31 de julho de 2014

Estudo revela que exame de sangue pode indicar propensão ao suicídio

20140731174250812884uUm simples exame de sangue poderá, um dia, determinar a propensão de uma pessoa ao suicídio, segundo cientistas que encontraram um indicador genético da vulnerabilidade do cérebro aos efeitos do estresse e da ansiedade.
Cientistas da Universidade Johns Hopkins estudaram a forma como algumas substâncias químicas, os metilos, agem no gene SKA2, que tem um papel determinante porque suprime os efeitos dos hormônios produzidos pelo estresse. De acordo com os cientistas, se o funcionamento deste gene for afetado por uma mudança química, o cérebro é incapaz de lidar com os efeitos dos hormônios secretados pelo estresse e a ansiedade, o que poderia levar uma pessoa ao suicídio.

Justiça suspende julgamento de Fernandinho Beira-Mar a pedido do MP

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro suspendeu o julgamento do traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, previsto para acontecer no dia 26 de agosto no Tribunal do Júri de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. O Ministério Público Estadual (MP-RJ) fez um pedido ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para que ele seja julgado na cidade do Rio de Janeiro, por questão de segurança.
A Justiça Estadual então optou por suspender o julgamento até que o STJ opine sobre o pedido do MP-RJ. O Ministério Público suspeita que haja um plano para resgatar Fernandinho Beira-Mar durante o julgamento em Caxias, cidade de origem do réu, apontado pela polícia como um dos líderes da principal facção criminosa do Rio de Janeiro.

INSS inicia depósito acima do mínimo a partir desta sexta

Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que possuem cartão com final 1 e 6, desconsiderando o dígito, receberão os depósitos de julho a partir desta sexta-feira (1). Os valores serão concedidos para quem recebe acima do salário mínimo mínimo. Além dos casos citados, quem recebe até um salário mínimo e conta com cartão final 6 também podem sacar o benefício na data.
A folha de julho vai pagar mais de 31 milhões de benefícios em todo o País, transferindo mais de R$ 29 bilhões para economias dos municípios brasileiros.

Aos 91 anos, candidato mais velho das eleições se diz ‘um homem do futuro’

o-coronel-velloso-diz-ter-passado-a-vida-analisando-a-sociedade-e-agora-esta-pronto-para-ajudar-a-transforma-la-1406645058133_615x300
“Um homem do futuro”. Assim Délio de Barros Velloso, o Coronel Velloso, se define. Nascido em 1922, em Piracicaba (160 km de São Paulo), ele decidiu se candidatar a deputado federal pelo PRB aos 91 anos de idade.
“Durante toda a minha vida eu analisei a sociedade, mas nunca ninguém quis me ouvir. E agora tenho ideias para melhorar as coisas”, afirma Velloso, que serviu na Força Nacional –órgão que precedeu a Polícia Militar do Estado até 1970– e já disputou outra eleição “uns 30 ou 40 anos atrás, pelo PL”, mas não se elegeu.
Do Portal Uol

Aposentadoria de Joaquim Barbosa é publicada no Diário Oficial

joaquim barbosa
A aposentadoria do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa foi publicada hoje (31) no Diário Oficial da União. Em sua última sessão como presidente do STF, no dia 1º de julho, Barbosa disse que deixava a Corte de forma tranquila e com a “alma leve”.

Em maio, ele anunciou que se aposentaria antecipadamente em julho, após 11 anos como ministro da Corte. Barbosa tem 59 anos e poderia continuar na Corte até a aposentadoria compulsória, em 2024, quando completa 70 anos.

Pane suspende emissão de visto para os EUA em todo o mundo

O serviço de emissão de vistos americanos em todo o mundo segue suspenso nesta quinta-feira por problemas técnicos. Na quarta-feira,  a Embaixada dos Estados Unidos divulgou um comunicado em que pede aos brasileiros que não têm visto e planejam uma viagem para as duas próximas semanas para adiar a visita.
Por causa disso, a Embaixada dos Estados Unidos divulgou nesta quarta-feira, 30,um comunicado em que pede aos brasileiros que não têm visto e planejam uma viagem para as duas próximas semanas para adiar a visita. “O Bureau de Assuntos Consulares do Departamento de Estado está enfrentando problemas técnicos com o seu sistema de passaporte e visto. Estamos operando com capacidade reduzida e será assim até que os documentos atrasados sejam processados”, diz o texto oficial. “O problema é mundial e não é de um país, ou documento de cidadania, ou categoria de visto em especial.”

