Header Ads Widget


Marcelo Pietsch: “todo cidadão precisa entrar na luta contra a corrupção”

Marcelo Pietsch é empresário em Brasnorte
JORNAL GAZETA DO NOROESTE

“O combate à corrupção tem que começar de baixo para cima. Isto é: o cidadão precisa compreender, por exemplo, que quando ele negocia o voto com algum candidato, está se tornando tão corrupto quanto o corruptor. Quando ele paga algum tipo de propina ao guarda ou policial para obter algum tipo de vantagem, assume o papel de corruptor, e quem cede à negociata assume que é corrupto”. Essa foi a definição de corrupção dada pelo empresário brasnortense Marcelo Pietsch, em entrevista ao Jornal da Amazônia, na quarta-feira, 6 de maio.

A entrevista realizada pelo jornalista Dorjival Silva focava a questão do espesso grau de corrupção que se alastrou pelo País, conforme denúncias veiculadas pela imprensa, atingido a praticamente todos os setores da sociedade.

Para Pistsch, o Estado de Mato Grosso após a eleição do governador Pedro Taques (PDT), vem dando um bom exemplo de combate à corrupção. Primeiro criou a Secretaria Extraordinária de Transparência e Combate à Corrupção, cuja titular é a blogueira Adriana Vandoni. Depois “partiu para cima” de quem supostamente praticou algum tipo de crime contra a economia e outros setores do Estado.

“Percebo que há boa vontade e disposição das autoridades estaduais na luta pela repatriação aos cofres públicos daquilo que foi desviado criminosamente. Os corruptos têm que ir para cadeia. Mas isso só não basta. É importante que eles devolvam o que foi roubado”, observou.

Sobre a prisão do ex-deputado José Riva (PSD), apontado pelo Ministério Público Estadual como um dos maiores corruptos do Brasil, Marcelo Pietsch disse que já estava na hora do Judiciário mostrar para a sociedade que nem sempre a impunidade prevalece. “Riva foi para cadeia e acredito que outros que praticaram atos semelhantes tenham o mesmo destino”, completou.

O empresário brasnortense que também é 1º secretário municipal do Partido Democrático Brasileiro (PDT), completou a entrevista frisando que quando a corrupção é praticada, seja em qual for a esfera, quem perde e sofre é a população. “A corrupção tira o direito das pessoas viverem com mais dignidade. É por causa da corrupção que estradas estão péssimas. É por conta da corrupção que falta uma boa merenda para os estudantes. É por causa da corrupção que muitas cidades nunca evoluem, etc.”, disse.

DENUNCIE – Para acabar ou pelo menos diminuir a corrupção, todo cidadão precisa se tornar um fiscalizador. Se ele não aceita ser corrompido já é um bom começo. Mas se ele denuncia qualquer ato suspeito de corrupção que tenha conhecimento estará cumprindo o seu papel cidadão. Denúncias podem ser encaminhadas de qualquer forma aos órgãos competentes. Tribunal de Contas da União para assuntos que envolvem recursos federais. Tribunal de Contas do Estado para assuntos que envolvem recursos dos cofres do Estado. É bom lembrar que em todas as situações o Ministério Público Estadual deve ser informado. Este órgão tem provado ser um dos maiores parceiros da sociedade nos últimos tempos. 

Postar um comentário

0 Comentários