28 de junho de 2014

Sarney anuncia que não vai mais concorrer a cargos políticos

sarney fora
O Globo – Num discurso emocionado, repleto de ataques indiretos e de autoelogios, o senador José Sarney (PMDB-AP) anunciou nesta sexta-feira, durante convenção do PDT que escolheu Waldez Goês para candidato ao governo do Estado, que não concorrerá mais a nenhum cargo político, encerrando sua carreira de 59 anos de mandatos ininterruptos.
Ao declarar com todas as letras sua desistência de buscar outros oito anos no Senado, Sarney comparou-se aos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Fernando Henrique Cardoso (PSDB), observando que os dois, mesmo sem mandatos, continuam fazendo política e são lideranças importantes. O longevo cacique iniciou seu discurso anunciando que o que ele já havia dito na segunda-feira, quando em entrevista a uma rádio local adiantou seu desejo de desistir da disputa, era para ser levado a sério.

Ex-engraxate brasileiro é o novo bilionário da Forbes

jose janguie
O empresário José Janguiê Bezerra Diniz, um ex-engraxate que hoje controla uma das maiores redes de faculdades do nordeste, é o mais novo integrante da lista de bilionários da Forbes. Segundo a publicação, o fundador e o principal acionista da Ser Educacional tem uma fortuna estimada de US$ 1,1 bilhão. Valor é derivado, principalmente, dos 70% que detém na sua companhia.
A matéria da Forbes destaca o crescimento de Janguiê, desde a sua infância na Paraíba, um dos estados mais pobres do país, até a oferta pública inicial de sua companhia, em outubro do ano passado (que a avaliou em cerca de US$ 280 milhões).
Fundada em 1994, em Recife, a Ser Educacional iniciou suas atividades através de cursos preparatórios para concursos públicos. Em 2003, a empresa começou a oferecer cursos de graduação, pós-graduação e ensino técnico para estudantes de média e baixa renda. Hoje ela opera vários campi sob as marcas da Faculdade Maurício de Nassau e Faculdade Joaquim Nabuco.

Lula: Política vive momento de ‘descrédito’, é preciso ‘moralizá-la’

lula bahia
Em discurso na manhã desta sexta-feira em evento do PT da Bahia, o ex-presidente Lula disse que a política do país vive um momento “descrédito” e que é preciso “moralizá-la”.
“Nós precisamos de uma reforma política. É preciso trabalhar para moralizar a questão da política. Estamos vivendo um momento de muito descrédito da política brasileira”, disse Lula, que completou: “Aos olhos do povo, parece uma coisa vergonhosa”.
A seguir, o ex-presidente ponderou que tem orgulho de seu partido e dos movimentos sociais e que “negar a política é a pior coisa que pode acontecer”. “A desgraça de quem não gosta de política é que é governado por quem gosta. Temos que gostar e praticar a política”, disse Lula.

PMDB se divide entre governo e oposição no país

Maior partido aliado ao governo Dilma, o PMDB iniciará a campanha dividido entre alianças estaduais com o PT e com seus principais adversários – o PSDB, de Aécio Neves, e o PSB, de Eduardo Campos. Os peemedebistas estarão com os rivais de Dilma em 11 Estados, a mesma quantidade de alianças que terão com o PT.
O cenário atual mostra uma mudança em relação às eleições de 2006 e 2010, quando os peemedebistas se aliaram aos tucanos em sete Estados. As dissidências atuais têm potencial de impacto porque incluem 5 dos 10 maiores colégios eleitorais do país: Rio, Bahia, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Ceará.
O líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha, diz que quem “traiu” a aliança foi o PT, que resistiu a apoiar candidaturas peemedebistas nos Estados. “O PT já tem a hegemonia no país. Agora ele quer não só no país, como em alguns Estados”, disse. Dos 11 Estados onde PT e PMDB estarão juntos, o PMDB tem a cabeça de chapa em oito e o PT, em três.

Alerta: bandeira no capô pode obstruir a entrada de ar do seu carro

Carro decorado com entrada de ar obstruída
O clima de Copa do Mundo tomou conta das ruas, em dias de jogos do Brasil as pessoas tomam conta de bares e avenidas. O clima festivo leva muita gente a enfeitar os carros com a bandeira do Brasil no capô, o que pode provocar a queima da pintura e, pior, o aquecimento do motor caso seja vedada a entrada de ar.
O carro fica bonito com a bandeira do Brasil no capô, mas os problemas podem ser grandes.“Tapando as entradas de ar, o motor vai ser obrigado a trabalhar em uma temperatura acima do normal, com isso, as ventoinhas vão ter que trabalhar num ritmo forçado e pode não suportar”, alertam os especialistas.
Se algum componente do sistema de arrefecimento estiver com problema, o fechamento das entradas de ar vai gerar um super aquecimento do motor, correndo o risco de queimar a junta de cabeçote. Se isso ocorrer, o resultado é um gasto extra e o serviço não é barato.