CNI disponibiliza para internautas propostas da indústria apresentadas aos candidatos a presidente


A Confederação Nacional da Indústria (CNI) disponibilizou o caderno de “Propostas da Indústria para as Eleições 2014”, apresentado na quarta-feira (30) aos candidatos à Presidência da República, Eduardo Campos (PSB), Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT).
O internauta pode fazer o download do caderno com 42 pontos apresentados aos presidenciáveis. Na debate, os representantes da indústria nacional apresentaram preocupação com a carga tributária do País e a capacidade de competitividade do setor.
Veja aqui ponto a ponto das Propostas da Indústria para as Eleições 2014.

Vacina contra hepatite A começa a ser aplicada nesta segund

58A partir da próxima segunda-feira (04 de agosto) estará disponível nos centros e postos de saúde municipais, a vacina contra a hepatite A para crianças de 1 a menos de 2 anos (doze meses a 1 ano, 11 meses e 29 dias).
A informação é da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). A prevenção é a medida mais importante para o controle desta doença. Por este motivo o Programa Nacional de Imunização está introduzindo no Calendário Nacional de Vacinação, a vacina Hepatite A adsorvida (inativada),

Exame de sangue pode prever alteração química que leva ao suicídio

depressao2Um simples exame de sangue pode detectar uma alteração química em um único gene ligado a pensamentos e impulsos negativos, podendo prever o risco de tentativa de suicídio em determinadas pessoas. A descoberta, descrita na versão on-line da “American Journal of Psychiatry”, sugere que mudanças no gene SKA2 têm um papel significativo na transformação do que de outra forma poderia ser uma reação banal à tensão da vida cotidiana, em pensamentos e comportamentos suicidas.
“O suicídio é um problema de saúde pública evitável, mas temos frustrado nossos esforços por não temos uma maneira consistente para prever quem está em risco de se matar” disse em nota o líder do estudo, Zachary Kaminsky, professor assistente da Escola de Medicina na Universidade Johns Hopkins. “Com um teste como o nosso, podemos conter as taxas de suicídio ao identificar essas pessoas e intervir a tempo de evitar uma catástrofe”, declarou.
Em uma série de experimentos com amostras de cérebros de pessoas com doenças mentais, Kaminsky e sua equipe descobriram que as pessoas que tinham se suicidado tinham níveis menores de SKA2. Estudos posteriores mostraram modificações que acrescentaram químicos dos grupos metila ao gene, aumentando o nível de metilação — alteração do funcionamento do gene SKA2 sem mudar a sequência de DNA.

Eleitorado feminino cresce 5,81% em quatro anos, aponta TSE

As estatísticas divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) esta semana apontam que o eleitorado feminino (52,13%) é maior do que o eleitorado masculino (47,78%) com uma diferença de 4% a mais de mulheres em todas as faixas etárias (de 16 anos até 79 anos ou mais).
Os dados mostram ainda que o aumento do eleitorado feminino representou 5,81% a mais em relação às estatísticas de 2010 (51,82% à época). Já o eleitorado masculino (48,07%) teve crescimento de 4,54% neste ano.

Congresso discutirá exigência de diploma para jornalistas na próxima semana

diploma 1O Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional pode votar na próxima quarta-feira (6) parecer sobre a obrigatoriedade do diploma para exercício da profissão de jornalista. Esse parecer poderá ser utilizado pelos parlamentares como subsídio na discussão de propostas que restabelecem a necessidade de diploma específico para a categoria.
No último dia 2 de junho, a Comissão de Liberdade de Expressão do conselho se manifestou contra a necessidade de curso superior específico para jornalistas. O placar da votação foi de 7 a 5. O parecer final sobre o tema será dado pelo plenário do conselho.

Correios analisam pauta de reivindicações dos trabalhadores

correiosCom data base marcada para amanhã (1º) de agosto, trabalhadores e Correios abriram as negociações para evitar uma possível greve a partir de 18 de setembro. A Federação Nacional dos Trabalhadores de Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect) entregou ao presidente em exercício da empresa, Nelson Luiz Oliveira de Freitas, a lista de reivindicações da categoria.
Os trabalhadores pedem, entre outras demandas, reposição da inflação registrada no período (6,4%), além de 8% de aumento real e 11,93% relativos às perdas salariais do plano real. A entidade pede, também, reajuste linear de R$ 300 para todos os trabalhadores.