROS EMBURRECEDORES, DO KIT PRÓ-HOMOSSEXUALISMO E AGORA REPROVADO EM MATEMÁTICA: MEC distribui livros com erros e só avisa um ano depois
.
MINISTÉRIO DOS LIVROS EMBURRECEDORES, DO KIT PRÓ-HOMOSSEXUALISMO E AGORA DOS CONTRATOS ILEGAIS: Após escândalo do 'kit gay' MEC apronta nova presepada
. MEC recomenda livro de Geografia com rio no lugar errado
. MEC não vai recolher livro com erros de concordância, diz Haddad
. Haddad deve ser convocado pelo Senado para explicar livro com erros
. MEC abre sindicância para apurar erros em livros para escolas rurais
. Conselho de Educação refaz parecer sobre livro de Monteiro Lobato
. MINISTRO DA DESEDUCAÇÃO INSISTE EM DEFENDER LIVRO COM ERROS DE PORTUGUÊS: "Eu posso falar os livro?" Claro que pode", diz um trecho do famigerado
.
Defensoria quer recolhimento de livro polêmico
. MUITO BONS PARA PRODUZIR KIT-HOMOFOBIA CONTROVERSOS, MAS RUINS DE PORTUGUÊS E GRAMÁTICA: Material e portal do MEC têm erros de ortografia
. Brasil é um dos piores em ranking de ensino no 53º lugar entre 65 países, atrás de Uruguai e até Trinidad Tobago. Exame avalia leitura, matemática e ciências
.
JUSTIFICANDO SEUS OITO ANOS DE GESTÃO E PRESEPADAS NO ENEM: 'Temos um século de desvantagem, mas há um caminho', diz Haddad
. Brasil está entre os piores no ensino de ciências, diz OCDE
.
Ideb mostra que 35% das escolas ficaram abaixo da meta na 8ª série
.
O ROLO COMPRESOR GAY VIA GOVERNO LULA-DILMA: Crianças receberão "Kit Gay didático" em vídeo com histórias de lésbicas e gays adolescentes. Comissão de DH e Minorias discutiu a "profundidade do beijo de língua"
.
ATÉ QUANDO PAGAREMOS POR ISTO? V: "QUEM DEVE TEME" ou "PIOR CEGO É O QUE VÊ": MEC se recusa a firmar TAC sobre Enem com Procuradoria da República. 'Com recusa, ação continua
.
ATÉ QUANDO PAGAREMOS POR ISTO? IV: Justiça suspende liminar que garantia Enem a quem se sentisse prejudicado. Juiz atendeu ao pedido formulado pelo Inep
.
Presidente nacional da OAB pede anulação do Enem ao MEC
. Procurador do CE entrega relatório sobre Enem ao presidente da OAB
. 'Cometi um erro e vou pagar', diz professor indiciado por vazar Enem
. ATÉ QUANDO PAGAREMOS POR ISTO? III: [SE UM ENEM JÁ É DEMAIS PARA A COMPETÊNCIA DO MEC, IMAGINE DOIS...]: Haddad defende mais de uma edição do Enem por ano
.
O drama de Fernando Haddad
.
ATÉ QUANDO PAGAREMOS POR ISTO? II: Ministro diz que, se liminar não cair, novo Enem será em 2 ou 3 meses. Justiça mandou marcar uma nova prova para 3,5 milhões de estudantes
. Data do novo Enem sai até a próxima semana, diz Haddad
. 'Não tirei responsabilidade do Inep', diz Haddad no Senado
. [Atualizada] TRF derruba liminar que suspendeu o Enem 2010
. MEC admite que matriz do Enem entregue à gráfica estava com erro. Falha ocorreu na fase de confecção das provas, diz MEC. Exame está suspenso pela Justiça Federal do Ceará
.
AGU entra com recurso contra decisão que suspendeu Enem
.
AGU prepara recurso contra pedido de suspensão
.
Procurador da República no Ceará pede à Justiça anulação do Enem
.
[Atualizada] MEC suspende lançamento de página de reclamações do Enem
. [Atualizada] AGU anuncia que vai recorrer de decisão que suspendeu Enem
. [Atualizada] Justiça Federal veta divulgação do gabarito do Enem
.
