18 de junho de 2014

Convenção do PDT é confirmada para dia 27


Cuiabanos realizam protesto contra Copa do Mundo

Em meio a carros de som que tocavam de funk a sertanejo, em frente à Praça Oito de Abril, cerca de 15 jovens protestavam, na noite de terça-feira (17), contra o que o grupo classifica como “Copa para elite”.

Os estudantes, quase todos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), integram o Comitê Popular da Copa, que existe desde 2011 nas cidades-sedes da Copa do Mundo no Brasil.


O vexame da Fúria: Chile despacha Espanha e vai às oitavos da Copa

espanha chile
O público de 74.101 pessoas presente no Maracanã na tarde desta quarta-feira presenciou um vexame histórico na Copa do Mundo. A Espanha, bicampeã europeia e atual campeã mundial, foi eliminada da competição na primeira fase, com uma rodada de antecedência. No Rio de Janeiro, o Chile levou a melhor como franco-atirador e fez 2 a 0 para se classificar às oitavas de final e acabar com as esperanças espanholas.
A eliminação espanhola na primeira fase da Copa do Mundo foi concretizada porque, mais cedo, a Holanda venceu a Austrália e chegou aos 6 pontos ganhos. Como o Chile já havia triunfado na estreia, também chega a 6. Espanhóis e australianos não têm mais possibilidades matemáticas de lutar por qualquer das duas vagas às oitavas de final no Grupo B, já que têm zero pontos.
Assim, a última rodada vai servir apenas para espanhóis e australianos cumprirem tabela às 13h (de Brasília) da segunda-feira, na Arena da Baixada, em Curitiba (PR) – com possibilidade de aumentar ainda mais o vexame da atual campeã do mundo. No mesmo dia e horário, holandeses e chilenos se enfrentam na Arena Corinthians, em São Paulo, para definir quem avança como líder da chave.

Denúncias de violência contra a mulher aumentam 60% após campanha

A ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, disse hoje (18) que as denúncias de violência contra a mulher recebidas pelo Ligue 180 nas últimas três semanas aumentaram em 60%. As ligações passaram de uma média de 12 mil para 20 mil por dia. Eleonora Menicucci atribuiu esse aumento à campanha nacional “Violência contra as mulheres – Eu ligo”, que visa a estimular as denúncias por meio da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180. A campanha foi lançada no dia 25 de maio e incluiu um novo aplicativo para celular chamado Clique 180, que pode ser baixado na internet.
O aplicativo permite o acesso direto ao Ligue 180 e contém informações sobre os tipos de violência contra a mulher, dados de localização dos serviços da rede de atendimento e proteção, além de sugestões de rota para chegar até eles. “A violência contra a mulher é uma chaga que estamos combatendo cotidianamente. É possível combatê-la por meio de políticas públicas de prevenção, proteção e punição aos agressores e por campanhas que mudam a cultura da violência no nosso país, como a campanha ‘Eu ligo’”, disse Eleonora,

Holanda vence Austrália por 3 a 2 em jogo emocionante

holanda australia
A vitória da Holanda por 3 a 2 sobre a Austrália pelo grupo B da Fase de Grupos da Copa não foi fácil. O jogo foi cheio de reviravoltas e apresentou bastante dificuldade para a Laranja Mecânica. Em um primeiro surpreendente, a Austrália não deixou a Holanda jogar e terminou a primeira metade com o placar de 1 a 1. Ao contrário das previsões de goleada holandesa, o time da Oceania não se intimidou e pressionou os adversários. Apesar da bravura, o resultado garantiu o passaporte da Holanda às oitavas de final e a eliminação definitiva dos australianos da Copa 2014.

Holanda cogita criar uma cidade exclusivíssima para homossexuais

A cidade de Tilburg, no sul da Holanda, estuda criar um povoado fechado inteiramente para homossexuais, proposta que já provocou reações negativas nas redes sociais, publicou nesta quarta-feira a imprensa holandesa. A intenção da cidade exclusiva seria permitir que lésbicas, gays, transexuais e bissexuais “possam viver com segurança”, ressaltou o jornal “Brabants Dagblad”, que destacou que serão realizados estudos para determinar se “há interesse suficiente” para criar uma cidade com estas características.
A comunidade homossexual na Holanda teve reações “divididas” com a possibilidade de criação desta “cidade gay”. Segundo o “Brabants Dagblad” centenas de pessoas opinaram sobre o projeto nas redes sociais, a maioria delas negativas. O jornal ainda destacou que Amsterdã é considerada uma cidade “gay friendly”. Já há nos Estados Unidos, em estados como Flórida e Alabama, que promoveram a criação de cidades gays, enquanto na França foram estabelecidos ano passado planos para criar a primeira desse tipo.