Pacientes com aids começam a receber medicamento 3 em 1

O Ministério da Saúde (MS) iniciou a oferta da dose tripla combinada, o chamado três em um, dos medicamentos Tenofovir (300 mg), Lamivudina (300 mg) e Efavirenz (600 mg). Atualmente, esses fármacos são distribuídos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e consumidos, separadamente, pelos pacientes com portadores de HIV e aids. O novo tratamento será ofertado, em um primeiro momento, para dois estados que possuem as maiores taxas de detecção. A dose fixa combinada será disponibilizada gradativamente aos demais estados do País.
O principal ganho com o novo medicamento antirretroviral está na redução do número de pacientes que deixam de dar continuidade ao tratamento. Isso porque a disponibilidade das três composições em um único comprimido facilita a ingestão permitindo boa adesão ao tratamento e durabilidade do esquema terapêutico.

MPE entra com representação contra Eduardo Campos e Marina Silva

marina campos
O Ministério Público Eleitoral (MPE) entrou com representação contra o Partido Socialista Brasileiro (PSB) e os pré-candidatos a presidente e vice-presidente da república, Eduardo Campos e Marina Silva, por suposta propaganda antecipada.
O MPE alega que a propaganda partidária veiculada no dia 27 de março de 2014, em cadeia de rádio e televisão, em que apresentava conversa entre os pré-candidatos, teve o intuito de promover campanha eleitoral para ambos. De acordo com a legislação, a propaganda eleitoral só poderá ser feita a partir do dia 6 de julho.

“Minha vice pode ser uma mulher”, diz Aécio em Pernambuco

Em sua segunda visita ao estado do ex-governador Eduardo Campos (PSB-PE) em duas semanas, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) indicou no fim da noite desta sexta (27) que manterá em segredo o nome do escolhido – ou escolhida – para ocupar sua vice até segunda-feira (30). Em visita ao São João de Caruaru, no agreste de Pernambuco, Aécio disse que é possível haver “surpresas” no anúncio de quem ocupará a vice de sua chapa na disputa presidencial e afirmou que pode inclusive ser uma mulher.
“Na segunda-feira, vamos identificar e anunciar o nosso ou a nossa vice”, afirmou. “Pode ser um homem ou pode ser uma mulher”, completou. Na liderança das bolsas de apostas estão os nomes do ex-governador do Ceará Tasso Jereissati, do senador Aloysio Nunes Ferreira (SP) e da ex-presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Ellen Gracie, todos tucanos.

Brasil elimina Chile em jogo dramático

brasil chile
UOL – A seleção brasileira teve sua primeira prova de fogo nesta Copa do Mundo. E passou raspando. Dominada na maior parte do jogo, sofreu demais diante do antigo ‘freguês’ Chile e empatou por 1 a 1 no tempo normal. Nos pênaltis, porém, brilhou a estrela de Júlio Cesar. O goleiro defendeu três cobranças, salvou o Brasil de uma eliminação precoce e classificou os anfitriões para as quartas de final.
Contestado antes do Mundial por atuar na fraca liga dos Estados Unidos, o camisa 12 deixou o Mineirão como o grande herói do Brasil até aqui na Copa. Pelos pênaltis e por uma grande defesa que garantiu o empate no tempo normal. Uma classificação no sufoco, dramática. Com a dificuldade que Felipão, desde o sorteio das chaves, já havia anunciado. Mas que põe o Brasil no caminho de um possível reencontro com seu passado: 64 anos depois, pode novamente enfrentar o Uruguai em uma Copa em casa. Para isso, basta que os antigos rivais eliminem a Colômbia neste sábado, às 17h. Chance de finalmente exorcizar o ‘Fantasma de 1950′.

Fifa recua e agora diz que Dilma ainda não confirmou se vai entregar taça

dilma blatter
Após anunciar que Dilma Rousseff (PT) entregaria o troféu da Copa do Mundo à seleção campeã, a Federação Internacional de Futebol (Fifa) voltou atrás e informou neste sábado (28) que aguarda a decisão da presidenta brasileira. De acordo com a nova versão da Fifa, Dilma foi convidada a participar da cerimônia de premiação do evento, mas sua presença ainda não foi confirmada.
Se não entregar o troféu, Dilma quebrará uma tradição. O presidente da Fifa e o chefe de Estado do país que sedia o Mundial geralmente entregam o troféu para a equipe vencedora. Ontem, o secretário-geral da federação, Jérôme Valcke, havia anunciado que Dilma e Joseph Blatter, presidente da entidade, fariam a entrega.
Para evitar vaias, Dilma decidiu não fazer discurso no jogo de abertura da Copa, entre Brasil e Croácia, no último dia 12, no Itaquerão, em São Paulo (SP). Mas, mesmo sem discurso, ela foi vaiada e até xingada por parte dos torcedores. Na Copa das Confederações, em 2013, ela também foi vaiada e não compareceu na final da competição.