Gráfica confirma defeito em 21 mil provas amarelas do 1º dia do Enem
. ATÉ QUANDO PAGAREMOS POR ISTO?: MINISTRO DAS PRESEPADAS E PREJUÍZOS MILIONÁRIOS DO ENEM: Para Haddad, falhas em questões do Enem estarão na 'taxa de tolerância'. Justiça suspendeu exame
. Mais um golpe na credibilidade do exame: Erro no cartão de resposta pode anular Enem, dizem Ministério Público Federal e OAB
. Vamos tentar reverter decisão da Justiça sobre Enem, diz Haddad
. Justiça Federal concede liminar para suspensão do Enem
. OAB orienta candidatos do Enem a procurar MP e não descarta pedir anulação
. Inep pode processar quem vazou tema da redação do Enem
. MEC aplica Enem com erros no cartão de resposta e perguntas repetidas
. Site para reclamar de prova do Enem com erro será aberto na 4ª
. Para OAB, erro no Enem é 'mais um desastre na área da educação'
. Espaço na web para reclamação de estudante abre na quarta, diz Inep
. Ministério da Educação admite erro em cartão da resposta do Enem
. Estudantes reclamam de falta de espaço no 2º dia do Enem
. Problemas de impressão marcam Enem 2010
. Ranking do Enem é camisa-de-força: Educadora explica que existem mais critérios, além do ranking do exame do MEC, a serem levados em conta na hora de escolher a escola do filho
. TRF suspende liminar que mantinha gráfica no Enem. Descaso com segurança provocou prejuízo de ao menos R$ 40 milhões. Mas decisão da Justiça pode ser anulada pela própria
. 'Segurança era bem fraca', revela um dos acusados de vazamento do Enem. Jovem falou pela primeira vez sobre dia em que saiu de gráfica com prova
.
CNJ desmoralizado em MT, Sinal verde a gráfica suspeita e fichas-sujas, etc.: Isso é a Justiça! — Juiza repõe Gráfica Plural à licitação do Enem
. Com custo 28% mais alto, Inep contrata consórcio para aplicação do Enem 2010 e afirma que questão da gráfica está em aberto
. Justiça Federal em SP ouve testemunhas de vazamento de provas do Enem 2009
. Prejuízos de pelo menos R$ 40 milhões: Justiça ouve testemunhas no caso Enem. Processo apura responsabilidade de acusados pelo vazamento das provas
.
A desmoralização do Enem
.
Após nova falha, Inep admite fragilidade de sistema
. Distribuição do Enem pelos Correios custará R$ 18 milhões, diz MEC. Gráfica que venceu licitação diz que tem condições para impressão
. VALE A PENA VER DE NOVO: Justiça suspende licitação para impressão das provas do Enem. Gráfica vencedora não passou no quesito segurança, segundo MEC
. Justiça suspende licitação para impressão das provas do Enem
. ‘Cronograma para realização do Enem está sendo cumprido’, diz Inep
. ENEM, prejuízos financeiros, morais & trapalhadas sem fim: Dados do Enem divulgados indevidamente podem ser utilizados em fraudes, afirma criminalista
.
R$ 40 milhões de prejuízo: Fraude no Enem 'deteriorou' ambiente de trabalho no Inep, diz Reynaldo Fernandes
. Se não bastassem os R$ 140 milhões de prejuízos com vazamento de provas em 2009: Ministério Público Federal quer a suspensão do Enem
. Universidades de Minas Gerais dizem que Enem está em "descrédito". MEC ressalta ampla satisfação e despreza murmuradores mineiros
. Fundamental: maquiar estatísticas de uma educação pífia para sair da lista negra do subdesenvolvimento: MEC vai recomendar o fim da reprovação
. Pelo menos 15 concursos estão com problemas no Brasil, incluindo o da PM do Estado de PE
.
Depois de R$ 130 milhões do Enem... Entidades pedem cancelamento do Enade após polícia encontrar provas sem lacre
.
Você pagou: Enem pós-vazamento custa mais de R$ 130 milhões
. Você pagou: Ministro Haddad vai à Câmara e ao Senado para esclarecer fraude no Enem
.
Depois da porta arromabada: Vazamento de prova faz MEC substituir empresas ligadas ao Enem
.
Você pagou: MEC poderia comprar mais de 6 milhões de livros didáticos com prejuízo do Enem 2009
. Relembre fraude no Enem 2009: Terceiro suspeito confessa furto do Enem, diz advogado
. Justiça concede liminar à gráfica que venceu pregão para imprimir Enem