Com empate, Brasil tem pior campanha desde a Copa de 1978

Sem conseguir superar o goleiro mexicano Ochoa, a seleção brasileira deixou Fortaleza com o pior início de Copa do Mundo desde 1978, quando o time empatou duas partidas seguidas na Argentina. Desde então, a equipe sempre encerrava a segunda rodada com duas vitórias consecutivas nos Mundiais.
O resultado desta terça-feira (17) no Ceará coloca em dúvida a capacidade de o time derrotar adversários mais fortes no restante do torneio, algo que Holanda e a Alemanha já fizeram por aqui. O empate no Castelão também interrompeu a sequência de oito vitórias seguidas do técnico Luiz Felipe Scolari com a seleção em Copas.
Mesmo assim, Felipão surpreendeu ao elogiar a atuação do time em Fortaleza. “Estou satisfeito e fiquei feliz com o que vi. Temos a mania de achar que os outros não jogam nada”, afirmou o treinador, que preferiu defender os
jogadores e reclamar do árbitro da partida. O técnico esperou a entrevista coletiva terminar e pediu para fazer uma
pergunta aos jornalistas presentes.

Dilma sanciona lei que permite porte de arma para agentes prisionais fora do serviço

A presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que permite o porte de arma para agentes e guardas prisionais. O porte de arma fora de serviço, porém, é exclusivo aos servidores que trabalham no regime de dedicação exclusiva. A medida foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira.
A presidente vetou o trecho que estendia o porte de armas fora do serviço também para agentes portuários. Ela justificou que a extensão da medida “ poderia resultar em aumento desnecessário do risco em decorrência do aumento de armas em circulação, em afronta à política nacional de combate à violência e ao Estatuto do Desarmamento.” A proposta foi aprovada pelo Congresso em maio.

Em jogo equilibrado, russos e sul-coreanos empatam em 1 x 1

A vitória foi um privilégio reservado aos belgas nesse sexto dia de Copa do Mundo. No último jogo de hoje (17), após o 0 x 0 entre Brasil e México, russos e sul-coreanos também terminaram em empate. Em jogo movimentado mas com poucas chances de gol, as duas seleções estrearam no Mundial com 1 x 1 em Cuiabá.
Lee Keun Ho conduziu a bola até a intermediária e deu um chute despretensioso para gol, a meia altura. O goleiro russo Akinfeev se posicionou para fazer uma defesa fácil, mas a bola escorregou entre seus dedos e morreu no fundo da rede. A expressão do goleiro russo após o lance denunciava a vergonha de um verdadeiro frango.
Após bola rebatida na área sul-coreana, Kerzhakov não desperdiçou a chance e balançou as redes de Jung Sung Ryong. A Rússia ainda esboçou uma pressão no final da partida, com a Coreia do Sul tentando mudar algo com contra-ataques. Mas jogadores e torcidas tiveram que se contentar com o 1 x 1.

PT realiza convenção nacional no sábado

estrela ptO Partido dos Trabalhadores realiza no próximo sábado (21) a Convenção Nacional da legenda para confirmar presidenta Dilma Rousseff na disputa à reeleição. No evento, também será formalizada a aliança com o PMDB, do vice-presidente Michel Temer.
O evento ocorrerá no Centro de Eventos Brasil 21, em Brasília (DF), a partir das 8h, com o credenciamento de delegados e delegadas do partido. Todos os 800 eleitos para 5º Congresso Nacional do PT estão convocados.
A abertura está prevista para às 10 horas com a presença da presidenta Dilma, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, presidentes nacionais de partidos aliados, ministros, parlamentares, lideranças políticas, dirigentes e militantes. O encerramento está previsto para as 14h.

Jogo ruim, Ibope mais baixo

brasil mexico
Lauro Jardim destaca que o constrangedor empate de ontem da seleção no Castelão contra o México foi menos assistido que o jogo de estreia do Brasil na Copa. De acordo com números prévios do Ibope para a Grande São Paulo, a Globo registrou 34 pontos e a Band oito pontos (Record e SBT, que não transmitiram a partida cravaram, dois pontos, cada uma). Na quinta-feira, a Globo alcançou 38 pontos e a Band, nove.
(Quatro anos atrás, no segundo jogo do Brasil na Copa da África do Sul, contra Costa do Marfim, a Globo registrou 41 pontos e a Band, dez pontos.. O jogo ocorreu num domingo) De qualquer forma, oito em cada dez televisores ligados, estavam sintonizados na Copa (seis na Globo, dois na Band).

