Header Ads Widget


ESTELIONATO: Procon alerta para golpe do falso advogado

O Procon municipal está alertando a população a respeito de novo golpe na praça que já tem se tornado frequente em grandes capitais como São Paulo e já registra casos em Cuiabá. A prática criminosa consiste em escritórios de advocacia de fachada que enviam cartas aos consumidores contendo informações sobre possíveis créditos previdenciários que estes possuiriam.

Os alvos frequentes são idosos e servidores públicos aposentados. Em alguns casos relatados, as empresas utilizam o nome do Tribunal de Justiça de São Paulo para aplicar o golpe e, ao contatar o consumidor relatando informações sobre sentenças favoráveis, solicitam depósitos de custas e outras taxas para posterior levantamento do valor, além do trabalho de “assessoria jurídica”.

“Na maioria das vezes eles se atribuem de situações verídicas, como algum valor que a vítima de fato tenha para receber quanto à cobrança de juros e correção monetária das perdas do Plano Collor. Ali, a empresa alega custos judiciais e honorários para tentar viabilizar o dinheiro”, afirma Carlos Carvalho, diretor do Procon.

Para dar autenticidade à prática, além de falsificar documentos usando o brasão dos Tribunais de Justiça, a quadrilha informa na correspondência supostos números de telefone de entidades cartorárias. Ao fazer contato, o contribuinte é ludibriado pelos membros e convencido a dar sequência ao procedimento com a empresa da fachada.


A Polícia Civil de São Paulo já está apurando este tipo de golpe e o Superior Tribunal de Justiça (STJ) já emitiu um alerta a todos os Procons do Brasil. (Com Assessoria/Secom-Cbá)

Postar um comentário

0 Comentários