Header Ads Widget


Mato Grosso acumula 217 assassinatos em cem dias; Sesp cita redução de 32% nos crimes

 Patrícia Neves
Foto: Olhar Direto
Mato Grosso acumula 217 assassinatos em cem dias; Sesp cita redução de 32% nos crimes
Mato Grosso registrou um total de 217 assassinatos nos primeiro trimestre do ano.  Comparativamente ao ano de 2014 (quando o total de crimes chegou a 318), o número atual representa uma redução em 32% do número de execuções. Balanço da Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso (SESP-MT) foi apresentado na manhã de hoje, 17 de abril. A análise do cenário envolvendo as cidades de Várzea Grande, Sinop e Rondonópolis também  apresenta queda.

Em Cuiabá, os números somente serão divulgados na próxima semana. No entanto, levantamento feito junto ao Instituto Médico Legal (IML) aponta que em cem dias foram cem registros de execuções.

Segundo  o titular da pasta, Mauro Zaque, em Várzea Grande,  a redução chegou a 48%. Dados oficiais indicam que 52 crimes foram contabilizados no primeiro trimestre ano passado. Com a nova gestão,  27.
 
Sobre a sensação de insegurança e os casos de violência registrados cotidianamente, Zaque ponderou que são situações pontuais. Ele reconheceu que as medidas necessitam de médio e longo prazo para surtir maior efeito. Na próxima semana, incremento financeiro para área deve ser anunciado.

“Nós mapeamos as áreas quentes e atuamos nesses focos. Importante dizer que se continuássemos nessa linha ascendente de crescimento  nós teríamos um número absurdo. Em cem dias conseguimos um número expressivo na redução. Isso significa que vidas estão sendo salvas. As operações e o empenho de cada servidor colaboraram”.  Crimes de vingança continuam aparecendo como a principal motivação para os assassinatos.
 
Quanto aos dados de Cuiabá, Zaque não opinou sobre os números apresentados pela imprensa,  observando que existe todo um trabalho de tabulação dos números, mas foi enfático ao afirmar que na capital o índice registrado mantém-se o mesmo de 2014.  A redução do número de assassinatos é uma das metas previstas em um acordo de trabalho para ser cumprido em cem dias. 

Postar um comentário

0 Comentários