A esperança do “Volta Lula”

Deu no Cláudio Humberto:
20140211031038_cv_FAIXAdilma,_lula_e_a_faixa_presidencial_gde (1)

O movimento “Volta Lula” tem até o dia 15 de setembro para impedir a reeleição da presidenta Dilma. A data foi estipulada pela Justiça Eleitoral como limite para substituição de candidatos nestas eleições.

Felipão sinaliza mudança para a partida contra Camarões

felipao croacia
O Estadão noticiou que Pouco antes de Luiz Felipe Scolari entrar na sala de entrevistas da Arena Castelão, a Fifa entregou o troféu ao melhor jogador da partida entre Brasil e México. De uniforme azul, tiara prendendo o cabelo no estilo David Luiz, o goleiro Ochoa, do México, recebeu o prêmio. A eleição de Ochoa como destaque da partida ilustra bem o tamanho da frustração de Felipão. O treinador gostaria de ter saído do segundo confronto com a classificação às oitavas de final encaminhada. Não deu.
Felipão ainda viu Thiago Silva e Ramires levarem o cartão amarelo – os dois se juntam a Neymar e Luiz Gustavo -, um alerta para o jogo decisivo diante de Camarões, na segunda-feira, em Brasília. Quem levar o segundo, não joga as oitavas e quem escapar vai entrar pendurado nas quartas de final, se por acaso o Brasil avançar. Problemas de sobra para o técnico administrar. Mas o treinador adiantou que vai fazer apenas uma alteração no time para enfrentar Camarões e insinuou que Hulk pode voltar a jogar.

Holanda e Austrália, Chile e Espanha e Croácia e Camarões são jogos de hoje

Responsável por um dos placares mais surpreendentes desta Copa – após derrotar a Espanha, atual campeã mundial, por 5 a 1 –, a Holanda entra hoje (18) em campo na expectativa de confirmar o futebol de boa qualidade apresentado na primeira rodada do Grupo B. O jogo será contra a Austrália, às 13h na Arena Beira-Rio, em Porto Alegre. Completam a rodada do grupo o Chile e a Espanha, que se enfrentam às 16h no Maracanã.
Na primeira rodada, o Chile venceu a Austrália por 3 a 1 e, pelo critério saldo de gols, terminou a rodada ocupando a segunda posição do grupo. Já a Espanha terá de apostar todas as fichas em uma vitória, de preferência por larga vantagem, para compensar o saldo de quatro gols negativos, devido à derrota para a Holanda.
Caso percam, os espanhóis enfrentarão a Austrália pela terceira rodada, dependendo de uma combinação de resultados para avançar à segunda fase do campeonato (as oitavas de final). A terceira partida do dia envolve duas seleções integrantes do Grupo A da competição – o mesmo do Brasil. Croácia e Camarões se enfrentam às 19h na Arena da Amazônia. Os dois times vêm de derrotas. No caso da Croácia, para o Brasil, pelo placar de 3 a 1; e no de Camarões, para o México, por 1 a 0. Pelo mesmo grupo, Brasil e México se enfrentaram ontem (17). A partida terminou empatada em 0 a 0. O Brasil continua líder do grupo.

Mega-Sena acumulada pode pagar R$ 11 milhões

dinheiro 3O sorteio da Mega-Sena pode pagar R$ 11 milhões para quem acertar as seis dezenas hoje, pelo sorteio 1.609, que será realizado às 20h, em Osasco (SP). Se apenas uma apostador levar o prêmio, poderá aplicar metade do valor na poupança e receber mensalmente mais de R$ 30 mil em rendimentos.
Com os outros R$ 5,5 milhões, pode adquirir 22 imóveis no valor de R$ 250 mil cada um ou ainda uma frota de 183 carros populares.  No sorteio 1.608, realizado sábado (14), ninguém acertou todos os números sorteados, que foram: 05 – 06 – 17 – 43 – 54  – 59.

Câmara e Senado vão trabalhar menos de 5 dias em junho

congresso globo
Desde a semana passada não há sessões de votações no Senado e na Câmara dos Deputados. A perspectiva é que os deputados e senadores só retomem os trabalhos em julho. Até mesmo o calendário light de votações elaborado para junho e julho — que previa 18 sessões deliberativas na Câmara e 15 no Senado — foi abandonado.
Segundo levantamento d’O Globo, mesmo assim, os 513 deputados e 81 senadores receberão seus vencimentos mensais, de R$ 26,7 mil. Nos trinta dias de junho, o esforço concentrado resumiu-se a três dias de sessões no Senado, o que dá uma média de R$ 8,9 mil por dia trabalhado, e outros quatro dias na Câmara, uma média de R$ 6,7 mil por dia.